Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Ciência, Nacional, Opinião

Prepare-se para ver ‘chuva’ de meteoros e eclipse da lua no céu de outubro | Por Ricardo C. Reis

No último domingo de outubro, que este ano calha no dia 29, voltamos ao horário de inverno e a hora legal volta a estar mais próxima da verdadeira hora solar

16:13 2 Outubro, 2023 11:01 6 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante este mês, temos a companhia dos dois maiores planetas do Sistema Solar durante a maior parte da noite. Saturno está visível logo ao anoitecer, virado a Sudeste e cerca de 20 graus acima do horizonte.

No início do mês, o planeta põe-se cerca das 4 da manhã, mas no fim do mês já se põe por volta da uma da manhã (na nova hora). Quanto a Júpiter, que parece uma autêntica “superestrela” no céu, nasce logo a seguir ao pôr-do-Sol, um pouco à esquerda de Este e fica visível até ao amanhecer.

No dia 6 a Lua atinge o quarto minguante e no dia 10, um fino minguante da Lua passa a 6 graus de Vénus. O planeta, que continua no seu papel de “estrela d’Alva”, é ainda mais brilhante do que Júpiter e durante este mês nasce por volta das 4 da manhã, mantendo-se visível até ao amanhecer.

RICARDO CARDOSO REIS
Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Dia 14 ocorre a lua nova e no dia 22, atinge o quarto crescente. É na madrugada de 22 para 23 que ocorre o pico da “chuva” de meteoros das Oriónidas. Esta “chuva” deve o seu nome à constelação de Orion (ou Orionte), o local onde está situado o radiante, isto é, o ponto de onde parecem emanar todos os meteoros.

O céu virado a Este, à uma da manhã do dia 23 de outubro 2023, com indicação do radiante da chuva de meteoros das Oriónidas. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis / Stellarium)

Esta chuva tem previstos cerca de 20 meteoros visíveis por hora, em céus escuros, mas nas cidades, devido à poluição luminosa, não esperem mais do que 10% deste valor. Por isso, o ideal é tentarem observar este fenómeno o mais longe possível de cidades. O pico das Oriónidas está previsto ocorrer por volta da uma da manhã de dia 23 e a Lua põe-se cerca de uma hora antes, não afetando a visibilidade.

Ao anoitecer do dia 28, a lua cheia tem o planeta Júpiter a apenas 6 graus. E como só pode acontecer em dias de lua cheia, ocorre um Eclipse da Lua. Este é apenas parcial e no máximo, que ocorre por volta das 21:15, a Lua não chega a ter 13% da sua superfície tapada, por isso, quem não estiver a contar, é bem capaz de nem reparar que está a acontecer um eclipse. O primeiro contacto do nosso satélite com a umbra da Terra ocorre às 20:36 (hora de Portugal continental), com o eclipse parcial a terminar por volta das 21:54.

O céu virado a sudeste, no dia 28 de outubro de 2023, às 21h15, hora do máximo de ocultação do Eclipse Parcial da Lua. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis / Stellarium)

Com o decorrer da noite, a Lua vai-se aproximar ainda mais do planeta Júpiter, no céu, e ao amanhecer do dia 29 os dois astros estão separados por apenas 2 graus.

E como sempre, no último domingo de outubro, que este ano calha no dia 29, voltamos ao horário de inverno e a hora legal volta a estar mais próxima da verdadeira hora solar. Assim, no Continente e na Madeira, às 02:00 atrasamos os relógios para a 01:00, enquanto nos Açores, à 01:00 o relógio volta para a meia-noite.

Às 02:00 do dia 29 de outubro 2023, atrasam os relógios e volta a ser 01:00, no Continente e na Madeira. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço & Planetário do Porto – Centro Ciência Viva))

Portanto preparem-se para a mudança: No dia 28, o Sol põe-se por volta das 19:00, mas no dia seguinte já se põe por volta das 18h00. Em compensação, quem sai de casa para o trabalho por volta das 7:30, levanta-se de noite na sexta-feira, dia 27, mas já sai de dia na segunda-feira, dia 30.

Boas observações.

Leia também: Céu de setembro com equinócio outonal e última superlua do ano | Por Fernando J.G. Pinheiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional, Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Últimas Notícias

  • “Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira
    “Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira
  • Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?
    Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?
  • Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir
    Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir
  • Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
    Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
  • Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna
    Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal