Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Opinião, Política

Pelas pessoas e pelo ambiente, o acesso pedonal à Praia de Cabanas, impõe-se e é urgente | Por Ricardo Leonor

Artigo de opinião de Ricardo Leonor: “O acesso pedonal à Praia de Cabanas é uma urgência, Senhora Presidente. A reivindicação das pessoas de Cabanas já tem décadas, a luta deste Movimento Cívico já vai em três anos e meio”

08:55 10 Outubro, 2023 10:18 10 Outubro, 2023
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No passado dia 29 de setembro, acompanhámos com o interesse habitual, a transmissão via facebook, dos trabalhos da Assembleia Municipal de Tavira.

Durante o decorrer da reunião, fomos surpreendidos pela apresentação pelo Grupo Municipal do Partido Socialista de um Voto de Felicitação pelos esforços empreendidos pelo Executivo Municipal, tendo em vista a construção de uma travessia pedonal para a ilha de Cabanas, bem como por uma Proposta de Recomendação sob o tema “Por Uma Ponte Pedonal para a Ilha de Cabanas”, apresentada pelo Grupo Municipal do Partido Social Democrata, através da qual o Grupo Municipal do PSD refere que está ao lado do Movimento Cívico, defende a construção de um Acesso Pedonal à Ilha de Cabanas e propõe que o Município de Tavira desenvolva todas as diligências necessárias com vista à concretização da referida infraestrutura.

Relativamente à apresentação do Voto de Felicitação apresentado pelo Grupo Municipal do Partido Socialista, foram proferidas várias afirmações que não correspondem à realidade da história de três anos e meio de luta intensiva pela obtenção de um acesso pedonal à nossa Praia. Porque acreditamos que o Grupo Municipal do Partido Socialista não o fez de má fé, mas apenas porque não está perfeitamente esclarecido sobre o assunto, fomos colocando no espaço adequado alguns comentários, por forma a deixar o registo da verdade dos acontecimentos e esclarecer sobre os mesmos, quer a própria Assembleia Municipal, quer os munícipes que assistiam à reunião em número assinalável, quer presencialmente, quer através do acompanhamento na rede social, como também os cidadãos que, à posteriori, fariam o acompanhamento da mesma.

RICARDO LEONOR, munícipe de Tavira, natural de Cabanas onde reside desde que nasceu; Movimento de Cidadania “Por Uma Ponte Pedonal para a Ilha de Cabanas”.

Como não entusiasmar um autarca, a luta de uma população pelo direito de ter acesso à sua praia ali tão perto e tão inacessível, todo o ano e sem constrangimentos?

Acontece que, concluída a sessão, foi a gravação completamente apagada do facebook. Certamente decorrente de manifestações de protesto pelo facto, por parte de alguns cidadãos, a gravação foi recolocada quatro dias depois, mas desta feita, já sem os comentários dos munícipes.

Pelas razões expostas e, porque entendemos que os cidadãos merecem sempre conhecer a realidade dos factos, recorremos ao Jornal Postal do Algarve para repor os esclarecimentos aparente e lamentavelmente censurados.

Senhores Deputados Municipais, aquilo que sabemos que o Executivo Municipal efetivamente fez, foi apresentar à APA e ao ICNF, na primavera de 2021 – em pleno contexto de campanha eleitoral -, dois traçados de atravessamento para Parecer, justificando o pedido de Parecer na sequência da pretensão de um Movimento Cívico. Passaram dois anos e meio. Que fez o executivo desde então? Se algo fez, estará certamente no segredo dos deuses, posto que, nem o Movimento Cívico, nem os cabanenses e os tavirenses em geral, nem tão pouco, pelos vistos, as oposições políticas, estão informadas de qualquer outra diligência, sobre esta matéria, levada a cabo pelo Executivo Municipal.

E não, Senhores Deputados, a abertura manifestada pela APA para a construção de um acesso pedonal à Praia de Cabanas não é recente. Em 2021, em reunião com o Senhor Presidente da APA, essa abertura foi-nos de imediato demonstrada, considerando o Senhor Presidente da APA, efetivamente, que essa possibilidade teria que ser inscrita no POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira), que estaria em vias de ser revisto.

Essa exigência viria a não ser considerada no Parecer do ICNF, o qual, com base no Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, elucidou acerca da possibilidade legal de construção do Acesso Pedonal para um dos traçados apresentados pela Câmara Municipal de Tavira.

Na apresentação da Moção do Partido Socialista foi também referido “valorizamos os movimentos cívicos, mas temos que trabalhar juntos”. Isso é o que temos tentado sem sucesso, senhores deputados. Como trabalhar juntos se a Câmara Municipal nem sequer responde às nossas cartas, foram convidados para participar na iniciativa “Cordão Humano” e não compareceram e as raras vezes que a Senhora Presidente se referiu a este Movimento Cívico, foi para o desconsiderar, apelidando-nos de “oposição política” e “grupo de facebook”? Estamos, como sempre estivemos, disponíveis para colaborar no que estiver ao nosso alcance, da nossa parte vontade é o que não nos falta.

Em todo o caso, manifestamos o nosso regozijo por ser dito que a Senhora Presidente da Câmara é favorável à construção de um acesso pedonal à ilha de Cabanas. Não é, aliás, a primeira vez que a Senhora Presidente o narra, mas, como também já lhe temos dito, não temos vindo a sentir essa vontade, desde o início desta nossa luta. Façamos então um esforço, para acreditar que o acesso pedonal à nossa praia, é um objetivo que entusiasma a nossa Presidente.

De facto, como não entusiasmar um autarca a concretização de um objetivo do qual nasce um Movimento Cívico, um desejo que reúne um consenso tão alargado, consubstanciado através de uma Petição que contabiliza já 8400 subscrições, a luta por um direito que juntou há pouco mais de um mês, no rigor do verão, várias centenas de pessoas, trajando camisolas, erguendo faixas alusivas e fazendo-se ouvir em uníssono?

Como não entusiasmar um autarca, a luta de uma população pelo direito de ter acesso à sua praia ali tão perto e tão inacessível, todo o ano e sem constrangimentos?

Como não entusiasmar um governante a reivindicação dos seus cidadãos pela recuperação ambiental da ria, exageradamente ocupada por uma desnecessária carreira marítima, para viagens de dois minutos, percurso que pode fazer-se a pé, com benefício para a saúde das pessoas e para a economia da terra e do concelho?

O acesso pedonal à Praia de Cabanas é uma urgência, Senhora Presidente. A reivindicação das pessoas de Cabanas já tem décadas, a luta deste Movimento Cívico já vai em três anos e meio. Por isso, nos preocupam as suas expressões do tipo “Nós falamos para que, um dia, isso venha a ser possível, mas se calhar vamos ter de ter um bocadinho de paciência…”

Deixemo-nos de enigmas: para quando então avançar com o Processo? Vai a Senhora Presidente demonstrar nobreza política, suspendendo o Concurso para a Exclusividade da Travessia Marítima pelo escandaloso período de 25 anos e agarrar a porta aberta pelo Senhor Diretor do Parque Natural da Ria Formosa ou, na próxima campanha autárquica, vai de novo colocar no Programa Eleitoral que vai “pugnar junto das entidades competentes, para ultrapassar as dificuldades colocadas que impedem a construção da ponte para a ilha”?

Leia também: Travessia Pública para a Praia de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara de Tavira | Por José António Pinto

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

BMW num posto de abastecimento.
Auto Economia Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Cultura Nacional Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

BMW num posto de abastecimento.
Auto, Economia, Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Cultura, Nacional, Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
    Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
  • Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
    Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
  • BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições
    BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições
  • Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas
    Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas
  • Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos
    Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal