Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Mais de 170 crianças hospitalizadas em Portugal devido ao vírus sincicial, metade tem menos de 3 meses

A infeção por RSV geralmente causa doença leve, mas a gravidade varia consideravelmente conforme a idade.

21:14 12 Dezembro, 2022 21:14 12 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um total de 171 crianças, metade das quais com menos de três meses, foram hospitalizadas em Portugal devido a infeção com o vírus sincicial respiratório (RSV), anunciou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

“Em Portugal, a partir da semana 47 [última semana de novembro], as autoridades reportaram uma tendência crescente nas hospitalizações relacionadas com o RSV de crianças com menos de dois anos. Nesta faixa etária, houve 171 hospitalizações acumuladas durante a presente temporada, com cerca de 50% dos casos com idades de menos de três meses”, refere uma análise de risco do ECDC hoje divulgada.

Segundo o centro europeu, a infeção por RSV geralmente causa doença leve, mas a gravidade das manifestações clínicas varia consideravelmente conforme a idade.

Os grupos mais afetados pela doença grave provocada por este vírus são as crianças com menos de cinco anos, especialmente bebés com menos de seis meses, adultos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas com comorbilidades específicas.

“As hospitalizações causadas pelo RSV e outros agentes patogénicos respiratórios, como o vírus da gripe e o SARS-CoV-2, estão a aumentar em alguns Estados-membros e já estão a exercer pressão sobre os sistemas de saúde”, alerta o ECDC.

“O risco de que o RSV, o vírus da gripe e o SARS-CoV-2 pressionem os sistemas de saúde nas próximas semanas é avaliado como elevado” nos países europeus, avança o documento.

GRIPE PRECOCE E RESSURGIMENTO DA COVID-19 REQUEREM REFORÇO DOS SISTEMAS DE SAÚDE

O centro adianta ainda que os países da União Europeia e Espaço Económico Europeu (EU/EEE) estão também a “viver uma época de gripe precoce e um possível ressurgimento da covid-19″, após semanas de declínio dos casos e das hospitalizações.

“A época festiva de fim de ano está associada a atividades como encontros sociais, compras e viagens, que representam riscos adicionais significativos para a transmissão do RSV e outros vírus respiratórios“, salientou a diretora do ECDC.

Perante isso, Andrea Ammon defendeu que o reforço dos sistemas de saúde e o apoio aos profissionais de saúde “devem ser prioritários”, devido ao risco de forte pressão nas próximas semanas.

O ECDC recomenda que os países implementem uma comunicação de risco ao público, promovendo a importância da vacinação contra a gripe sazonal e a covid-19, e uma melhor a vigilância do RSV e a testagem dos vírus respiratórios.

“Nesta altura do ano as infeções por RSV não são incomuns, no entanto este ano há mais atividade de RSV e começou mais cedo do que nas estações pré-covid-19”, sublinha o centro europeu.

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Ermida da Nossa senhora da Conceição em Alcoutim.
Algarve

Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876

14:40 4 Outubro, 2026 15:01 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alcoutim guarda uma ermida onde moradores procuraram abrigo numa das maiores inundações registadas no Guadiana

Algarve Desporto Edição Papel Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Edição Papel Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir

18:20 4 Outubro, 2026 15:53 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fraldas para incontinência, meias elásticas e aparelhos auditivos estão entre os produtos que podem ser comparticipados pela ADSE

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Ermida da Nossa senhora da Conceição em Alcoutim.
Algarve

Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876

14:40 4 Outubro, 2026 15:01 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alcoutim guarda uma ermida onde moradores procuraram abrigo numa das maiores inundações registadas no Guadiana

Algarve, Desporto, Edição Papel, Nacional

Miguel Nascimento recorda salto do Algarve para o desporto profissional

10:00 4 Outubro, 2026 09:51 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Com 66 títulos nacionais e 122 pódios, nadador que cresceu no Algarve destaca o papel decisivo do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior na sua carreira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Edição Papel, Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir

18:20 4 Outubro, 2026 15:53 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fraldas para incontinência, meias elásticas e aparelhos auditivos estão entre os produtos que podem ser comparticipados pela ADSE

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Últimas Notícias

  • Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir
    Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir
  • Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”
    Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”
  • Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões
    Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões
  • Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
    Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
  • Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla
    Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

Opinião

  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos
  • Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
    Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal