Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O estado do tempo vai voltar a apresentar fortes contrastes em Portugal nos próximos dias. Enquanto grande parte do continente deverá continuar com tempo seco e temperaturas em subida, uma região do país prepara-se para uma combinação de chuva, aguaceiros, possibilidade de trovoada e vento mais intenso.

A mudança deverá fazer-se sentir sobretudo a partir de terça-feira, 11 de agosto, nos Açores, prolongando-se pela quarta-feira. A previsão semanal da MeteoMira, plataforma especializada em meteorologia, aponta para aguaceiros no arquipélago durante a primeira metade da semana e admite trovoadas localizadas na terça e quarta-feira, sendo acompanhado de períodos de vento mais intenso, podendo as rajadas chegar aos 50 km/h em algumas ilhas.

Terça-feira traz uma nova fase de instabilidade

Segundo a MeteoMira, os Açores deverão permanecer sujeitos a períodos de aguaceiros entre segunda e quarta-feira. É, contudo, a partir de terça-feira que ganha destaque outro fenómeno: a possibilidade de ocorrência de trovoadas localizadas, que poderão repetir-se durante a quarta-feira.

A distribuição destes fenómenos deverá ser irregular, característica habitual da precipitação convectiva, pelo que nem todas as ilhas deverão ser atingidas da mesma forma ou ao mesmo tempo. Ainda assim, será no arquipélago açoriano que se concentrará a maior instabilidade prevista para Portugal durante esta fase da semana.

Grupo Ocidental deverá sentir também o vento

Além da precipitação, o vento será outro elemento a acompanhar. A previsão para os Açores aponta para períodos em que a intensidade poderá aumentar, com rajadas que podem atingir cerca de 50 km/h, sobretudo nas ilhas mais expostas à passagem da instabilidade.

O Grupo Ocidental, composto pelas Flores e pelo Corvo, deverá estar entre as zonas a acompanhar com maior atenção. A chuva e os aguaceiros deverão surgir num contexto de vento mais intenso, enquanto a evolução do sistema irá posteriormente influenciar também outras ilhas do arquipélago.

Trovoadas podem ocorrer durante dois dias

É precisamente a possibilidade de trovoada que diferencia esta previsão de um episódio comum de chuva fraca. A MeteoMira coloca terça e quarta-feira como os dias em que poderão ocorrer trovoadas localizadas nos Açores, a acompanhar os períodos de aguaceiros.

Este tipo de fenómeno pode desenvolver-se de forma muito localizada, fazendo com que uma ilha ou mesmo uma determinada zona registe precipitação e trovoada enquanto locais relativamente próximos tenham apenas céu muito nublado ou algumas abertas.

A situação deverá, por isso, continuar a ser acompanhada à medida que se aproximam os períodos de maior instabilidade e as previsões de curto prazo permitem definir melhor a localização e intensidade dos aguaceiros.

Mau tempo começa a dar tréguas na quinta-feira

A segunda metade da semana deverá trazer uma mudança mais favorável. De acordo com a MeteoMira, entre quinta-feira e domingo o estado do tempo tende a melhorar nos Açores, com o regresso da influência do anticiclone e uma redução gradual da instabilidade.

Depois dos aguaceiros e da possibilidade de trovoada previstos para terça e quarta-feira, deverão assim surgir mais abertas e condições progressivamente mais estáveis. Como acontece habitualmente nas previsões a vários dias, a incerteza aumenta à medida que o horizonte temporal se alarga.

Continente fica do outro lado do contraste

Em Portugal continental, o cenário será muito diferente durante a primeira metade da semana. A MeteoMira aponta para tempo maioritariamente pouco nublado ou limpo e temperaturas em subida, embora possam surgir nuvens baixas, nevoeiro e alguma morrinha junto ao litoral Norte e Centro-Norte.

As temperaturas deverão continuar a aumentar até perto de sexta-feira, criando um contraste particularmente evidente com aquilo que se espera nos Açores: enquanto no continente domina o tempo seco e mais quente, o arquipélago enfrenta vários dias com aguaceiros, possibilidade de trovoada e períodos de vento mais intenso.

O cenário poderá voltar a mudar no continente durante o fim de semana. A previsão semanal da MeteoMira admite então uma descida das temperaturas e a possibilidade de aguaceiros e trovoadas localizadas no interior Norte e Centro, embora com maior incerteza devido à distância temporal.

Até lá, será sobretudo nos Açores que se concentrará a instabilidade, com terça e quarta-feira a surgirem como os dias mais propícios à combinação de chuva, aguaceiros e trovoada, acompanhada por períodos de vento mais intenso. A partir de quinta-feira, a tendência aponta para uma melhoria gradual.

Leia também: Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve Cultura Edição Papel Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Barragem da Foupana
Algarve Edição Papel

Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares

14:00 13 Setembro, 2026 11:38 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Foupana, em Alcoutim e Castro Marim, recebe contributos até 12 de outubro. Estudo prevê impactes ambientais negativos significativos

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve, Cultura, Edição Papel, Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Barragem da Foupana
Algarve, Edição Papel

Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares

14:00 13 Setembro, 2026 11:38 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Foupana, em Alcoutim e Castro Marim, recebe contributos até 12 de outubro. Estudo prevê impactes ambientais negativos significativos

Últimas Notícias

  • Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
    Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
  • Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
    Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
  • Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
    Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
  • Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
    Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
  • Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”
    Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

Opinião

  • Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
    Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento