Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Nacional, Política

Chega pode tornar-se a segunda força política, ultrapassando o PS

Elegeu mais oito deputados e pode tornar-se na segunda força política, numa altura em que falta contabilizar os votos dos dois círculos da emigração

06:50 19 Maio, 2025 05:45 19 Maio, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Chega conseguiu eleger 58 deputados nas eleições legislativas de domingo, mais oito do que em 2024, tendo o melhor resultado de sempre, e pode tornar-se na segunda força política, ultrapassando o PS.

Os resultados provisórios desta noite, numa altura em que falta contabilizar os votos dos dois círculos da emigração, que elegem quatro deputados, indicam que o Chega conseguiu 22,56% dos votos (1.345.575) e 58 eleitos no território nacional.

Nesta altura, o Chega está empatado em termos de mandatos, mas tem menos votos do que o PS, que somou 23,38 % (1.394.491 votos).

Atualmente, o partido liderado por André Ventura mantém-se como terceira força política, mas no ano passado elegeu dois dos quatro deputados pela emigração. Se o mesmo cenário se concretizar nestas eleições, o Chega poderá passar para segunda força parlamentar, atrás da coligação PSD/CDS-PP.

Este é o melhor resultado do Chega, nas quartas eleições legislativas a que se candidatou desde que o partido foi oficializado, em 2019. De eleição para eleição, o partido de André Ventura tem registado sempre subidas e agora atingiu o valor mais alto, tanto em número de votos, como em percentagem, como em mandatos no parlamento.

Nas últimas legislativas, no ano passado, o Chega teve 18,07 % (1.169.836 votos) e conseguiu aumentar a sua bancada de 12 para 50 deputados.

Nestas eleições, o Chega conseguiu ser o partido mais votado nos círculos de Setúbal, Portalegre, Beja (anteriormente liderados pelo PS) e repetiu a vitória em Faro.

O partido conseguiu também afirmar-se como segunda força política mais votada nos círculos de Viana do Castelo, Viseu, Leiria, Santarém, Évora e na Madeira.

À semelhança do que tinha acontecido em 2024, Bragança foi o único círculo onde o Chega voltou a falhar a eleição.

André Ventura fez questão de reagir aos resultados depois do líder do PS, que se demitiu do cargo e foi o penúltimo líder a falar, antes de Luís Montenegro. 

No discurso que proferiu já depois da meia-noite, o presidente do Chega reclamou o lugar de “líder da oposição” e falou numa “grande vitória”, afirmando que o partido “fez história”.

André Ventura considerou também que o desfecho das legislativas de domingo demonstra que “acabou o bipartidarismo”.

O líder do Chega defendeu ainda que o próximo Governo “depende do Chega e só do Chega”, mas não esclareceu se viabilizará o programa do próximo executivo no parlamento.

Depois de na campanha ter dito que recusaria conversar com o líder do PSD, Luís Montenegro, esta noite André Ventura não fechou a porta, dizendo apenas que eventuais cenários de governabilidade seriam tema para abordar mais tarde.

O Chega acompanhou o desenvolvimento da noite eleitoral num hotel em Lisboa. André Ventura esteve no piso inferior na maioria do tempo, com o seu núcleo duro. A sala preparada para o discurso do líder do Chega, onde estiveram apenas jornalistas durante algum tempo, encheu-se à medida que os resultados foram sendo conhecidos.

Tanto ali como no bar do hotel os apoiantes iam festejando a eleições de mais um deputado ou a vitória num círculo.

Quando o apuramento fechou no território nacional, o ambiente foi de festa e euforia durante vários minutos, com cânticos de apoio ao partido e a André Ventura e músicas em tom de crítica a Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro.

Para Ventura “o Chega tornou-se nestas eleições o segundo maior partido”

O presidente do Chega, André Ventura, considerou que o partido teve uma “grande noite” e tornou-se “o segundo maior” nas eleições legislativas de domingo, representando o fim do bipartidarismo.

“Que grande noite tivemos”, afirmou o líder do Chega depois de conhecidos os resultados dos círculos do território nacional, que apontam uma subida em número de votos e deputados e quando ainda não são conhecidos os resultados pelos círculos da emigração.

André Ventura afirmou que “o Chega tornou-se nestas eleições o segundo maior partido”, assinalando que o seu partido fez “o que nunca nenhum partido tinha feito em Portugal” e tornou-se “líder da oposição”.

“Podemos declarar oficialmente, e com segurança, que acabou o bipartidarismo”, disse também.

Em declarações aos jornalistas antes de entrar na sala, André Ventura disse que tinha falado momentos antes com o líder do PSD, Luís Montenegro, e que o felicitou pela vitória nestas eleições legislativas.

O presidente do Chega revelou que o líder do PSD também o felicitou pelo resultado do seu partido, que considerou “uma grande vitória”.

No seu discurso, André Ventura destacou também o facto de o Chega ter sido o partido mais votado em vários distritos, nomeadamente Portalegre, Setúbal, Beja e Faro.

“Varremos o mapa do país com uma votação histórica em todo o lado”, salientou, afirmando que “o Chega é o futuro do governo”.

O presidente do Chega considerou que o seu partido “fez história” e defendeu que “nada ficará como antes”.

Na ótica de André Ventura, o resultado do Chega representou “um grande ajuste de contas” com a história e foi o partido que “mais cresceu” nestas legislativas.

“Nós não vencemos contra ninguém, nem vamos atrás de ninguém. Nós vencemos pelos portugueses, para eles, e é por eles que vamos trabalhar”, indicou.

Referindo-se ao PS, o presidente do Chega afirmou também que o seu partido “superou o partido de Mário Soares, superou o partido de António Guterres”.

“O Chega matou o partido de Álvaro Cunhal, o Chega varreu do mapa o BE com uma pinta que nunca se tinha visto”, acrescentou.

Ventura disse também que ouviu o secretário-geral do PS dizer que os dirigentes do Chega foram “muito agressivos nesta campanha eleitoral”.

“Meus caros, eles ainda não viram nada”, afirmou.

No arranque da sua intervenção, Ventura dedicou vários minutos a criticar as empresas de sondagens, considerando que algumas “quiseram propositadamente mandar abaixo um partido político”, mas “o povo português não se deixou intimidar”. E apelou a essas empresas que retirem consequências, alertando que “a partir de hoje ninguém mais acreditará em sondagem nenhuma”.

O líder do Chega entrou na sala do hotel escolhido para acompanhar a noite eleitoral, que estava cheia, ao som do hino da campanha para estas eleições legislativas.

Os resultados provisórios apontam um empate entre PS e Chega, com 58 deputados cada um. Faltam agora distribuir os quatros mandatos pelos círculos da emigração e, no ano passado, os emigrantes deram dois deputados ao Chega, um ao PS e um à AD (coligação PSD/CDS-PP/PPM).

A AD – Coligação PSD/CDS venceu as eleições legislativas de domingo, com 89 deputados, se se juntarem os três eleitos pela coligação AD com o PPM nos Açores, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, 58.

A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (9) do que em 2024, e o terceiro lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.

A CDU perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma representante enquanto o PAN manteve um deputado.

O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado. 

Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidos a 28 de maio.

Leia também: Com a contagem encerrada, AD vence e PS e Chega igualam número deputados

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher no banco.
Economia Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Algarve Economia

Pesca do polvo no Algarve sem período de defeso este ano

10:40 18 Junho, 2026 10:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medida excecional abrange apenas 2026 e foi justificada pelas perdas económicas significativas sofridas pela frota algarvia

Algarve

Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull

08:42 18 Junho, 2026 08:43 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Certificação reconhece trabalho da Red Seagull na prevenção do afogamento e na educação para segurança aquática

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Cultura

Janela Aberta Teatro recebeu menção honrosa nos Prémios Acesso Cultura

07:30 18 Junho, 2026 10:34 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Companhia algarvia foi distinguida pelos projetos de Teatro Comunitário de Quarteira e de VizinhEs de Faro

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Algarve, Economia

Pesca do polvo no Algarve sem período de defeso este ano

10:40 18 Junho, 2026 10:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medida excecional abrange apenas 2026 e foi justificada pelas perdas económicas significativas sofridas pela frota algarvia

Algarve

Segurança aquática no Algarve ganha novo impulso com certificação da Red Seagull

08:42 18 Junho, 2026 08:43 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Certificação reconhece trabalho da Red Seagull na prevenção do afogamento e na educação para segurança aquática

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Cultura

Janela Aberta Teatro recebeu menção honrosa nos Prémios Acesso Cultura

07:30 18 Junho, 2026 10:34 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Companhia algarvia foi distinguida pelos projetos de Teatro Comunitário de Quarteira e de VizinhEs de Faro

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Últimas Notícias

  • Cortelha dá as boas-vindas ao verão com sunset party na Serra do Caldeirão
    Cortelha dá as boas-vindas ao verão com sunset party na Serra do Caldeirão
  • Pesca do polvo no Algarve sem período de defeso este ano
    Pesca do polvo no Algarve sem período de defeso este ano
  • Silves recebe concerto do quinteto português Legacy 5Brass
    Silves recebe concerto do quinteto português Legacy 5Brass
  • Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve
    Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve
  • Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos
    Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal