Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Política

Vereadores do PSD pedem auditoria à contratação pública na Câmara de Loulé

Rui Cristina e Cláudio Lima justificam que a proposta “surge na sequência de notícias divulgadas em vários órgãos de comunicação social, que colocam em causa o bom nome do concelho, a governação autárquica e os critérios de legalidade inerentes à gestão de dinheiros públicos”

12:12 15 Novembro, 2022 18:15 15 Novembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Os vereadores do PSD eleitos pela coligação “Mais e Melhor pela Nossa Terra” para a Câmara de Loulé, no Algarve, propuseram uma auditoria externa à gestão autárquica para apurar alegadas desconformidades nos procedimentos de contratação pública, foi esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, os vereadores justificam que a proposta “surge na sequência de notícias divulgadas em vários órgãos de comunicação social, que colocam em causa o bom nome do concelho, a governação autárquica e os critérios de legalidade inerentes à gestão de dinheiros públicos”.

Contudo, aqueles vereadores não especificam as alegadas irregularidades nos procedimentos de contratação pública que terão espoletado o pedido de uma auditoria externa.

Proposta foi apresentada segunda-feira em reunião do executivo socialista

A proposta dos sociais-democratas Rui Cristina e Cláudio Lima, eleitos por aquela coligação partidária formada pelo PSD, CDS-PP, MPT e PPM, foi apresentada na segunda-feira em reunião do executivo de maioria socialista liderado por Vítor Aleixo.

Os dois eleitos destacam “como positivo” o facto de a proposta ter merecido o voto favorável do executivo de maioria socialista, inclusivamente do presidente do município.

De acordo com o vereador social-democrata e também deputado na Assembleia da República, Rui Cristina, citado na nota, “é de grande importância agir rapidamente para que as notícias sejam esclarecidas e os factos apurados”.

“Pretendemos que se afastem quaisquer dúvidas sobre os critérios utilizados na Câmara de Loulé nos procedimentos de contratação pública”, sublinha.

Rui Cristina defende que “tudo o que for apurado pela auditoria externa deverá ser comunicado às instâncias próprias”, pois o objetivo “é a transparência na gestão autárquica e o esclarecimento cabal a que todos os munícipes têm direito”.

“As alegadas irregularidades denunciadas são graves e colocam em causa os princípios de boa gestão de dinheiros públicos”

Por seu turno, o vereador e também presidente do PSD/Loulé, Cláudio Lima, citado igualmente na nota, “as alegadas irregularidades denunciadas são graves e colocam em causa os princípios de boa gestão de dinheiros públicos”.

“Desde o início deste mandato aumentaram as denúncias que nos são enviadas por cidadãos e empresários, por indícios de alegadas práticas irregulares ao nível da contratação pública de bens e serviços pela Câmara de Loulé”, avança.

Cláudio Lima adianta que em abril passado, e face às denúncias, os eleitos pelo PSD levaram à Assembleia Municipal uma proposta, aprovada por maioria, para a criação do gabinete de transparência e combate à corrupção, com a intenção de retirar a “nuvem negra” que paira sobre a autarquia.

O presidente do PSD/Loulé convocou já uma reunião de emergência da Comissão Política daquela estrutura para avaliar este assunto e as suas consequências políticas, conclui o comunicado social-democrata.

Presidente da Câmara de Loulé nega alegadas irregularidades em adjudicações

Últimas

  • Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
    Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
  • Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
    Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
  • Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
    Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
  • Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
    Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
  • Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]
    Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]

Opinião

  • Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
    Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
  • Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
    Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
  • Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
    Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve