Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Depressão Ciarán traz vento e chuva forte a partir de quinta-feira

A partir do final da tarde de quarta-feira e durante quinta-feira prevê-se um aumento da intensidade do vento e precipitação por vezes forte, em especial no Norte e Centro

08:40 31 Outubro, 2023 08:41 31 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A depressão Ciarán, que se desloca no Atlântico em direção a leste, deverá afetar Portugal continental e a Madeira a partir de quinta-feira, com vento e precipitação forte, principalmente no Norte e Centro, informou o IPMA.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Ciarán, designação atribuída pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido, desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 00:00 de quinta-feira, “deverá estar centrada a oeste-sudoeste das Ilhas Britânicas”, com impacto nestas ilhas, “em particular ao nível do vento”.

“A depressão Ciarán propriamente dita não afetará Portugal continental, embora estejam previstos efeitos colaterais, devido a um sistema frontal que lhe está associado, e que irá atravessar o território continental durante a madrugada e manhã de dia 02” de novembro, lê-se na nota.

Assim, a partir do final da tarde de quarta-feira e durante quinta-feira “prevê-se um aumento da intensidade do vento, que soprará de sudoeste forte no litoral, em especial no litoral oeste, e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 kms[quilómetros])/hora e 90/100 kms/h, respetivamente”.

“Prevê-se ainda precipitação por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, onde deverá ser persistente”, acrescenta o IPMA.

Adicionalmente, o instituto prevê que “haverá um aumento muito relevante da agitação marítima no dia 02 na costa ocidental, onde as ondas deverão ser de noroeste e atingir cinco a sete metros de altura significativa, e com uma probabilidade elevada de ultrapassar os sete metros, nomeadamente a norte do Cabo Raso”.

“Este episódio dever-se-á prolongar até dia 06 de novembro”, estima o IPMA.

A superfície frontal fria deste sistema frontal deverá atravessar o arquipélago da Madeira durante o final de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, “embora sem severidade”, é referido na nota.

“O mais significativo será o aumento da agitação marítima, que será de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa a partir do final de dia 02, podendo atingir cinco a seis metros no dia 5”, aponta o IPMA, aconselhando, devido a esta situação meteorológica, “o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos” nos próximos dias.

Sete distritos do continente vão estar na quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, indicou já hoje o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 03:00 e as 06:00 de quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir altura máxima de 14 metros.

Estes sete distritos vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima até 00:00 de terça-feira e entre as 21:00 de quarta-feira e as 03:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada entre entre as 21:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.

Também os distritos de Viseu e Vila Real vão estar sob aviso amarelo por causa da chuva forte entre as 00:00 e as 03:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também: Após a chuva, criadores de gado do Algarve têm esperança que vêm aí melhores dias

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Menires Vila do Bispo.
Algarve Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Trabalhadora do setor de hotelaria
Europa Nacional

Advogado do trabalho alerta para práticas ilegais em hotelaria “É absolutamente ilegal e as multas podem ser bem gordas”

20:20 29 Setembro, 2026 18:55 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Um advogado espanhol fez um alerta para algumas práticas ilegais que se cometem em hotelaria em Espanha, que também acontecem em Portugal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva vem em grande força a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

17:20 29 Setembro, 2026 15:32 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, a previsão aponta para períodos de chuva forte nestas regiões portuguesas

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Algarve Animais

Tavira celebra Dia Mundial do Animal com Dia Aberto e adoção responsável

17:45 29 Setembro, 2026 17:55 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cães e gatos que aguardam uma família estarão presentes numa iniciativa destinada a incentivar a adoção responsável

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Algarve Nacional

Reservas de água no Algarve atingem 74% antes do novo ano hidrológico

18:33 29 Setembro, 2026 18:35 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Apesar da melhoria, a APA alerta que a água disponível não justifica abrandar investimentos nem medidas de poupança na região

Opinião

Experiência onírica de primeiro-ministro | Por José Figueiredo Santos

18:10 29 Setembro, 2026 18:14 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Fui tomar o meu café sem assessores de imprensa a tirarem notas, sem fotógrafos de primeira página e sem uma escolta policial a abrir-me caminho. E, por um breve instante, quase me senti o líder do Governo"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve

Doze detidos pela PSP entre Lagos, Faro, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António

14:30 28 Setembro, 2026 14:08 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As detenções incluíram casos de tráfico de droga, permanência irregular, álcool, condução sem carta e posse de munições

Empregada de limpeza em serviço
Europa Vídeo

Paulina, jovem empregada de limpeza, acorda às 5h30 e fala sobre as dificuldades da profissão: “9 horas de trabalho parecem 20”

18:00 29 Setembro, 2026 17:52 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza em Espanha tem diferentes turnos de 3 horas, que se prolongam bastante devido às deslocações

Ciência Europe Direct Algarve

Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza

14:40 29 Setembro, 2026 14:33 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 400 alunos de Tavira e Olhão participaram numa iniciativa que reuniu mais de 18 cientistas e investigadores

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quase ninguém lava as bananas antes de as descascar: há uma boa razão para começar a fazê-lo

14:30 29 Setembro, 2026 12:57 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A casca das bananas não é comida, mas isso não significa que deva ignorá-la

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Mulher feliz a segurar o Cartão de Cidadão. Crédito: Freepik AI
Nacional

Não consegue ir levantar o Cartão de Cidadão? Neste caso só mesmo o titular é que o pode recolher

19:20 29 Setembro, 2026 16:11 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem renovou o Cartão de Cidadão pela internet não pode mandar outra pessoa levantá-lo no balcão, mesmo com autorização

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Menires Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Trabalhadora do setor de hotelaria
Europa, Nacional

Advogado do trabalho alerta para práticas ilegais em hotelaria “É absolutamente ilegal e as multas podem ser bem gordas”

20:20 29 Setembro, 2026 18:55 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Um advogado espanhol fez um alerta para algumas práticas ilegais que se cometem em hotelaria em Espanha, que também acontecem em Portugal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva vem em grande força a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

17:20 29 Setembro, 2026 15:32 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, a previsão aponta para períodos de chuva forte nestas regiões portuguesas

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Algarve, Animais

Tavira celebra Dia Mundial do Animal com Dia Aberto e adoção responsável

17:45 29 Setembro, 2026 17:55 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cães e gatos que aguardam uma família estarão presentes numa iniciativa destinada a incentivar a adoção responsável

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Algarve, Nacional

Reservas de água no Algarve atingem 74% antes do novo ano hidrológico

18:33 29 Setembro, 2026 18:35 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Apesar da melhoria, a APA alerta que a água disponível não justifica abrandar investimentos nem medidas de poupança na região

Opinião

Experiência onírica de primeiro-ministro | Por José Figueiredo Santos

18:10 29 Setembro, 2026 18:14 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Fui tomar o meu café sem assessores de imprensa a tirarem notas, sem fotógrafos de primeira página e sem uma escolta policial a abrir-me caminho. E, por um breve instante, quase me senti o líder do Governo"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve

Doze detidos pela PSP entre Lagos, Faro, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António

14:30 28 Setembro, 2026 14:08 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As detenções incluíram casos de tráfico de droga, permanência irregular, álcool, condução sem carta e posse de munições

Empregada de limpeza em serviço
Europa, Vídeo

Paulina, jovem empregada de limpeza, acorda às 5h30 e fala sobre as dificuldades da profissão: “9 horas de trabalho parecem 20”

18:00 29 Setembro, 2026 17:52 29 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza em Espanha tem diferentes turnos de 3 horas, que se prolongam bastante devido às deslocações

Ciência, Europe Direct Algarve

Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza

14:40 29 Setembro, 2026 14:33 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 400 alunos de Tavira e Olhão participaram numa iniciativa que reuniu mais de 18 cientistas e investigadores

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quase ninguém lava as bananas antes de as descascar: há uma boa razão para começar a fazê-lo

14:30 29 Setembro, 2026 12:57 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A casca das bananas não é comida, mas isso não significa que deva ignorá-la

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Mulher feliz a segurar o Cartão de Cidadão. Crédito: Freepik AI
Nacional

Não consegue ir levantar o Cartão de Cidadão? Neste caso só mesmo o titular é que o pode recolher

19:20 29 Setembro, 2026 16:11 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem renovou o Cartão de Cidadão pela internet não pode mandar outra pessoa levantá-lo no balcão, mesmo com autorização

Últimas Notícias

  • Advogado do trabalho alerta para práticas ilegais em hotelaria “É absolutamente ilegal e as multas podem ser bem gordas”
    Advogado do trabalho alerta para práticas ilegais em hotelaria “É absolutamente ilegal e as multas podem ser bem gordas”
  • Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial
    Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial
  • Não consegue ir levantar o Cartão de Cidadão? Neste caso só mesmo o titular é que o pode recolher
    Não consegue ir levantar o Cartão de Cidadão? Neste caso só mesmo o titular é que o pode recolher
  • FlixBus estreia operação em Sete Rios mas mantém exigência de pleno acesso ao terminal
    FlixBus estreia operação em Sete Rios mas mantém exigência de pleno acesso ao terminal
  • Vai cancelar o cartão bancário? Há um custo que o banco não lhe pode cobrar
    Vai cancelar o cartão bancário? Há um custo que o banco não lhe pode cobrar

Opinião

  • Experiência onírica de primeiro-ministro | Por José Figueiredo Santos
    Experiência onírica de primeiro-ministro | Por José Figueiredo Santos
  • O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
    O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
  • A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
  • Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios
    Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento