Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Opinião, Política

Quando a transparência se cruzou com a suspeição | Por Luís Ganhão

“Costa, numa epifania ética, demitiu-se e foi para Bruxelas. Montenegro, por sua vez, deu um passo mais confiante — subiu, qual balão, até ao cargo de primeiro-ministro”

15:07 25 Julho, 2025 15:45 25 Julho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No contexto da chamada Operação Influencer, Portugal terá assistido a um dos episódios mais marcantes da sua vida política recente: a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, anunciou publicamente que o nome do primeiro-ministro, António Costa, surgia numa investigação criminal em curso, tendo a revelação levado a que o dito, no próprio dia, apresentasse a sua demissão.

Estaria a Procuradora-Geral obrigada a partilhar essa informação, em nome da transparência, tanto mais que não o fazendo poderia ser acusada de proteger um primeiro-ministro que a escolhera para o cargo? Ou deveria tê-la mantido reservada, como forma de proteger o processo e a estabilidade institucional? 

LUÍS GANHÃO
Jurista
Costa, numa epifania ética, demitiu-se e foi para Bruxelas. Montenegro, por sua vez, deu um passo mais confiante — subiu, qual balão, até ao cargo de primeiro-ministro

E quanto a António Costa ter decidido demitir-se, quando não se mostrava acusado, nem, sequer, formalmente constituído arguido, dizendo-se de consciência tranquila? Deixara, na verdade, de ter condições políticas para no cargo continuar, como alegou, dado passar a ser um primeiro-ministro sob suspeição e «à mulher de César não bastar sê-lo, tendo, igualmente, de parecê-lo»? Sendo assim, como compreender, contudo, que poucas semanas depois já aceitasse o cargo de presidente do Conselho Europeu — uma função de grande visibilidade e influência política? Se, em Lisboa, se considerava sem condições para continuar a ser primeiro-ministro, por que razão já condições achava ter, em Bruxelas, para aceitar a presidência do Conselho Europeu, investigado continuando a ser? Ter-se-á Portugal revelado demasiado pequeno para a sua grande ambição política?

Por fim, o papel do Presidente da República perante o pedido de demissão de Costa:

Quanto a ter aceitado, de imediato, a demissão de Costa, sempre se poderia dizer que não podia impor a continuação da chefia da governação do país a alguém que  nessa chefia não desejava continuar. 

 Mas tentou, ao menos, explorar uma solução alternativa dentro do Parlamento, eleito não havia, ainda, muito tempo e onde, até, um partido dispunha da maioria de deputados?

Não, decidiu, dissolvê-lo e marcar eleições antecipadas. Com que argumento? O de que os eleitores haviam escolhido o primeiro-ministro que se demitira, pelo que, em consequência, haveria necessidade de lhes dar a palavra para um outro escolher! Como se, acaso, as eleições não fossem para deputados, mas sim para chefes de Governo!

Ou terá querido Marcelo, deliberadamente, favorecer uma recomposição política mais próxima da sua área ideológica? 

E assim se passou mais um episódio da nacional vida pública: 

Uma Procuradora-Geral que revelou o nome do chefe do Governo não se sabe se por zelo republicano, se por nervoso institucional, como quem anuncia a chegada do camartelo antes mesmo de montar o tribunal.

Um primeiro-ministro que se demite não por culpa formada, mas por delicadeza de alma e que, não obstante essa delicadeza, aceita dias depois governar a Europa com a leveza de quem, tendo caído de um terceiro andar, pede ao enfermeiro que o leve direto para a maratona.

E, por fim, um Presidente que terá dissolvido o Parlamento, não por necessidade constitucional, mas por gosto cénico — como quem, farto da peça em cartaz, atira ao chão o pano, despede os atores e chama os seus amigos para reescrever o libreto à sua medida.

Tudo isto em nome da estabilidade, conceito que em Portugal se traduz por “sacudir as instituições até ver se alguma coisa cai”.

Portugal continua, pois, um país de costumes suaves e tragédias brandas, onde se governará como se joga à sueca: com manilhas escondidas, parceiros volúveis e uma mesa sempre prestes a virar-se, se o jogo não agradar ao dono da casa.

Post Scriptum:

Pela mesma altura em que o caso Influencer fez tremer São Bento, também Montenegro, então Presidente do PSD, se viu investigado por causa de umas obras numa casa sua em Espinho. A reação? Idêntica à de Costa: declarou-se de «consciência tranquila» — aquela expressão que, em Portugal, já devia ter equivalência jurídica a um habeas corpus preventivo.

Mas eis que, diante da mesma tranquilidade, as consciências tomaram rumos diferentes: Costa, numa epifania ética, demitiu-se e foi para Bruxelas. Montenegro, por sua vez, deu um passo mais confiante — subiu, qual balão, até ao cargo de primeiro-ministro. 

Em suma: as «consciências tranquilas» serão como as bebedeiras, em que cada um terá a sua forma de combater a respetiva ressaca.

Leia também: Esquecer a pobreza… | Por Luís Ganhão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Política

Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro

22:03 18 Junho, 2026 22:04 18 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As eleições para a Comissão Política Concelhia realizam-se este sábado, entre as 15:00 e as 19:00, na sede do Partido Socialista em Faro

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Política

Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro

22:03 18 Junho, 2026 22:04 18 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As eleições para a Comissão Política Concelhia realizam-se este sábado, entre as 15:00 e as 19:00, na sede do Partido Socialista em Faro

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Últimas Notícias

  • Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
    Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
  • Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
    Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
  • Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
    Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
  • “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
    “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
  • Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
    Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal