Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Sindicato dos enfermeiros critica “indecisão e inoperância” do centro hospitalar do Algarve

O presidente do SEP considera “inadmissível” que a administração do centro hospitalar do Algarve decida “não pagar retroativos desde 2018” e “não corrigir as designadas injustiças relativas”.

19:44 14 Fevereiro, 2023 19:44 14 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) criticou hoje a “indecisão e inoperância” do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) na contabilização de pontos para progressão nas carreiras, admitindo que as formas de luta se agudizem.

“Neste cenário de indecisão e de inoperância por parte da administração [do CHUA], naturalmente que os enfermeiros ficarão muito mais insatisfeitos e é expectável que as formas de luta se venham a agudizar”, disse aos jornalistas José Carlos Martins, após uma reunião com o conselho de administração do CHUA, em Faro.

Depois de as duas partes se terem reunido já em 12 de janeiro, a reunião de hoje surgiu depois de uma greve parcial de duas horas, em 02 de fevereiro, e de uma greve aos turnos da manhã e da tarde, em 08 de fevereiro.

Os enfermeiros exigem o cumprimento do decreto-lei de 28 de novembro do ano passado, relativo à contagem de pontos para a avaliação do desempenho dos enfermeiros à data da transição para as carreiras de enfermagem e especial de enfermagem.

O CHUA gere os hospitais de Faro, Portimão e Lagos e os Serviços de Urgência Básica de Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António.

O presidente do SEP considerou “inadmissível” que a administração do centro hospitalar do Algarve decida “não pagar retroativos desde 2018” e “não corrigir as designadas injustiças relativas”.

“Ou seja, não atribui os justos e legais pontos aos enfermeiros que já são enfermeiros graduados, aos enfermeiros que tiveram a especialidade da formação em serviço, aos enfermeiros promovidos a especialistas e aos enfermeiros-chefes entre 2004 e 2009. Como se não fosse suficiente, também não contam atribuir pontos a quem inicia funções no segundo semestre”, salientou José Carlos Martins.

Ressalvando que o CHUA “ainda só decidiu atribuir pontos aos enfermeiros que no seu percurso tiveram um vínculo precário”, o dirigente sindical acrescentou, porém, que “ainda não decidiram atribuir pontos a quem esteve a recibo verde”.

“A questão é muito complexa”

“Chegamos ao dia de hoje sem solução praticamente de nada, quando muitas instituições já resolveram uma grande mancha destes problemas”, reforçou o líder do SEP, criticando “uma grande impassividade” do CHUA em “apreciar o diagnóstico e decidir em conformidade, de forma justa e de forma legal”.

De acordo com José Carlos Martins, a administração do CHUA considera que “a questão é muito complexa” e que “têm de ter algum conforto da tutela em relação a algumas orientações”, justificações que o SEP não aceita.

“De 28 de novembro, data em que saiu o decreto-lei, até à data de hoje, há mais do que tempo suficiente para termos um outro ritmo de resolução de problemas, como está a acontecer noutros sítios”, frisou, assinalando ainda que, no CHUA, sucede “uma coisa única no país”: os enfermeiros com contrato de trabalho em funções públicas “ainda nem sequer receberam a comunicação dos pontos”.

Neste cenário, apontou o presidente do SEP, “não restam alternativas aos enfermeiros, porque a administração, pela sua indecisão, está a empurrar os enfermeiros para formas de luta, inevitavelmente”.

Já estão marcados dois plenários, nos dias 24 e 27 de fevereiro, em Faro e Portimão, respetivamente, em que serão propostos e avaliados os próximos passos no quadro de contestação à administração do CHUA.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Idoso no computador. Crédito: Freepik
Nacional Saúde Tech

Faz o mesmo? Metade dos portugueses admite recorrer à Inteligência Artificial em vez de ir ao médico

16:55 6 Julho, 2026 15:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que 51% dos portugueses admitem recorrer à inteligência artificial em vez de consultar um médico

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Ciência Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Europe Direct Algarve

União Europeia envia bombeiros, aviões e veículos para travar incêndios em Portugal e França

15:30 6 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal recebeu 118 bombeiros e 45 veículos de Espanha, além de três aeronaves rescEU de Itália e Espanha

Ciência Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Idoso no computador. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde, Tech

Faz o mesmo? Metade dos portugueses admite recorrer à Inteligência Artificial em vez de ir ao médico

16:55 6 Julho, 2026 15:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que 51% dos portugueses admitem recorrer à inteligência artificial em vez de consultar um médico

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Ciência, Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Europe Direct Algarve

União Europeia envia bombeiros, aviões e veículos para travar incêndios em Portugal e França

15:30 6 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal recebeu 118 bombeiros e 45 veículos de Espanha, além de três aeronaves rescEU de Itália e Espanha

Ciência, Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Últimas Notícias

  • Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
    Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
  • Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
    Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
  • Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
    Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
  • Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações
    Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

Opinião

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
  • Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte
    Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal