Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
MÁRIO BEJA SANTOS, assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL. Foto DR
Cultura, Opinião

Estamos marcados por marcas que não são só sucesso nacional, correm mundo | Por Mário Beja Santos

“A senda destes produtos que percorrem Portugal e o mundo dão pelo nome de conservas Ramirez, sapatilhas Sanjo ou Vista Alegre”

09:29 27 Março, 2025 16:57 28 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando a sociedade de consumo corria à velocidade de cruzeiro tinha bastante sentido referenciar-se um bem de consumo, altamente perecível, semiduradouro ou duradouro, destacando uma marca, BIC, OMO, Gillette, Frigidaire, Michelin, Olá, Pudim Boca Doce. Obviamente, com o poder da globalização e no quadro do hiperconsumo, este fenómeno de marcação mudou de paradigma. Cada país tem uma história própria. Como se escreve no livro Marcas Que Fazem Portugal, por Margarida Vaqueiro Lopes, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal é um dos Estados-Membros com mais pedidos de registos de marcas, nas últimas duas décadas. Mas temos marcas que nos são profundamente familiares, e algumas delas já conquistaram o mundo, muito antes do quadro da globalização em que vivemos: basta pensar no Mateus Rosé, conservas Ramirez ou o Porto Croft. A marca é uma identidade, uma operação de confiança, um peso pesado no consumo material e imaterial, sente-se apego e segurança, é quase uma antecipação de satisfação.

Estas marcas que percorrem o país e o estrangeiro não andam em concorrência com os chamados produtos brancos. O consumidor que vai ao Lidl, ao Aldi ou ao Continente e procura produtos que têm referência comercial destas cadeias de hipermercados sabe perfeitamente que está a escolher um produto um tanto económico, tecnologicamente perfeito e seguro, estas cadeias comerciais estão permanentemente vigilantes de que um fiasco gera um cenário aterrador.

A autora de Marcas que Fazem Portugal fez uma escolha de dez marcas, é uma seleção que obedece a critérios de sucesso, mesmo que tenha havido paragem ou falência empresarial, deu-se depois uma retoma e a marca é de novo acarinhada e a aparece nos escaparates pelo mundo fora.

Tudo começa com a Bênamor, tem um século, nos laboratórios do Campo Grande apareceu um creme de rosto, é produto da Nally, além do creme do rosto, creme de mãos Alantoíne. A Nally parecia que ia desaparecer nos anos 1980, no início do novo século as coisas mudaram, houve uma retoma bem acolhida por novos consumidores. Nos anos 1930, a Bênamor criou um pó de arroz, juntou-se depois uma água-de-colónia a uma pasta de dentes e depois um petróleo para tratamento antiqueda. Abriu estabelecimento em Espanha e tem um acordo com a TAP para os produtos que integram as bolsas fornecidas aos passageiros em classe executiva.

Quem diz café diz Delta, hoje um conglomerado de dezenas de empresas, é 100% familiar. A história do Rui Nabeiro é por demais conhecida e como revolucionou a vida de quem vivem em Campo Maior. A Delta tem sabido pôr as pedras em todos os tabuleiros, tanto se bebe Delta na cafetaria como em casa graças às máquinas de café expresso. Há Delta com várias siglas, fazem-se parcerias com artistas, às vezes parece não haver limites para a elasticidade de um produto a que se associa popularidade e exclusividade.

O Mateus Rosé tem mais de meio século e em 2022 representava mais de 10% de exportações de vinhos nacionais. É a história do maior sucesso de sempre de uma marca nacional: um vinho rosé fresco, vibrante e ligeiramente gaseificado metido numa garrafa que parece um cantil, Mateus Rosé é Sogrape, a autora fala de ícones que são apreciadores de tal vinho que em Portugal é um tanto mal-amado, os rosés não podem competir com gente habituada a tintos robustos e a brancos frutados. Dado curioso, escreve a autora, o mercado nacional continua a ser muito importante para o Mateus Rosé, com vendas em Portugal a representarem entre 15 a 20% das vendas globais.

Quando já se falava de Olaio no pretérito, este mobiliário que entrou nos lares portugueses entre as décadas de 1930 e 1980, voltou a ganhar vida, a partir da segunda década deste século a Olaio renasceu com a qualidade e exigência de sempre. “Os móveis Olaio – mesas de jantar, consolas, estantes, banquetas, secretárias ou sofás – continuam a ser 100% made in Portugal, o que contribui para valorizar a marca numa altura em que o mercado procura autenticidade e qualidade. Quem está à testa do negócio quer continuar a inovar e cumprir tudo aquilo que promete: qualidade, intemporalidade e exclusividade.

Há um papel higiénico que nunca é tema inadequado em temas de conversa, chama-se Renova, conta-se a história da empresa que tem a sua sede ali para os lados de Torres Novas, a Fábrica de Papel do Almonda, há para ali espírito inventivo que se farta, o papel higiénico preto rompeu com preconceitos, agora não faltam as cores, usa-se na comunicação que se trata da marca de papel higiénico mais sexy do planeta, mais que uma história de sucesso é um case study de prodígio imaginativo.

Já houve a pasta medicinal Couto, o medicinal caiu, chegou a ser um dentífrico de vanguarda, depois apareceram a Colgate e a Pepsodent, a tecnologia desenvolveu-se, a Couto, no presente, mantém a estratégia de não estar à venda na grande distribuição, conhece uma boa percentagem nas expotações, e tem o seu nome associado ao restaurador Olex. “Apesar da pasta Couto continuar a ser o produto de referência –  da fábrica saem todos os anos cerca de 700 mil bisnagas -, agora há também águas de colónia, cremes de barbear, desodorizantes, sabonetes (o único produto feito fora da Couto), géis de banho, cremes hidratantes, colutórios, cremes de rosto e até uma pasta dentífrica com flúor.”

A senda destes produtos que percorrem Portugal e o mundo dão pelo nome de conservas Ramirez, sapatilhas Sanjo ou Vista Alegre, a marca que em 2024 celebrou dois séculos de história, e também a Viúva Lamego, uma fénix renascida, parecia um empreendimento no fundo ganhar vida;  e o Porto Croft é uma das várias marcas desse vinho que é referenciado em obras-primas da literatura mundial, a escolha do Croft , tem a ver com as centenas de anos da marca e da casa vinhateira, tudo isso é contado ao pormenor, os tremendos desafios por que passou a marca, e como se impõe nos mercados internacionais.

A autora, em jeito de conclusão recorda ao leitor que há factos curiosos transversais a todas as marcas: a idade avançada das empresas que detêm cada uma das referências, algumas têm um caráter profundamente familiar, e terem o prestígio sólido de deixarem o passado sem deixarem de olhar para o futuro. E faz-nos a chamada de atenção de que muito provavelmente muitas outras marcas têm a sua atividade muito perto de cada um de nós. Porque as nossas marcas fazem parte de um Portugal que continua a ter muito mais para dar ao mundo do que apenas bom tempo, muitos quilómetros de praia e um povo acolhedor.

Uma boa leitura, do produtor ao consumidor.

Leia também: O que todos nós devemos saber sobre as manchas na pele | Por Mário Beja Santos

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Algarve

Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira

11:41 2 Outubro, 2026 11:41 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve um homem de 33 anos por roubo com arma branca em Albufeira. Tribunal aplicou-lhe a medida de prisão preventiva

Economia Europa Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Algarve Desporto

Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve

12:51 2 Outubro, 2026 12:53 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia de abertura do Faro International Cup decorre esta sexta-feira, às 21:00, na praça central do Forum Algarve

Algarve Desporto

Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira

08:40 2 Outubro, 2026 08:33 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Artur Lara Ramos reuniu-se às comemorações dos 40 anos da APEF Algarve, numa cerimónia com 80 participantes de todo o país

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais despejos e rendas mais altas? Proposta para novas rendas no arrendamento passa no Parlamento e estas são as principais alterações

09:30 2 Outubro, 2026 08:58 1 Outubro, 2026 | João Luís

Proposta do Governo foi aprovada na generalidade e prevê mudanças nas rendas dos novos contratos, despejos por incumprimento, cauções e renovações

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Algarve

Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira

11:41 2 Outubro, 2026 11:41 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve um homem de 33 anos por roubo com arma branca em Albufeira. Tribunal aplicou-lhe a medida de prisão preventiva

Economia, Europa, Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Algarve, Desporto

Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve

12:51 2 Outubro, 2026 12:53 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia de abertura do Faro International Cup decorre esta sexta-feira, às 21:00, na praça central do Forum Algarve

Algarve, Desporto

Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira

08:40 2 Outubro, 2026 08:33 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Artur Lara Ramos reuniu-se às comemorações dos 40 anos da APEF Algarve, numa cerimónia com 80 participantes de todo o país

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais despejos e rendas mais altas? Proposta para novas rendas no arrendamento passa no Parlamento e estas são as principais alterações

09:30 2 Outubro, 2026 08:58 1 Outubro, 2026 | João Luís

Proposta do Governo foi aprovada na generalidade e prevê mudanças nas rendas dos novos contratos, despejos por incumprimento, cauções e renovações

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Últimas Notícias

  • Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento
    Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento
  • Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer
    Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer
  • Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve
    Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve
  • Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa
    Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa
  • Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”
    Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”

Opinião

  • “Uma segunda juventude” | Por José Garrido
    “Uma segunda juventude” | Por José Garrido
  • Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
    Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
  • Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
    Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal