Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

São Brás de Alportel celebra os 50 anos da Revolução de Abril até final de 2025

Exposições, música, teatro, instalações, representações artísticas e poesia incluem o vasto programa das comemorações da Revolução dos Cravos

11:37 24 Abril, 2024 11:38 24 Abril, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em São Brás de Alportel as comemorações do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 tiveram início em janeiro e vão decorrer até ao final de 2025, contando com programa “sobrelotado” de iniciativas em abril, muito especialmente de 24 a 26 de abril.

Na inspiradora noite de 24 de abril que trouxe abril na madrugada, o serão é de poesia, na Biblioteca Municipal, com a participação de Sónia Pereira e Carlos Boita.

No aguardado dia 25, as comemorações têm início pelas 10:00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e a colaboração do Corpo de Bombeiros Voluntários. Honrando o direito de associação, uma das conquistas de abril, seguir-se-á um desfile de associações do concelho de São Brás de Alportel.

Às 10:30, no Largo de São Sebastião, o Grupo Carolas e muitos amigos que se associaram, apresenta a representação artística “25 de abril de 1974”, fruto de uma iniciativa que irrompeu espontaneamente da comunidade.

No Largo e troço sul da Av. da Liberdade, que deve o seu nome à Revolução dos Cravos, respira-se memória, com um cenário representativo onde tomam presença os automóveis da época… decorado por elementos artísticos de onde ressalta o cravo gigante que ultrapassa os 6 metros de altura!

Pelas 11:00, após uma breve visita à exposição “25 de abril: o virar da página… 50 anos de Democracia” que está patente na Galeria Municipal até 30 de abril e que estará em itinerância por diversos espaços do concelho a partir de maio, todos são convidados a participar na Sessão Solene Comemorativa “Tributo à Memória, Sementes de Futuro”, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto.

Este será o momento em que o Município de São Brás de Alportel irá distinguir e homenagear um conjunto de são-brasenses que semearam a Democracia, lutaram pela Liberdade e deram o seu contributo para a concretização da Revolução dos Cravos e da implementação do Poder Local Democrático, que foi outra das mais relevantes conquistas de abril.

Os elementos das Primeiras Comissões Administrativas, bem como todos os são-brasenses que desde 74 presidiram à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal serão dignos deste tributo.

As Sementes e futuro são lançadas pela voz dos meninos e meninas da Turma de 3.º ano do Prof Jorge Gonçalves na Escola EB1 Ji de São Brás de Alportel e do CARTES – Conservatório de Artes do concelho, dirigido por António Jorge Pinto que brindará os presentes com uma emotiva viagem musical pela Liberdade.

Porque o Abril é Hoje e precisa ser para sempre, o dia terminará com um concerto protagonizado por um jovem, o muito conceituado e talentoso artista português Buba Espinho, que partilhará o palco com o Coro Infantojuvenil da Liberdade, um momento único, a partir das 21:30, no Largo de São Sebastião, com entrada gratuita.

O programa do dia integra ainda, pelas 10:00, mais uma edição do tradicional Jogo de Solteiros e Casados que o Grupo Desportivo e Cultural de Machados realiza desde há décadas neste dia e outra iniciativa desportiva, pelas 11:00, no Campo de Sousa Uva, onde a União Desportiva e Recreativa Sambrasense promove o 1º Walking-Football, encontro de jogadores com mais de 50 anos, nascidos antes de abril de 1974.

Programa da comemoração da Revolução dos Cravos comemou a ser preparado há um ano

O programa das comemorações são-brasenses do 50º aniversário da Revolução do 25 de abril de 1974 começaram a ser preparadas há um ano, com a constituição da Comissão das Comemorações, apresentada a 25 de abril de 2023 e constituída formalmente a 1 de junho de 2023, que escolheu para momento de lançamento das iniciativas a apresentação da exposição artística de homenagem a João Azevedo, um eterno defensor da democracia, autor de capas do Zeca Afonso, no Centro Museológico do Alportel.

“Passados 50 anos da Revolução dos Cravos, Portugal volta a encontrar-se num momento de escolher o seu futuro. E porque os ideais do 25 de abril de 1974 se concretizam em todas as áreas da nossa vida, a Comissão das Comemorações e o Município de São Brás de Alportel decidiu construir este programa com um desafio a toda a camada associativa do concelho que prontamente apresentaram propostas que nos parecem muito enriquecedoras”, explicou a representante do município, na Comissão, Vereadora da Cultura e Património, Marlene Guerreiro. 

Entretanto, já este mês, os mais novos foram desafiados pela Biblioteca Municipal a participar na Sessão de Contos “Tapete Voador” especialmente dedicada à Liberdade e à Democracia e alunos do primeiro ciclo assistiram à peça de teatro “A que cheira a Liberdade” que o VATe – Vamos Apanhar o Teatro d’A Companhia de Teatro do Algarve trouxe a São Brás de Alportel.

A iniciativa “Conversas com História” trouxe no dia 16 de março uma interessante Tertúlia sobre o Golpe Falhado das Caldas, com a participação de Artur Guerreiro e passou pela Biblioteca Municipal sexta-feira, 19 de abril, tendo recebido Ramiro Santos, numa apresentação da obra “50 anos de Abril no Algarve”.

O Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas também se associou a esta iniciativa, tendo lançado o desafio aos alunos para a criação do logotipo das Comemorações, tendo sido o trabalho de Tiago Narciso o escolhido para marcar esta efeméride. 

A 24 de abril, o Agrupamento de Escolas levará a cabo uma instalação artística de cravos no Jardim Carrera Viegas e encontra-se a preparar a criação de um mural artístico.

“Palavras de Poesia” é o nome do recital de poesia que Sónia Pereira e Carlos Boita apresentam na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro a 24 de abril, pelas 21:30.

“E depois de abril… Memórias com Sabor a Liberdade” é o tema da “Tertúlia Aqui entre Nós” que regressa à Galeria Municipal no dia 26, pelas 21:30, com a honrosa participação do Capitão de Abril, Almirante Martins Guerreiro, um ilustre são-brasense que muito orgulha a sua terra.

No dia seguinte, os mais novos são convidados a dar asas à imaginação e a contruir “Cravos de Abril” no ateliê criativo “A Crescer e a Aprender” que a Biblioteca Municipal vai dinamizar a partir das 16:00.

O programa deste mês termina com uma noite de Fado no Museu do Traje marcada para as 21:00, do dia 28 de abril.

Destaque ainda para as exposições patentes no concelho. O Museu do Traje apresenta até 28 de junho a exposição “Liberdade Sempre!” enquanto no Espaço Comunidade, antiga sede da Junta de Freguesia, até junho, os alunos da Universidade Sénior apresentam um conjunto de pinturas que criaram tendo como inspiração a Revolução dos Cravos, contando ainda com algumas fotografias do período da Guerra Colonial, disponibilizadas pelo Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes.

Até ao final deste mês, é possível descobrir o 25 de abril de 1974 através da literatura. Este foi o mote que de origem à exposição que a Biblioteca Municipal tem patente até 29 de maio.

Na Galeria Municipal, está patente a exposição comemorativa “25 de abril: o virar da página… 50 anos de Democracia”.

Maio dará continuidade ao programa com um conjunto de iniciativas, entre as quais uma sessão especial da Assembleia Jovem onde os jovens de 2024 se encontrarão com jovens de 1974, num debate de ideias único. Marcarão o mês muitos outros momentos como a interessante Conversa com História, no dia 24, pela Dr.ª Maria João Raminhos Duarte; uma tertúlia sobre a importância do movimento sindical e a produção artística “Liberdade”, 100% talento são-brasense, que se apresentará ao publico a 25 de maio.

O programa das comemorações estender-se-á até finais de 2025. 

Leia também: Vem aí uma depressão fria vinda da Gronelândia que fará regressar o inverno

Homem a encerrar uma loja.
Economia Nacional

Portas fechadas: grupo Jerónimo Martins acaba de encerrar todas as lojas desta marca em Portugal

19:10 18 Maio, 2026 17:39 18 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Decisão foi tomada de forma gradual, mas acabou por tornar-se definitiva e todas as lojas em Portugal já fecharam portas

Algarve Desporto

Usumane Djumo entra para a história do atletismo da Guiné-Bissau e do Algarve

19:20 18 Maio, 2026 18:42 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

O atleta de Armação de Pêra terminou em oitavo lugar na final dos 110 metros barreiras do Campeonato Africano de Atletismo, no Gana

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Península Ibérica. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

Cientistas avisam: este fenómeno está a fazer a Península Ibérica andar ‘à roda’ e pode aumentar o risco de sismos

22:20 18 Maio, 2026 19:33 18 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo revela um movimento 'invisível' na Península Ibérica que pode ajudar a compreender melhor alguns sismos registados.

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Algarve Desporto

Padel Cup Play4Children angariou quase mil euros para crianças desfavorecidas em Albufeira

18:14 18 Maio, 2026 18:14 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 60 atletas participaram na quarta etapa da Padel Cup Play4Children, disputada no Padel Blu Albufeira

Algarve Cultura

Susana Travassos lança novo projeto cultural em Vila Real de Santo António

17:40 18 Maio, 2026 17:31 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Tertúlia das Andorinhas” estreia-se em Vila Real de Santo António com concerto de Martin Sued e Barbara Rodrix no Centro Cultural António Aleixo

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Nota falsa. Crédito: DR
Economia Nacional

Banco de Portugal esclarece: deve fazer isto se encontrar uma nota ou moeda falsa na carteira para evitar problemas

22:00 18 Maio, 2026 14:30 18 Maio, 2026 | João Luís

Encontrou uma nota ou moeda falsa? O Banco de Portugal explica o que deve (e não deve) fazer para não cometer um crime sem querer

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa Gastronomia Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Pessoa a segurar bandeira portuguesa. Crédito: Freepik
Nacional

É oficial: feriados em junho calham nestes dias e alguns são ideais para fazer ‘escapadinhas’

21:20 18 Maio, 2026 19:43 18 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Lista de feriados nacionais e municipais no mês de junho vai permitir a muitos portugueses fazer 'escapadinhas' gastando apenas um dia de férias

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Falta-lhe isto no carro? Prepare-se para coimas de 2.500€, pontos perdidos e veículo apreendido

20:50 18 Maio, 2026 19:23 18 Maio, 2026 | João Luís

Saiba porque a lei prevê coimas até 2.500€, perda de pontos e apreensão imediata do veículo se não tiver este documento obrigatório no carro

Passadiços de Altura.
Algarve Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Homem a encerrar uma loja.
Economia, Nacional

Portas fechadas: grupo Jerónimo Martins acaba de encerrar todas as lojas desta marca em Portugal

19:10 18 Maio, 2026 17:39 18 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Decisão foi tomada de forma gradual, mas acabou por tornar-se definitiva e todas as lojas em Portugal já fecharam portas

Algarve, Desporto

Usumane Djumo entra para a história do atletismo da Guiné-Bissau e do Algarve

19:20 18 Maio, 2026 18:42 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

O atleta de Armação de Pêra terminou em oitavo lugar na final dos 110 metros barreiras do Campeonato Africano de Atletismo, no Gana

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa, Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Península Ibérica. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

Cientistas avisam: este fenómeno está a fazer a Península Ibérica andar ‘à roda’ e pode aumentar o risco de sismos

22:20 18 Maio, 2026 19:33 18 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo revela um movimento 'invisível' na Península Ibérica que pode ajudar a compreender melhor alguns sismos registados.

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Algarve, Desporto

Padel Cup Play4Children angariou quase mil euros para crianças desfavorecidas em Albufeira

18:14 18 Maio, 2026 18:14 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 60 atletas participaram na quarta etapa da Padel Cup Play4Children, disputada no Padel Blu Albufeira

Algarve, Cultura

Susana Travassos lança novo projeto cultural em Vila Real de Santo António

17:40 18 Maio, 2026 17:31 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Tertúlia das Andorinhas” estreia-se em Vila Real de Santo António com concerto de Martin Sued e Barbara Rodrix no Centro Cultural António Aleixo

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Nota falsa. Crédito: DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal esclarece: deve fazer isto se encontrar uma nota ou moeda falsa na carteira para evitar problemas

22:00 18 Maio, 2026 14:30 18 Maio, 2026 | João Luís

Encontrou uma nota ou moeda falsa? O Banco de Portugal explica o que deve (e não deve) fazer para não cometer um crime sem querer

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa, Gastronomia, Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Pessoa a segurar bandeira portuguesa. Crédito: Freepik
Nacional

É oficial: feriados em junho calham nestes dias e alguns são ideais para fazer ‘escapadinhas’

21:20 18 Maio, 2026 19:43 18 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Lista de feriados nacionais e municipais no mês de junho vai permitir a muitos portugueses fazer 'escapadinhas' gastando apenas um dia de férias

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Falta-lhe isto no carro? Prepare-se para coimas de 2.500€, pontos perdidos e veículo apreendido

20:50 18 Maio, 2026 19:23 18 Maio, 2026 | João Luís

Saiba porque a lei prevê coimas até 2.500€, perda de pontos e apreensão imediata do veículo se não tiver este documento obrigatório no carro

Passadiços de Altura.
Algarve, Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Últimas Notícias

  • Cientistas avisam: este fenómeno está a fazer a Península Ibérica andar ‘à roda’ e pode aumentar o risco de sismos
    Cientistas avisam: este fenómeno está a fazer a Península Ibérica andar ‘à roda’ e pode aumentar o risco de sismos
  • Banco de Portugal esclarece: deve fazer isto se encontrar uma nota ou moeda falsa na carteira para evitar problemas
    Banco de Portugal esclarece: deve fazer isto se encontrar uma nota ou moeda falsa na carteira para evitar problemas
  • É oficial: feriados em junho calham nestes dias e alguns são ideais para fazer ‘escapadinhas’
    É oficial: feriados em junho calham nestes dias e alguns são ideais para fazer ‘escapadinhas’
  • Falta-lhe isto no carro? Prepare-se para coimas de 2.500€, pontos perdidos e veículo apreendido
    Falta-lhe isto no carro? Prepare-se para coimas de 2.500€, pontos perdidos e veículo apreendido
  • Autoridade Tributária ‘avisa’: contribuintes com dívidas superiores a este valor entram na “lista negra” das Finanças
    Autoridade Tributária ‘avisa’: contribuintes com dívidas superiores a este valor entram na “lista negra” das Finanças
  • Mercadona baixa o preço de 500 produtos, mas a história não acaba na etiqueta: saiba o que está a passar despercebido
    Mercadona baixa o preço de 500 produtos, mas a história não acaba na etiqueta: saiba o que está a passar despercebido

Opinião

  • União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
    União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
  • Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
    Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
  • Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
    Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
  • Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
    Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
    União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
  • Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
    Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
  • CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
    CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal