Um condutor deve fazer sempre de tudo para não se colocar em perigo, nem aos outros que partilham a estrada consigo. Adotar uma condução defensiva é sensato. É uma medida que promove a segurança rodoviária. Saiba como evitar os perigos da aquaplanagem e o que deve fazer para recuperar o controlo do carro.
A condução não deve ser feita sempre da mesma forma, porque há contextos distintos que implicam desafios diferentes. Devemos adaptar-nos a várias circunstâncias. Por vezes, os acidentes de trânsito acontecem, porque o condutor não se adapta às condições adversas que enfrenta.
Por exemplo, numa estrada molhada, não basta cumprir a lei e estar dentro da velocidade legal, há que adaptar a condução. A chuva pode formar poças que promovem a aquaplanagem, que está na origem de diversos acidentes.
No presente artigo, ficará a saber o indispensável sobre aquaplanagem e como deve atuar nestas circunstâncias para evitar um acidente.
O que é a aquaplanagem?
A aquaplanagem pode acontecer quando o carro circula em piso molhado. Portanto, é mais comum no inverno ou no outono. Este fenómeno ocorre devido à camada de água presente no piso. A distância que fica entre as rodas e a estrada faz o carro deslizar.
Geralmente, a aquaplanagem (também conhecida como hidroplanagem) é gerada por existir uma velocidade excessiva para as condições da estrada. Não é necessário que haja excesso de velocidade. O condutor pode cumprir a lei, mas circular numa velocidade elevada para um piso molhado.
Os pneus perdem o contacto direto com a estrada com a presença do lençol de água. Ora, quando a aquaplanagem acontece, o condutor tende a perder o controlo do carro, porque a água impede o carro de avançar e este desliza. Assim, o condutor nem consegue travar e tende a perder o controlo da direção.
Desta forma, a aquaplanagem leva a uma levitação do carro relativamente ao asfalto, devido à camada de água entre o pneu e a estrada. Viver isto é algo extremamente perigoso. O descontrolo do carro, mesmo quando é por alguns momentos, pode levar a um acidente.
Em que circunstâncias pode acontecer a aquaplanagem?
A aquaplanagem pode ocorrer quando o carro circula sobre piso molhado, em ruas inundadas pela chuva. Este fenómeno tende a acontecer quando o carro está perante uma camada de água generosa, como as poças ou os lençóis de água. O risco de aquaplanagem aumenta em determinadas circunstâncias, nomeadamente:
- se passa por poças mais fundas;
- o carro se apresenta mais leve;
- os pneus se encontram desgastados;
- sempre que a estrada está mais lisa ou oleosa, após as primeiras chuvas.
Além disso, os pisos irregulares são mais propícios a grandes acumulações de água. Estes são alguns dos fatores que aumentam a probabilidade de ocorrência de situações de aquaplanagem.
O que fazer em caso de aquaplanagem?
A condução em condições adversas deve ser feita de forma ainda mais defensiva, especialmente no inverno. Em dias de chuva, o desafio da condução é mais exigente. Para manter o carro seguro, não basta manter a distância de segurança e moderar a velocidade. Convém estar atento aos lençóis de água que se formam na estrada.
A aquaplanagem retira a tração dos pneus à estrada, o que acontece com facilidade quando os pneus não estão em condições. Verifique se os pneus do carro estão desgastados e se têm a pressão certa. Pelo bem da sua segurança deve fazer a sua substituição (em caso de desgaste), antes do inverno.
Ainda assim, é preciso saber como atuar quando se está perante uma aquaplanagem. Nesse cenário, manter a calma é fundamental. Isso irá ajudar a tomar as melhores decisões.
- Em seguida, o condutor deve retirar o pé do acelerador. Desta forma, a velocidade do carro irá reduzir imediatamente, permitindo que as rodas voltem a entrar em contacto com o solo, aumentando a aderência que permitirá controlar novamente o carro.
- Posteriormente, deve manter o volante no mesmo sítio para controlar as rodas.
- Então, deve pressionar o travão, ao de leve (nunca o faça de forma brusca) até conseguir recuperar o controlo do veículo. Quando os pneus se encontram em bom estado, habitualmente as rodas traseiras têm a aderência necessária para que o carro desacelere.
- Regra geral, as traseiras ainda terão aderência suficiente para permitir o desacelerar do carro. No entanto, se se estiver numa situação de risco de colisão ou acidente grave, a travagem de emergência deve ser iniciada imediatamente. O condutor deve puxar o travão de mão para forçar a paragem.
- Após sair do lençol de água, o condutor deve testar a direção, rodar o volante para perceber se o carro já apresenta aderência ao piso e se já é possível retomar a condução em segurança.
Em dias de chuva, tenha sempre prudência e cuidados redobrados, por si, pelos seus, por todos os que partilham a estrada.
Agora que já sabe o que é a aquaplanagem e como proceder perante esse cenário, transmita aos seus familiares e amigos os seus conhecimentos. Essa informação pode salvar vidas.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência