Loulé, Tavira e Faro recebem, esta segunda e terça-feira, o 4.º Fórum Cultura, iniciativa que tem como um dos momentos centrais a atribuição da Medalha de Mérito Cultural à escritora Lídia Jorge.
Organizado pelo Ministério da Cultura, da Juventude e do Desporto, o 4.º Fórum Cultura vai debater o impacto da tecnologia no setor cultural e as políticas públicas para a música, em sessões distribuídas pelos dois dias do encontro, informou o gabinete da ministra Margarida Balseiro Lopes.
A entrega da Medalha de Mérito Cultural à escritora algarvia Lídia Jorge está agendada para as 18:30 desta segunda-feira, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé. A cerimónia contará com a participação do artista Dino D’Santiago e de um quinteto de sopros do Conservatório de Música de Loulé.
“Será a oportunidade de reconhecer uma das grandes intérpretes do Portugal contemporâneo, com uma obra que reflete, de forma sensível e profunda, as transformações sociais das últimas décadas”, justificou a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, citada no comunicado.
Tecnologia e novas expressões artísticas em debate
O MuseuZero, situado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no concelho de Tavira, acolhe a abertura do Fórum Cultura, na manhã de hoje, com uma reunião de trabalho à porta fechada com os responsáveis pelos organismos tutelados pelo ministério na área da Cultura e representantes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Às 14:30, o MuseuZero volta a abrir portas para uma sessão pública dedicada ao “Impacto da tecnologia na Cultura: efeitos e novas expressões”, que vai contar com a participação de “especialistas de várias áreas, como o artista Leonel Moura, a professora catedrática Mirian Tavares, o cineasta Mário Patrocínio, a cantora Viviane e Pedro Pina, vice-presidente do YouTube”, para abordarem “os desafios da digitalização e as novas formas de criação artística”, segundo o comunicado do Ministério da Cultura, sobre o Fórum.
“A tecnologia deve estar ao serviço da Cultura, mas não pode substituir a visão, o pensamento crítico, a sensibilidade e a experiência humana”, considerou Margarida Balseiro Lopes, citada nesse comunicado.
Faro acolhe debate sobre políticas para a música
Na terça-feira, o Fórum Cultura desloca-se para o Teatro das Figuras de Faro, com a sessão “Políticas Culturais para a Música: da criação à circulação”, que juntará agentes e entidades culturais para debater soluções para “um setor em transformação, marcado por novos modelos de negócio e desafios para a criação artística”, adiantou o ministério.
“É preciso refletir sobre as condições da produção e da circulação da música e os novos padrões de consumo e os impactos no trabalho, valorização e reconhecimento dos artistas portugueses”, argumentou a ministra.
Lídia Jorge distinguida pelo percurso literário
Nascida há 79 anos, em Boliqueime, no Algarve, a escritora portuguesa Lídia Jorge estreou-se na literatura em 1980, com o romance “O Dia dos Prodígios”.
Além de mais de uma dezena de romances, da sua bibliografia fazem igualmente parte coletâneas de contos, obras de literatura infantil, de ensaio, de teatro, de poesia e crónica.
Lídia Jorge recebeu vários prémios portugueses e internacionais, como o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas de Guadalajara, o Prémio Médicis e o Prémio Pessoa 2025, e sempre desempenhou um papel ativo na vida pública e política, tendo integrado o Conselho de Estado, órgão político de consulta do Presidente da República Portuguesa, durante o mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.















