Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura, Opinião

Natal, em 50 palavras | Por António Valdemar

A narrativa de Teixeira Gomes a propósito de uma ceia de pescadores, dentro de um barco, no Algarve, convoca a memória dos que partiram e já não voltam mais e a presença dos que se encontravam longe e deviam estar perto

15:10 19 Dezembro, 2022 13:07 22 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
António Valdemar
Jornalista*

O Natal, em todos os países do mundo onde é celebrado, constitui um tema interminável. Quantas antologias recolheram textos de poetas, escritores e dramaturgos que, ao longo dos séculos, se pronunciaram acerca de todas as motivações do Natal? Mas em nenhuma antologia de língua portuguesa existe a breve evocação de Manuel Teixeira Gomes (1860-1941) que só com as palavras necessárias construiu o cenário para sintetizaros sentimentos mais profundos que emergem nesta quadra do ano.

Retomo o tema com alguns desenvolvimentos. A presença literária de Teixeira Gomes ficou, muitas vezes, ofuscada pela militância partidária para a implantação da República (1910); o desempenho da carreira diplomática, (1911 – 1923), no período trágico da Iª Guerra Mundial, à frente da embaixada de Portugal em Londres e, entre 1923 a 1925, o exercício da Presidência da República, repleto de conflitos nacionais e internacionais.

Enquanto Chefe de Estado, enfrentou crises partidárias e militares que desencadearam sucessivas quedas e substituições de governos. Procurou a reconciliação da classe política e das Forças Armadas. Perante o impasse, a agitação e a insegurança, no dia 10 de Dezembro de 1925, apresentou a demissão. Meses depois, o Exército implantava a ditadura militar e entregou, depois, o poder a Salazar para outra ditadura. O regime durou quase meio século. Até ao 25 de Abril de 1974.

Triste, amargurado, desiludido, Teixeira Gomes (proprietário abastado e lavrador rural do Algarve) resolveu, então,viajar de país em país. Foi o que chamou «a grande Primavera da Liberdade”. Transformado num cidadão anónimo, avançou para o Mediterrâneo. Apetecia-lhe voltar aos museus, às catedrais, aos palácios, aos jardins. Ver e rever, sem pressa, monumentos e paisagens. Usufruir os acasos do espetáculo humano das ruas. A curiosidade insaciável associada à energia física levaram-no, finalmente, à aventura da descoberta do Norte de África. Fazia «cerca de dez quilómetros de marcha diária, caminhadas sem fim até ao salutar cansaço que prepara os sonos profundos de onde se ressurge mais rijo e satisfeito”. Mas ao acentuar-se o envelhecimento mudou, por completo, a vida que levava ao ar livre para – é melhor citá-lo – continuar «saudável, próspero e feliz como um deus que regressou do Olimpo».

A reta final decorreu em Bougie, atualmente Bejaia. Tive a honra de ter sido convidado pelo Presidente Jorge Sampaio – no último dia do exercício do segundo mandato — para ser o orador quando ali foi colocado um monumento à memória de Teixeira Gomes, da autoria da escultora Irene Vilar. Teixeira Gomes em Bougie morou no pequeno Hotel l’Etoile que possuía o conforto indispensável. O quarto tinha (e tem) o número 13 e uma janela para o mar. A vista abrange a cordilheira de Kabila, sempre coberta de neve. Passou a consagrar-se, em tempo inteiro, à escrita. Com uma disciplina diária, de 1931 a 1941, entre os 70 e os 80 anos, na idade em que todos acabam, retomou criação literária.

Colaborava em jornais e revistas de oposição à ditadura. Reeditava livros que lhe deram renome intelectual. Publicava novos livros, que tiveram o maior êxito, provocaram surpresa e causaram escândalo literário e político, tais como Maria Adelaide e Novelas Eróticas. Permanecia na íntegrao homem rebelde, insatisfeito, frontal, aberto ao mundo, «com todos os sentidos despertos» – assim se definiu – «para glorificar o esplendor da luz e para divinizar quantas maravilhas ela nos revela, desde o cristal das fontes, que fecundam a terra sequiosa, até ao corpo humano, carne ambulante e sensual, onde se encerra e se propaga a essência da razão e do amor». Ambos os livros foram condenados pela Igreja, proibidos pela Censura e confiscados pela PIDE.

Teixeira Gomes, num dos seus últimos livros, com o título simbólico Regressos, reuniu textos acerca das muitas viagens que fizera para descobrir Portugal. Conhecer as terras e os tesouros que as colocaram no mapa e onde, também, exalta a língua portuguesa e a sua projeção no Brasil. Em todas as circunstâncias é um livro notável. Assim o referiu: «tento agora escrever e provavelmente nunca terminarei este livro». «São as impressões» – esclareceu Teixeira Gomes — «mais remotas da mocidade (ou as primeiras impressões de paisagens e monumentos revistos pela vida fora), colhidas no meu país, e lembradas longe dele, não podia deixar de incluir algumas páginas consagradas à minha terra natal. Como ali faltam os monumentos, diligenciarei evocá-la em paisagens».

É o caso do pequeno grande texto que transcrevemos na integra: «Natal: noite de levante frígido, anavalhado. Sobre a ponte. A lua espelha-se na água com um verde pálido, cuja vista dá acidez ao vento. O rio, em Ferragudo e na pequena enseada do Convento, coalhado de caíques arribados, que ardem todos com as chamas levantadas sobre o convés pelas “campanhas” que preparam a ceia. Céu desmaiado, sem estrelas, com o luar a escorrer como um líquido sobre vidro …»

Só isto. Um barco na enseada e os pescadores que foram parar ao Algarve, a acenderem o lume para a ceia. Teixeira Gomes recordava o que vira, próximo da sua casa em Portimão, entre o rio e o mar, entre o Arade e o Atlântico que já é quase Mediterrâneo. Deixara o resto para a imaginação de qualquer um de nós. Tudo coube em muito poucas palavras. Os pescadores não esqueciam naufrágios e outras fatalidades no alto mar e, sobretudo, a família em casa, em redor da mesa da consoada.

Era o diálogo entre todos os que passaram pelas suas vidas. Falavam uns com os outros. Ou recolhiam-se em silêncios. Uns breves. Outros prolongados e sufocantes. Surgiam os que partiram e já não voltam mais. E os que se encontravam longe e deviam estar perto. Os mortos e os vivos. As horas tristes e as horas alegres. Bastou dizer que era noite. E dizer apenas que também era Natal.

*Carteira profissional número UM; sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Algarve Edição Papel

Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões

17:30 4 Outubro, 2026 12:15 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Túnel de 1,5 quilómetros concentra 33 milhões de euros do plano de drenagem. Projeto será dirigido pela APA e ainda terá de passar por avaliação ambiental

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Opinião Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Desporto Economia Opinião Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde, Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Algarve, Edição Papel

Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões

17:30 4 Outubro, 2026 12:15 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Túnel de 1,5 quilómetros concentra 33 milhões de euros do plano de drenagem. Projeto será dirigido pela APA e ainda terá de passar por avaliação ambiental

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Opinião, Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Desporto, Economia, Opinião, Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Últimas Notícias

  • Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões
    Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões
  • Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
    Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
  • Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla
    Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla
  • Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876
    Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876
  • Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor
    Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

Opinião

  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos
  • Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
    Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal