Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Opinião, Política

Quando a transparência se cruzou com a suspeição | Por Luís Ganhão

“Costa, numa epifania ética, demitiu-se e foi para Bruxelas. Montenegro, por sua vez, deu um passo mais confiante — subiu, qual balão, até ao cargo de primeiro-ministro”

15:07 25 Julho, 2025 15:45 25 Julho, 2025
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No contexto da chamada Operação Influencer, Portugal terá assistido a um dos episódios mais marcantes da sua vida política recente: a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, anunciou publicamente que o nome do primeiro-ministro, António Costa, surgia numa investigação criminal em curso, tendo a revelação levado a que o dito, no próprio dia, apresentasse a sua demissão.

Estaria a Procuradora-Geral obrigada a partilhar essa informação, em nome da transparência, tanto mais que não o fazendo poderia ser acusada de proteger um primeiro-ministro que a escolhera para o cargo? Ou deveria tê-la mantido reservada, como forma de proteger o processo e a estabilidade institucional? 

LUÍS GANHÃO
Jurista
Costa, numa epifania ética, demitiu-se e foi para Bruxelas. Montenegro, por sua vez, deu um passo mais confiante — subiu, qual balão, até ao cargo de primeiro-ministro

E quanto a António Costa ter decidido demitir-se, quando não se mostrava acusado, nem, sequer, formalmente constituído arguido, dizendo-se de consciência tranquila? Deixara, na verdade, de ter condições políticas para no cargo continuar, como alegou, dado passar a ser um primeiro-ministro sob suspeição e «à mulher de César não bastar sê-lo, tendo, igualmente, de parecê-lo»? Sendo assim, como compreender, contudo, que poucas semanas depois já aceitasse o cargo de presidente do Conselho Europeu — uma função de grande visibilidade e influência política? Se, em Lisboa, se considerava sem condições para continuar a ser primeiro-ministro, por que razão já condições achava ter, em Bruxelas, para aceitar a presidência do Conselho Europeu, investigado continuando a ser? Ter-se-á Portugal revelado demasiado pequeno para a sua grande ambição política?

Por fim, o papel do Presidente da República perante o pedido de demissão de Costa:

Quanto a ter aceitado, de imediato, a demissão de Costa, sempre se poderia dizer que não podia impor a continuação da chefia da governação do país a alguém que  nessa chefia não desejava continuar. 

 Mas tentou, ao menos, explorar uma solução alternativa dentro do Parlamento, eleito não havia, ainda, muito tempo e onde, até, um partido dispunha da maioria de deputados?

Não, decidiu, dissolvê-lo e marcar eleições antecipadas. Com que argumento? O de que os eleitores haviam escolhido o primeiro-ministro que se demitira, pelo que, em consequência, haveria necessidade de lhes dar a palavra para um outro escolher! Como se, acaso, as eleições não fossem para deputados, mas sim para chefes de Governo!

Ou terá querido Marcelo, deliberadamente, favorecer uma recomposição política mais próxima da sua área ideológica? 

E assim se passou mais um episódio da nacional vida pública: 

Uma Procuradora-Geral que revelou o nome do chefe do Governo não se sabe se por zelo republicano, se por nervoso institucional, como quem anuncia a chegada do camartelo antes mesmo de montar o tribunal.

Um primeiro-ministro que se demite não por culpa formada, mas por delicadeza de alma e que, não obstante essa delicadeza, aceita dias depois governar a Europa com a leveza de quem, tendo caído de um terceiro andar, pede ao enfermeiro que o leve direto para a maratona.

E, por fim, um Presidente que terá dissolvido o Parlamento, não por necessidade constitucional, mas por gosto cénico — como quem, farto da peça em cartaz, atira ao chão o pano, despede os atores e chama os seus amigos para reescrever o libreto à sua medida.

Tudo isto em nome da estabilidade, conceito que em Portugal se traduz por “sacudir as instituições até ver se alguma coisa cai”.

Portugal continua, pois, um país de costumes suaves e tragédias brandas, onde se governará como se joga à sueca: com manilhas escondidas, parceiros volúveis e uma mesa sempre prestes a virar-se, se o jogo não agradar ao dono da casa.

Post Scriptum:

Pela mesma altura em que o caso Influencer fez tremer São Bento, também Montenegro, então Presidente do PSD, se viu investigado por causa de umas obras numa casa sua em Espinho. A reação? Idêntica à de Costa: declarou-se de «consciência tranquila» — aquela expressão que, em Portugal, já devia ter equivalência jurídica a um habeas corpus preventivo.

Mas eis que, diante da mesma tranquilidade, as consciências tomaram rumos diferentes: Costa, numa epifania ética, demitiu-se e foi para Bruxelas. Montenegro, por sua vez, deu um passo mais confiante — subiu, qual balão, até ao cargo de primeiro-ministro. 

Em suma: as «consciências tranquilas» serão como as bebedeiras, em que cada um terá a sua forma de combater a respetiva ressaca.

Leia também: Esquecer a pobreza… | Por Luís Ganhão

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Opinião Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Cultura Nacional Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos

13:20 24 Outubro, 2026 12:47 24 Outubro, 2026

Reforma proposta pelo Governo suscita críticas. Especialistas divergem nas soluções e alterações continuam em discussão no Parlamento

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Opinião, Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Cultura, Nacional, Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros
    Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros
  • Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos
    Lei do arrendamento: especialistas alertam para maior desproteção dos inquilinos
  • Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha
    Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha
  • Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto
    Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto
  • Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia
    Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal