Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Saúde

Faro foi o terceiro distrito com mais casos de Enfarte Agudo do Miocárdio em 2022

Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos são alguns dos sinais e sintomas que podem indicar um Enfarte Agudo do Miocárdio

08:35 14 Fevereiro, 2023 08:36 14 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) informou esta segunda-feira que, no ano passado, encaminhou 1.556 casos de Enfarte Agudo do Miocárdio através do 112 para os hospitais, um acréscimo de 73% face a 2021.

Fonte do INEM explicou à agência Lusa que o aumento de casos contabilizados para estatística refletem “um maior número de registos comparativamente a anos anteriores, com um acréscimo de 73% (mais 658 doentes) relativamente a 2021”.

Este aumento deve-se “à implementação da ferramenta iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System), que se encontra em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 86 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica, entre corporações de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha Portuguesa”, adianta.

De acordo com a mesma explicação de fonte do INEM, esta ferramenta começou a funcionar em 2018 e desde essa data tem vindo a ser aperfeiçoada e expandida aos vários operadores.

Os dados expressos na nota do INEM, no Dia Nacional do Doente Coronário, e referentes à Via Verde Coronária (VVC) registados em 2022, indicam que a idade média dos doentes que sofreram Enfarte Agudo do Miocárdio é de 63 anos, incidência que é de 81% na população masculina onde existe uma maior incidência desta doença súbita.

“Em 63% das situações, decorreram menos de seis horas entre o início dos sinais e sintomas e o contacto com o INEM foi feito através do 112, com este indicador a piorar ligeiramente relativamente a 2021”, refere o INEM, sem apresentar números comparativos.

Adianta ainda que “em 52% do total de casos foi possível a realização de eletrocardiograma por parte das equipas de emergência pré-hospitalar em menos de 10 minutos, desde a chegada ao local”.

De acordo com os mesmos dados, os distritos onde foram encaminhados mais doentes com EAM foram Lisboa, Porto e Faro, com 299, 293 e 138 casos registados, respetivamente.

O INEM acrescenta que, “em particular, o Centro Hospitalar Universitário de São João (122), o Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Faro (111), e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (99) foram as unidades hospitalares que receberam o maior número de doentes encaminhados através da Via Verde Coronária”.

“O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do EAM é fundamental e deve motivar uma chamada imediata para o 112. Esta é a via preferencial para o acionamento dos serviços de Emergência Médica, dado que está demonstrado que o contacto com o 112 reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada”, sublinha o INEM.

O organismo do Ministério da Saúde alerta que dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos são alguns dos sinais e sintomas que podem indicar um EAM e que, na sua presença, deve ser contactado de imediato o Número Europeu de Emergência – 112.

O EAM é uma das principais causas de morte em Portugal.

A realização de exames médicos de rotina, os hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são algumas das formas de prevenção eficazes e acessíveis a todo o cidadão, sublinha.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve Opinião Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve, Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve, Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional, Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Últimas Notícias

  • Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
    Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
  • Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
    Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
  • Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
    Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
  • Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
    Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
  • Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
    Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
  • Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo
    Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo

Opinião

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal