Todos os verões decorre a maior chuva de estrelas do ano e aqueles que vivem no Algarve ou estão apenas de passagem pela região podem assistir a este fenómeno. A chuva de estrelas Perseidas, também conhecidas como Lágrimas de São Lourenço, deve o seu nome à constelação homónima, que surge a partir do cometa 109P Swift Tuttle, descoberto em 1862.
Foi no passado dia 17 de julho que teve início a maior chuva de estrelas cadentes do ano e o fenómeno irá estender-se pelo menos até 24 de agosto. No entanto, o pico de atividade decorre apenas durante uma noite do mês de agosto. Se quiser assistir a esta chuva de meteoros nos céus do Algarve, basta sair à rua na noite de 12 para 13 de agosto (segunda para terça-feira). De qualquer modo, terá de cumprir alguns requisitos para conseguir ver as denominadas “estrelas cadentes”.
Para conseguir observar a chuva de estrelas, o requisito principal a cumprir passa por escolher um local de observação afastado da poluição luminosa. O site Lisboa Secreta aconselha a deslocar-se, por exemplo, para zonas rurais e montanhosas. Se estiver no Algarve, pode sempre dirigir-se a uma praia, desde que se encontre numa zona com pouca iluminação. De seguida, deverá esperar cerca de 20 a 30 minutos para que os seus olhos se adaptem à escuridão.
Uma vez cumpridos os requisitos, resta esperar o início da maior chuva de meteoros do ano. Na noite do pico de atividade, de 12 para 13 de agosto, pode ser possível observar cerca de 100 meteoros por hora. Note-se que o fenómeno surge graças à passagem da Terra pela órbita do cometa Swift-Tuttle, que deixará um rasto de poeira meteórica que atravessa a atmosfera sob a forma de estrelas cadentes.
Leia também: Esta cidade do Algarve é a mais procurada de Portugal para ingleses e holandeses em agosto