Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

Carta aberta: Mata do Liceu e Sustentabilidade – a política da água (e não só) em Faro

O Glocal Faro espera que os munícipes ajuízem o efeito desta “requalificação” e lamenta que não tenham sido tidos em conta todos os alertas e sugestões feitos, quer pelo Glocal, quer por outros cidadãos, e prevê que, daqui a 15 ou mais anos, volte a haver sombras neste novo jardim

18:13 2 Abril, 2023 18:16 2 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Exmos Senhores

Era uma mata muito engraçada… 

No dia 24 de março de 2023, as obras da apelidada “requalificação da Mata do Liceu”, da responsabilidade do executivo camarário de Faro, foram finalmente concluídas.

Falamos de uma obra pública, num dos raros espaços verdes que ainda persistia  em Faro, utilizado e fruído por inúmeras famílias com crianças, jovens estudantes, desportistas, séniores, onde foram despendidos mais de 1 milhão de euros e  para o qual os habitantes não foram ouvidos previamente ao projecto, nem as suas  sugestões, apresentadas antes da  execução da obra, foram aceites.

É caso para perguntar: “como acolhe o poder político a participação  dos cidadãos?”

Face ao que nos é dado presenciar, o Glocal Faro espera que os munícipes ajuízem o efeito desta “requalificação”.

 Essa avaliação pode ser facilitada se responderem a questões como estas:

· Na  cidade de Faro há “excesso de árvores”? 

· O rácio “habitantes permanentes – árvores/espaço verde” é alto?

· Chove em quantidades necessárias para se ter um clima e uma biodiversidade equilibradas?

· Faro tem frequentes ondas de calor e muitos meses quentes?

· Um pavimento de betão permite a infiltração da água pluvial no subsolo?

· Uma árvore nova, mesmo de sequeiro, quantos anos precisa para poder sobreviver sem rega e sem manutenção constante?

· Uma árvore adulta purifica o ar e minimiza a temperatura com a mesma eficiência que uma árvore nova?

· Foi prevista uma compostagem colectiva do material vegetal?

A resposta a estas questões  determinará se é aceitável que o município tenha:

1. transformado uma mata , já por si pequena, num pseudo jardim urbano;

2. abatido árvores sadias para plantar um relvado;

3. plantado árvores novas e simultaneamente impermeabilizado o espaço; 

4. optado por gastar ainda mais água em rega numa altura em que aquela é tão escassa.

Desfez-se, enfim, uma mata, que passou a designar-se por “eco-jardim”, com direito a “workout spots”, mobiliário urbano e trilhas em cimento, impermeabilizações várias, campos de basketball cor-de-rosa choque, relvados e rega em barda, e aspersores, e mais aspersores.

É esta a insustentável remodelação paisagística que, na passada sexta-feira, foi apresentada com muita pompa, circunstância e o habitual e fundamental cortejo de marketing, à sequiosa população de Faro

Sequiosa, sim, porque Faro clama por árvores e espaços verdes. Sequiosa, sim, porque Faro quase não tem sombras. Sequiosa, sim, porque se decidiu acabar com 17 parques infantis espalhados pelos vários bairros da cidade e as famílias simplesmente não têm alternativas ao ar livre para brincar e fruir com os seus filhos, nem os desportistas têm espaços à altura para as suas práticas. 

Sequiosa porque a água escasseia, de ano para ano, mas continuamos a insistir nos relvados e a impermeabilizar-nos até ao tutano. 

Pode ser que os aumentos absurdos das tarifas da FAGAR que foram recentemente impostas à população, consigam cobrir parte das despesas que advirão da gestão e manutenção deste novo eco-espaço. (Mas as sinapses da memória também nos lembram o enorme desperdício de água provocado pelas constantes rupturas na rede de distribuição de água deste concelho)

Enquanto isso, um pouco por toda a Europa, a tendência é outra. Começam a disseminar-se florestas Miyawaki, com exemplos de sucesso na Holanda e no Reino Unido. Aqui no Algarve, também já foi dado o pontapé de saída num bonito projeto no Algoz, pelas mãos do coletivo Floresta Nativa. Um método mais orgânico, mais consistente, mais sustentável, ambiental e financeiramente, e com melhores resultados em menos tempo. 

O Glocal Faro lamenta que não tenham sido tidos em conta todos os alertas e sugestões feitos, quer pelo Glocal, quer por outros cidadãos, e prevê que daqui a 15 ou mais anos, após ENORME  GASTO de ÁGUA e de TRATAMENTOS, volte a haver sombras neste novo jardim; nessa altura, talvez o espaço retome a função de diminuir a temperatura e de purificar o ar da cidade. 

 Quanto à Mata…. 

“Era uma mata muito engraçada, ficou sem árvores, ficou depenada. Mas foi inaugurada com muito esmero, nesta cidade carente de verde!”.

 Aplausos?  
Nota: nem a recente lei do Arvoredo urbano, Lei 50/2021, conseguiu minimizar, ou melhorar  esta obra de betão.

  • Carta aberta da equipa do movimento Glocal Faro: Raquel Ponte, Rosa Guedes, Tereza Fonseca

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Últimas Notícias

  • “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
    “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
  • Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
    Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
  • “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
    “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal