Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Facebook/Fábio Guerra
Nacional

Agressões a Fábio Guerra “não resultaram noutras mortes por mero acaso”, diz MP

Para a procuradora do MP, os arguidos “tinham plena consciência da sua superioridade física perante os especiais conhecimentos de luta que possuíam” e não se coibiram de agredir os quatro agentes

18:07 27 Setembro, 2022 18:10 27 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Ministério Público (MP) considerou que as agressões dos dois fuzileiros que levaram à morte do agente da PSP Fábio Guerra, em março, à porta de uma discoteca de Lisboa, não causaram mais mortos “por mero acaso”.

Segundo o despacho de acusação a que a Lusa teve acesso, que resultou na imputação de um crime de homicídio qualificado, três crimes de ofensas à integridade física qualificadas graves e um crime de ofensas à integridade física simples aos arguidos Vadym Hrynko e Cláudio Coimbra, a procuradora considerou que os dois fuzileiros mostraram “total indiferença pela autoridade”, apesar de os agentes se terem identificado “de forma audível” como polícias.

“Os ilícitos criminais em causa são de natureza extraordinariamente bárbara, violenta e desproporcional, deles não tendo resultado outras mortes, por mero acaso, considerando o local preferencial das agressões escolhido pelos arguidos, a zona da cabeça, quer com socos quer com pontapés, e não obstante os ofendidos perderem os sentidos com o primeiro murro desferido”, escreveu Felismina Carvalho Franco.

Para a procuradora do MP, os arguidos “tinham plena consciência da sua superioridade física perante os especiais conhecimentos de luta que possuíam” e não se coibiram de agredir os quatro agentes, “mostrando indiferença às consequências que daí podiam advir, nomeadamente a morte”. E após as agressões, de acordo com o despacho, confraternizaram com seguranças da discoteca MOME numa “atitude de quase regozijo ou celebração”.

Descrevendo os acontecimentos da madrugada de 19 de março até aos dois minutos que duraram as agressões, entre as 06:19 e as 06:21, o MP salientou a “forma muito violenta, concentrada e sucessiva” como ocorreram, sem esquecer que Cláudio Coimbra foi campeão de boxe amador em 2021 e regista um “historial de indiferença e desrespeito pelas forças de segurança”, em alusão a uma queixa apresentada por um militar da GNR por agressões.

O MP referiu que “Vadym Hrynko se aproximou pela retaguarda do agente Fábio Guerra, o qual se encontrava numa atitude apaziguadora, e desferiu-lhe um soco na parte de trás/lateral da cabeça da vítima fazendo-o cair de imediato no chão”. Depois, o arguido “desferiu mais dois pontapés na cabeça” do agente da PSP, seguido por Cláudio Coimbra, que “desferiu três pontapés na cabeça” de Fábio Guerra quando este “permanecia inanimado no chão”.

E tudo começou “por motivos desconhecidos” pelas 05:49, no primeiro piso da discoteca, quando Cláudio Coimbra se envolveu numa discussão com o ofendido Cláudio Pereira, trocando empurrões e cabeçadas, tendo Vadym Hrynko intervindo para desferir um murro. A altercação prosseguiria depois no exterior, já quando os quatro agentes da PSP tinham também saído do interior da discoteca, num dia em que tinham organizado um jantar convívio e estavam de folga.

“O ofendido Fábio Guerra sofreu no tórax superior e na cabeça lesões pulmonares e cranianas de natureza contundente/traumática, ambas graves”, lê-se no despacho de acusação, acrescentando: “a vítima deu entrada no Hospital de São José, pelas 07h01, de 19 de março de 2022. (…) A vítima sofreu uma hemorragia intracraniana grave, isquemia massiva e destas resultou a morte, ocorrida no dia 21 de março de 2022, pelas 09h58”.

O despacho de acusação indicou também que 13 pessoas foram colocadas em regime de proteção de testemunhas no âmbito deste processo. De acordo com o MP, “existe o fundado receio de que os arguidos provoquem medo e pânico às testemunhas e ofendidos por conhecerem a capacidade agressiva e letal dos arguidos”, com o relatório final da Polícia Judiciária a assumir que as testemunhas temem represálias.

O MP invocou ainda a necessidade de manutenção da medida de coação de prisão preventiva aos dois arguidos, considerando que “elevada será a tentação de se eximirem à ação da justiça, pelo receio de virem a ser condenados na pena máxima permitida pela lei penal”, vincando, por isso, a existência dos “perigos de fuga e de perturbação da ordem e tranquilidade públicas”.

Por último, o MP determinou a extração de certidão relativamente ao suspeito Clóvis Abreu “para prosseguimento das diligências de investigação em curso”. Alvo de mandados de detenção nacional, europeu e internacional no âmbito deste processo, Clóvis Abreu continua sem ser localizado pelas autoridades.

MP acusa dois fuzileiros de homicídio qualificado do agente da PSP Fábio Guerra
Pais de Fábio Guerra vão receber indemnização de €176 mil (agente morreu devido às “graves lesões cerebrais”)
O que a justiça já apurou sobre a trágica morte do agente da PSP Fábio Guerra à porta de uma discoteca
PJ lança caça ao homem para encontrar suspeito da morte do PSP Fábio Guerra
Morreu Fábio Guerra, o agente da PSP agredido junto a uma discoteca em Lisboa

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Algarve

Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira

09:50 26 Abril, 2026 09:45 26 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O presidente da Câmara de Albufeira juntou-se ao protesto e prometeu recorrer aos meios legais para travar a obra tal como está prevista

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 13:09 24 Abril, 2026 | João Luís

O Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma onda de calor ‘sufocante’: Portugal vai ficar um ‘forno’ nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Abril, 2026 17:25 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Uma onda de calor vai atingir Portugal nos próximos dias, trazendo temperaturas elevadas e condições típicas de verão em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher a estender a roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Roupa branca a ‘perder vida’? Há um truque discreto que pode salvá‑la e não leva lixívia

12:50 26 Abril, 2026 12:41 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A sua roupa branca está a ficar amarelada e sem vida. Há um método simples, pouco conhecido e sem lixívia que pode mudar tudo

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)

20:00 25 Abril, 2026 11:10 24 Abril, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve Cultura Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Algarve Cultura

Biblioteca de Alcoutim acolhe exposição da fotógrafa espanhola Inma Villanueva Izquierd

09:00 26 Abril, 2026 16:36 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Natureza em destaque em exposição na Biblioteca de Alcoutim, com fotografias que exploram a relação entre o ser humano e o meio ambiente

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Algarve

Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira

09:50 26 Abril, 2026 09:45 26 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O presidente da Câmara de Albufeira juntou-se ao protesto e prometeu recorrer aos meios legais para travar a obra tal como está prevista

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 13:09 24 Abril, 2026 | João Luís

O Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma onda de calor ‘sufocante’: Portugal vai ficar um ‘forno’ nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Abril, 2026 17:25 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Uma onda de calor vai atingir Portugal nos próximos dias, trazendo temperaturas elevadas e condições típicas de verão em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher a estender a roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Roupa branca a ‘perder vida’? Há um truque discreto que pode salvá‑la e não leva lixívia

12:50 26 Abril, 2026 12:41 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A sua roupa branca está a ficar amarelada e sem vida. Há um método simples, pouco conhecido e sem lixívia que pode mudar tudo

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)

20:00 25 Abril, 2026 11:10 24 Abril, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve, Cultura, Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Algarve, Cultura

Biblioteca de Alcoutim acolhe exposição da fotógrafa espanhola Inma Villanueva Izquierd

09:00 26 Abril, 2026 16:36 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Natureza em destaque em exposição na Biblioteca de Alcoutim, com fotografias que exploram a relação entre o ser humano e o meio ambiente

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Últimas Notícias

  • Roupa branca a ‘perder vida’? Há um truque discreto que pode salvá‑la e não leva lixívia
    Roupa branca a ‘perder vida’? Há um truque discreto que pode salvá‑la e não leva lixívia
  • Esta praia fluvial em Portugal tem água a 30 graus e fica ‘ao lado’ de uma vila onde se dorme por 60€ no verão
    Esta praia fluvial em Portugal tem água a 30 graus e fica ‘ao lado’ de uma vila onde se dorme por 60€ no verão
  • Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir
    Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir
  • Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira
    Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira
  • Adeus papéis e deslocações: há uma funcionalidade gratuita do Cartão de Cidadão que lhe vai facilitar o dia a dia
    Adeus papéis e deslocações: há uma funcionalidade gratuita do Cartão de Cidadão que lhe vai facilitar o dia a dia
  • Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização
    Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

Opinião

  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal