Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Surfista britânico Arran Strong. Foto Reprodução Facebook José Maria Pyrrait
Algarve, Desporto

Travessia de Pyrrait homenageia legado de surfista desaparecido Arran Strong

A chegada a Vila Real de Santo António encerrou uma viagem de 40 dias que ficará também ligada ao desaparecimento de Arran Strong, em Aljezur

08:16 12 Agosto, 2026 08:25 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O surfista José Maria Pyrrait, de 60 anos, percorreu a costa portuguesa em ‘stand up paddle’, do rio Minho ao rio Guadiana, movido por uma vontade de superação que será eternizada em documentário.

José Maria Pyrrait chegou a Vila Real de Santo António na segunda-feira, após cerca de 900 quilómetros percorridos em ‘stand up paddle’ desde Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

A “travessia” era um sonho por cumprir, que surgiu de uma vontade de superação, tendo sido o percurso mais longo que já remou. Uma viagem que ficaria marcada pelo desaparecimento, no mar, de um grande amigo.

“Gosto de sair da minha zona de conforto, de puxar por mim e tinha uma grande vontade de passar a costa portuguesa a remar, porque é a forma [de a] conhecermos de uma maneira mais próxima e [por ser] algo que pode inspirar as pessoas, um bocadinho pela superação, pela resiliência e por mostrar que é possível sair de uma zona de conforto e fazer algo diferente. O impossível só existe dentro da nossa cabeça”, frisou à Lusa.

Desaparecimento de Arran Strong marcou a travessia

O desaparecimento do surfista britânico Arran Strong, de 27 anos, que acompanhava José Maria Pyrrait durante a etapa entre a Zambujeira do Mar e a praia de Monte Clérigo, em Aljezur, no Algarve, em 27 de julho, fica gravada.

Arran estava há alguns anos radicado em Portugal e era como um filho para José, a quem quis homenagear, forçando-se a terminar o percurso.

“Não foi só uma homenagem, foi mesmo um forçar-me a terminar, embora nos primeiros dias depois do acontecimento não estava com vontade nenhuma, [mas] eu sabia que ele ia ficar danado se eu não terminasse esta travessia, se ele sentisse que era por causa dele, então, insisti comigo próprio para recomeçar. Descansei uns dias, fizemos homenagem ao Arran, [no] próprio dia arranquei para perto da Arrifana e, no dia a seguir de manhã, já estava a remar”, revelou.

José acredita que o jovem surfista e mentorado esteve sempre consigo ao longo das restantes etapas, dando-lhe força, apesar dos momentos difíceis que nunca vai esquecer.

“Ao longo dos meus 51 anos de surf e de vida no mar salvei talvez centenas de pessoas. (…) O Arran, que era praticamente meu filho, não cheguei a tempo de o salvar, é a ironia da vida. Apesar de todas as pessoas que resgatei no mar, aquela que era mais importante para mim, não consegui, mas a vida é assim, há que aceitar, todos nós temos a nossa hora”, frisou.

Cerca de 900 quilómetros percorridos em 40 dias

Na véspera de assinalar o 61.º aniversário, e após 40 dias no mar, disse não ter sentido grandes desafios a nível físico, tendo percorrido uma média de 25 a 30 quilómetros diariamente.

“Vou ser muito sincero: a nível físico não senti, [apesar] do cansaço, mas eu comecei a treinar artes marciais com cinco anos e sempre tive um lema para a minha vida, que é estar sempre pronto, portanto, estava preparado e mais do que preparado para esta epopeia”, garantiu.

Ao longo dos cerca de 900 quilómetros percorridos, José contou com apoio no mar, mas sobretudo em terra, destacando a generosidade das pessoas que o acolheram de norte a sul do país.

“É impossível não falar no apoio que tive ao longo do percurso, [ficámos] sempre muito bem instalados e nunca pagámos uma estadia. Fomos sempre convidados, tivemos desde casas particulares, de amigos, desconhecidos, hóteis, foi incrível. As pessoas, realmente, abriram-nos os braços, (…) aliás, foi uma das coisas bonitas desta travessia foram as pessoas”, enfatizou.

Documentário vai eternizar a viagem e o legado de Arran

Ao longo de todo o percurso foram realizadas filmagens com o objetivo de realizar um documentário, sendo o próximo desafio a concluir, ainda que tenha confessado estar já a sentir falta do mar.

“Não me sinto muito confortável a permanecer sempre na zona de conforto, gosto de me sentir vivo, ativo e fazer coisas novas e novos desafios. Um novo desafio virá por aí, mas agora estou muito focado em arranjar apoio financeiro para conseguir produzir o documentário, porque acredito que vai [ter] muito boa qualidade e [ser] muito interessante”, destacou.

José Maria Pyrrait acredita que o resultado final será, também ele, inspirador, não só pelo seu legado, mas também pelo legado de Arran Strong, que recordou.

“O maior legado que podemos deixar nesta vida é exatamente o de poder de inspirar e de tocar os outros. Por exemplo, apesar de ter morrido aos 27 anos, o Arran deixou um legado incrível, não um legado financeiro, mas um legado de inspiração, de vidas que tocou e de intensidade de vida. Com 27 anos viveu mais do que muitas pessoas com 80 e 90”, concluiu.

  • Por Mariana Ribeiro, da agência Lusa

Leia também: Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Algarve Política Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Algarve Desporto

Travessia de Pyrrait homenageia legado de surfista desaparecido Arran Strong

08:16 12 Agosto, 2026 08:25 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A chegada a Vila Real de Santo António encerrou uma viagem de 40 dias que ficará também ligada ao desaparecimento de Arran Strong, em Aljezur

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Algarve Animais

Loulé avança com programa para esterilizar mais de 500 gatos de rua

07:20 12 Agosto, 2026 07:41 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O programa CED prevê capturar, esterilizar e devolver os gatos às colónias, mantendo os animais sob acompanhamento e controlo populacional

Mosquito-tigre-asiático.
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente

07:40 12 Agosto, 2026 07:21 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

O mosquito-tigre-asiático foi identificado em Guimarães e sabe-se que pode transmitir dengue, chikungunya e zika

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve Desporto Europa

Algarvio Gerson Baldé termina em quarto lugar a final europeia do salto em comprimento

07:00 12 Agosto, 2026 07:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O quarto lugar de Gerson Baldé repete o resultado alcançado por Álvaro Dias em 1950, até agora o melhor de um português na prova

Economia Europe Direct Algarve Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Algarve, Política, Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Algarve, Desporto

Travessia de Pyrrait homenageia legado de surfista desaparecido Arran Strong

08:16 12 Agosto, 2026 08:25 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A chegada a Vila Real de Santo António encerrou uma viagem de 40 dias que ficará também ligada ao desaparecimento de Arran Strong, em Aljezur

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Algarve, Animais

Loulé avança com programa para esterilizar mais de 500 gatos de rua

07:20 12 Agosto, 2026 07:41 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O programa CED prevê capturar, esterilizar e devolver os gatos às colónias, mantendo os animais sob acompanhamento e controlo populacional

Mosquito-tigre-asiático.
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente

07:40 12 Agosto, 2026 07:21 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

O mosquito-tigre-asiático foi identificado em Guimarães e sabe-se que pode transmitir dengue, chikungunya e zika

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião, Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Gerson Baldé termina em quarto lugar a final europeia do salto em comprimento

07:00 12 Agosto, 2026 07:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O quarto lugar de Gerson Baldé repete o resultado alcançado por Álvaro Dias em 1950, até agora o melhor de um português na prova

Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Últimas Notícias

  • Travessia de Pyrrait homenageia legado de surfista desaparecido Arran Strong
    Travessia de Pyrrait homenageia legado de surfista desaparecido Arran Strong
  • PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C
    PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C
  • Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais
    Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais
  • Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente
    Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente
  • Loulé avança com programa para esterilizar mais de 500 gatos de rua
    Loulé avança com programa para esterilizar mais de 500 gatos de rua

Opinião

  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
  • Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
    Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento