Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Israel-Palestina: a coexistência de dois Estados é impossível e quanto mais tempo ignorarmos isso pior será | Por António Valentim Domingos

A criação do estado da Palestina é uma impossibilidade. No contexto atual, Israel não abdicará de parte alguma do território que considera seu. Assim, acreditar numa solução dos dois Estados, nas atuais circunstâncias, é uma utopia

11:59 24 Outubro, 2023 09:36 26 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A criação do estado da Palestina é uma impossibilidade. No contexto atual, Israel não abdicará de parte alguma do território que considera seu. Os ataques terroristas do Hamas a 7 de outubro fazem parte de uma campanha revolucionária para a destruição de Israel. A “resistência” ou “descolonização” são eufemismos. Assim, acreditar numa solução de dois Estados, nas atuais circunstâncias, é uma utopia.

O 7 de outubro marca um ponto de viragem na guerra do Hamas contra Israel. A sociedade israelita está em choque. Nunca tinha sofrido um ataque tão violento que tivesse mostrado tamanha vulnerabilidade. Israel perde, assim, em dois planos: a nível interno e externo.

ANTÓNIO VALENTIM DOMINGOS*

Do ponto de vista interno, as falhas de avaliação dos Serviços de Segurança Interna e do governo liderado por Benjamin Netanyahu explicam o choque e a surpresa que o Hamas conseguiu criar e explorar. O mais extraordinário é que, a 7 de outubro, o Sul de Israel estava praticamente indefeso. Tendo em conta a geografia de Israel, este foi um erro de avaliação calamitoso. Israel levou muito tempo a compreender o que estava a acontecer, perdeu o controlo sobre a sua fronteira e teve dificuldade em deslocar para o Sul do país as suas unidades militares. Os seus adversários e inimigos tomaram boa nota disto. Surgem então duas perguntas:

  • Será que uma articulação entre as autoridades e serviços do Estado teria permitido uma resposta preemptiva como na Guerra Dos Seis Dias, tendo em conta a magnitude do ataque? Certamente que o cálculo israelita teria sido diferente.
  • Quais serão as consequências dos ataques na aproximação e normalização de Israel junto dos países da Península Arábica? E na Cisjordânia?

A derrota da Organização de Libertação da Palestina na guerra civil libanesa em 1981 deu origem a um problema maior: o aparecimento do Hezbollah, um grupo islamita radical com ligações ao Irão e ao regime sírio. Durante a 1.ª Intifada, surge também o Hamas, um grupo islamita radical palestiniano. Tem ligações à Irmandade Muçulmana, ao Irão e ao Qatar. Têm objetivos políticos diferentes, embora partilhem o mesmo sentimento quanto a Israel. Atualmente, o Hezbollah controla o Sul do Líbano, disputando o controlo do país com o governo libanês. O Hamas expulsou a Autoridade Palestiniana de Gaza em 2007, passando a controlar e a administrar este território. Estes grupos terroristas minam a autoridade dos estados, acabando muitas vezes por substitui-los.

O Irão é o grande aliado do Hamas e do Hezbollah. Teerão compreende que o apoio financeiro, logístico e militar dado a estes grupos terroristas é fundamental, uma vez que alarga a sua esfera de influência no Médio Oriente. Vê nestes grupos a janela de oportunidade ideal na sua luta contra a influência ocidental na região. Por outro lado, permite-lhe interferir na guerra de Israel contra o Hamas, ou perturbar a situação no Líbano. Para o regime iraniano, os ataques terroristas do Hamas são uma forma de atingir e enfraquecer Israel.

No plano externo, quem sai vitorioso dos ataques terroristas é o Irão. Através do Hamas, o Irão consegue concretizar parte da sua agenda política — a desestabilização de Israel —, e por outro lado, minar as negociações diplomáticas entre Israel e a Arábia Saudita. O estabelecimento de relações entre os dois países significaria uma derrota pesada para Teerão, acabando por ficar mais isolado na luta contra o estado de Israel. Além disso, o Irão (xiita) e a Arábia Saudita (sunita) competem pela hegemonia no Médio Oriente, pelo lugar de potência regional determinante. Após este ataque, a viabilização de tal acordo por parte dos sauditas não beneficiaria os seus próprios interesses, podendo ser interpretado como uma não-legitimação da Causa Palestiniana.

O conflito é mais antigo do que a atualidade transparece. Foi uma sucessão de acontecimentos, que evidenciam a não-convivência possível de judeus e árabes no mesmo território, como a Comissão Peel conclui no seu relatório, já em 1937. Apoiada pela comunidade internacional, a solução mais viável parece ser a solução de dois Estados. Mas é impossível. E porquê?

A primeira condicionante é mesmo o território. A Guerra Dos Seis Dias veio redesenhar o mapa e estabelecer aquilo que poderia vir a ser o Estado Palestiniano. Israel controla a Faixa de Gaza e o Sinai, avançando para a Cisjordânia, onde se inclui a ocupação de Jerusalém Oriental. Jerusalém não detém uma grande importância potenciada por fatores geográficos, mas um enorme valor pelo significado cultural e religioso que representa, sendo a Terra Santa para três religiões. Por fim, arrasadas as linhas defensivas sírias, Israel ocupa os Montes Golã, posição estratégica pela sua altitude, relevo acidentado e capacidade defensiva. De certa forma, a Guerra Dos Seis Dias tornou o território israelita anterior a 1967 um facto consumado. Após a devolução do Sinai a troco do reconhecimento do estado judaico, restavam apenas a Cisjordânia, Gaza e os Montes Golã.

Por que é que Israel nunca irá abdicar da Cisjordânia, sendo esta fundamental para a criação do estado da Palestina?

Pela importância geoestratégica que a região tem. É uma cordilheira montanhosa, que tem o Vale do Jordão a Leste e a planície costeira onde está concentrada grande parte da população israelita a Oeste. O controlo deste território reforça a capacidade defensiva em profundidade do território israelita. Caso contrário, não seria possível.

Outra das razões reside nas lições aprendidas com a saída da Faixa de Gaza em 2005. Desde essa altura, Gaza passou a ser usada como uma plataforma lançadora de rockets do Hamas para Israel. Temendo que isto pudesse ocorrer na Cisjordânia, com base no que se verificou em Gaza, não é crível que Israel alguma vez deixe este território.

Por outro lado, a partir dos anos 80, a política de assentamentos neste território tornou-se um problema, essencialmente pelo crescimento exponencial dos colonatos. Os Acordos de Oslo assinados em 1995 estabeleceram uma distribuição destes colonatos por setores. São acordos que só vieram obstaculizar o desenvolvimento das comunidades palestinianas e colocam em causa a contiguidade territorial de um futuro estado palestiniano.

É razoável pensar na unidade de algum Estado se este tiver o seu território fragmentado?

O conflito israelo-palestiniano não tem tido, durante estes anos, uma solução com base no Direito Internacional, pelo que a resolução pela via pacífica parece cada vez mais difícil. Os últimos 80 anos são a prova disso. A queda do Império Otomano e o acordo Sykes-Picot foram importantes na fragmentação e no caos que se tornou o Médio Oriente. Grande parte dos conflitos resulta de fronteiras mal definidas, Estados sem Nações, disputas religiosas entre as três religiões monoteístas e divisões entre sunitas e xiitas. A situação israelo-palestiniana não é uma exceção. Certamente que o dia 7 de outubro ficará marcado na história desta guerra. No futuro compreenderemos o seu impacto e as suas consequências.

* Natural de Vila Real de Santo António, é licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais e tem pós-graduação em Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos em situações de conflito; e em Direito da Defesa Nacional.
Frequentou um programa avançado em gestão de crises. Atualmente desenvolve trabalho em Compliance, no setor bancário.

Artigo publicado no Expresso.

Leia também: As novas regras de condicionalidade e o futuro da política de coesão | Por António Covas

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve Economia

Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”

09:30 2 Julho, 2026 09:25 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Medidas de combate ao ruído em Albufeira dividem autarquia e comerciantes, que temem impactos negativos nos negócios

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Idoso com um cão.
Nacional Saúde

Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão

14:43 2 Julho, 2026 13:55 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo projeto em Penacova está a usar cães de terapia para acompanhar idosos em lares e ao domicílio para combater o isolamento

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Algarve

Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação

15:21 1 Julho, 2026 15:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarca defende que a polémica nas praias resulta de falta de clareza sobre o ordenamento das concessões

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve, Economia

Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”

09:30 2 Julho, 2026 09:25 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Medidas de combate ao ruído em Albufeira dividem autarquia e comerciantes, que temem impactos negativos nos negócios

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Idoso com um cão.
Nacional, Saúde

Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão

14:43 2 Julho, 2026 13:55 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo projeto em Penacova está a usar cães de terapia para acompanhar idosos em lares e ao domicílio para combater o isolamento

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Algarve

Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação

15:21 1 Julho, 2026 15:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarca defende que a polémica nas praias resulta de falta de clareza sobre o ordenamento das concessões

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Últimas Notícias

  • Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão
    Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão
  • Tavira acolhe ciclo de exposições na Casa das Artes durante o verão
    Tavira acolhe ciclo de exposições na Casa das Artes durante o verão
  • Faro coloca à disposição locais climatizados para a população se proteger do calor até 10 de julho
    Faro coloca à disposição locais climatizados para a população se proteger do calor até 10 de julho
  • Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor
    Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor
  • Algarve pode ser o seu ‘porto seguro’ nos próximos dias: Faro é dos poucos distritos que não estará sob aviso vermelho pelo calor
    Algarve pode ser o seu ‘porto seguro’ nos próximos dias: Faro é dos poucos distritos que não estará sob aviso vermelho pelo calor

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal