Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu um e-mail, SMS ou chamada das Finanças? Autoridade Tributária alerta para novas fraudes e diz o que nunca deve fazer

Os esquemas utilizam o nome da Autoridade Tributária para tentar levar os contribuintes a carregar em ligações e validar dados

13:30 21 Agosto, 2026 11:36 21 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) voltou a alertar para tentativas de fraude praticadas em seu nome. Segundo o Notícias ao Minuto, estão a ser utilizados diferentes meios de contacto para tentar enganar os contribuintes: mensagens de correio eletrónico, SMS e até chamadas telefónicas relacionadas com alegadas situações fiscais.

Nos casos identificados, os e-mails incluem ligações nas quais é pedido ao destinatário que carregue, uma técnica conhecida como phishing. Nos SMS fraudulentos, ou smishing, pode ser solicitada a validação de dados. Há ainda relatos de chamadas em que alguém se faz passar pela AT e pede ao contribuinte que carregue numa tecla para corrigir uma suposta divergência na declaração de IRS, modalidade conhecida como vishing. Perante estas abordagens, a recomendação das Finanças é clara: “Em caso algum deverá efetuar essas operações.”

E-mails, SMS e chamadas: como funcionam as fraudes

O objetivo destes esquemas é criar uma aparência de legitimidade recorrendo ao nome da Autoridade Tributária e, em alguns casos, à urgência de uma alegada dívida, reembolso, divergência fiscal ou necessidade de atualização de dados. A AT tem vindo a publicar vários alertas ao longo de 2026. Numa comunicação oficial de julho, por exemplo, confirmou a circulação de e-mails fraudulentos com ligações maliciosas e SMS destinados a levar os contribuintes a atualizar dados pessoais. As mensagens devem ser ignoradas, sublinha a autoridade fiscal.

Em maio, as Finanças alertaram igualmente que estas mensagens podem tentar conduzir as vítimas a páginas falsas ou convencê-las a realizar pagamentos indevidos. A existência de uma chamada telefónica torna o esquema particularmente relevante porque o contacto pode parecer mais credível do que um simples e-mail. Uma referência ao IRS ou a uma suposta irregularidade fiscal pode levar o contribuinte a agir rapidamente sem confirmar primeiro quem está do outro lado.

Há coisas que a AT diz que nunca pede por e-mail ou SMS

As Finanças disponibilizam algumas regras que ajudam a identificar uma tentativa de fraude. A AT esclarece que os seus endereços de correio eletrónico terminam em @at.gov.pt e afirma que não envia e-mails ou SMS com ligações destinadas a inserir, alterar ou confirmar dados pessoais ou fiscais. Também não solicita pagamentos através de links enviados por estes meios.

Isto significa que uma mensagem que use o logótipo das Finanças ou apresente linguagem aparentemente oficial não deve ser considerada legítima apenas pelo seu aspeto. A recomendação é não utilizar as ligações fornecidas e aceder diretamente ao Portal das Finanças, escrevendo o endereço no navegador ou utilizando um acesso já conhecido.

Como confirmar se uma mensagem das Finanças é verdadeira

Existe uma forma de verificar as comunicações enviadas centralmente pela Autoridade Tributária sem depender do e-mail ou SMS recebido. Depois de entrar no Portal das Finanças e fazer a autenticação, o contribuinte pode selecionar a opção “Comunicações”, disponível no menu lateral. É nesse espaço que ficam acessíveis as mensagens oficiais enviadas centralmente pela AT.

As próprias Finanças esclarecem que apenas enviam comunicações informativas por e-mail ou SMS aos contribuintes que tenham ativado essa possibilidade e possuam os respetivos contactos confirmados no Portal. Estes avisos eletrónicos têm ainda caráter informativo e não substituem as notificações e citações que, por imposição legal, têm de ser feitas através dos meios próprios previstos na legislação, incluindo a área reservada do Portal das Finanças quando aplicável.

Pode reforçar a segurança do acesso ao Portal das Finanças

Outra medida disponível é o segundo fator de autenticação, que acrescenta uma etapa ao acesso à conta. Depois de ativado, além do NIF e da palavra-passe, o contribuinte recebe no telemóvel um código único necessário para concluir a autenticação. A AT explica que este mecanismo aumenta a proteção mesmo quando alguém tenha conseguido obter a senha através de um esquema fraudulento ou de uma fuga de dados.

O código enviado para o telefone só pode ser usado uma vez e tem uma validade de cinco minutos. Ainda assim, a utilização deste sistema não substitui os cuidados perante mensagens suspeitas. Um burlão pode tentar convencer a própria vítima a fornecer códigos ou outras informações de segurança, pelo que estes dados não devem ser partilhados com terceiros.

Fraudes financeiras podem usar nomes e logótipos conhecidos

Os esquemas em nome das Finanças fazem parte de um problema mais amplo. A DECO PROteste e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) desenvolveram um plano de prevenção contra fraudes financeiras digitais, depois de analisarem queixas de consumidores e informações recolhidas pelo regulador.

As duas entidades alertam particularmente para anúncios e mensagens nas redes sociais que recorrem ao nome ou aos logótipos de bancos, empresas e personalidades conhecidas para dar credibilidade a alegadas oportunidades financeiras.

Segundo a DECO PROteste, existem casos em que as perdas chegam às dezenas ou centenas de milhares de euros, sendo frequentemente muito difícil recuperar o dinheiro depois de efetuada uma transferência para uma plataforma fraudulenta.

Foi vítima? Guarde todas as provas

Quem suspeite de ter sido vítima de uma fraude deve conservar o máximo de informação possível sobre o contacto recebido. Entre os elementos úteis encontram-se e-mails, mensagens, capturas de ecrã, números de telefone, comprovativos de transferências e outros registos relacionados com o esquema. Essa documentação poderá ser necessária para apresentar uma denúncia e ajudar a perceber para onde foi enviado o dinheiro ou que dados foram comprometidos.

No caso específico das mensagens em nome das Finanças, a indicação essencial da AT é não seguir instruções recebidas através de contactos suspeitos e confirmar a informação pelos canais oficiais. Se surgir um alegado problema com o IRS, uma dívida ou qualquer outra situação fiscal, o contribuinte pode verificar diretamente a sua área pessoal no Portal das Finanças antes de realizar qualquer operação.

Leia também: Tem 60 anos e pensa pedir a reforma? Este detalhe pode fazer a sua pensão cair mais de 30% (mas há uma forma de ‘fugir’ aos cortes)

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Praia de Armação de Pêra.
Algarve

Restrições levantadas: esta praia no Algarve muito procurada no verão já está reaberta a banhos

13:50 21 Agosto, 2026 13:25 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma interdição devido a contaminação microbiológica, a zona nascente desta praia algarvia voltou a estar autorizada para banhos

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Estes carros estão a ser alvo de múltiplas reclamações em Portugal e há duas marcas que se destacam nas queixas

06:50 21 Agosto, 2026 06:22 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Queixas relacionadas com estes carros dispararam em Portugal e duas marcas concentram uma parte significativa das reclamações

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Algarve Cultura

Switchdance e VJ Lombo levam música eletrónica ao Museu Zer0 em Santa Catarina da Fonte do Bispo

09:50 21 Agosto, 2026 10:09 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite combina os sets de Switchdance com a criação visual de VJ Lombo, num espetáculo que cruza música eletrónica e arte digital

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Saúde

“Primeira vez que observamos melhorias”: vacina experimental contra este cancro comum em Portugal tem resultados positivos e pode ser aprovada em breve

13:10 21 Agosto, 2026 07:21 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental de mRNA combinada com imunoterapia mostrou resultados positivos contra cancro comum em Portugal

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve Economia Edição Papel Vida & Lazer

Antiga Fábrica Balsense recebe o GUÄVA, novo lounge bar de Tavira

11:10 21 Agosto, 2026 11:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Novo espaço GUÄVA abre a 22 de agosto na antiga Fábrica Balsense, com desporto em ecrã gigante, cocktails e DJ sets ao pôr do sol

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí grande descida da temperatura e muita chuva: tempo muda em Portugal a partir deste dia

10:30 21 Agosto, 2026 15:21 19 Agosto, 2026 | Luís Santos

O tempo deverá mudar em Portugal nos próximos dias, com descida da temperatura e regresso da chuva a várias regiões

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais

10:15 21 Agosto, 2026 10:25 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel, Lagos e Lagoa já têm projetos aprovados, num total superior a um milhão de euros de financiamento FEDER

Opinião Política

A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão

08:44 21 Agosto, 2026 09:00 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A palavra política, em Portugal, tornou-se reversível. Diz-se uma coisa, interpreta-se outra, e explica-se uma terceira"

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu um e-mail, SMS ou chamada das Finanças? Autoridade Tributária alerta para novas fraudes e diz o que nunca deve fazer

13:30 21 Agosto, 2026 11:36 21 Agosto, 2026 | João Luís

Os esquemas utilizam o nome da Autoridade Tributária para tentar levar os contribuintes a carregar em ligações e validar dados

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Praia de Armação de Pêra.
Algarve

Restrições levantadas: esta praia no Algarve muito procurada no verão já está reaberta a banhos

13:50 21 Agosto, 2026 13:25 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma interdição devido a contaminação microbiológica, a zona nascente desta praia algarvia voltou a estar autorizada para banhos

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Estes carros estão a ser alvo de múltiplas reclamações em Portugal e há duas marcas que se destacam nas queixas

06:50 21 Agosto, 2026 06:22 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Queixas relacionadas com estes carros dispararam em Portugal e duas marcas concentram uma parte significativa das reclamações

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Algarve, Cultura

Switchdance e VJ Lombo levam música eletrónica ao Museu Zer0 em Santa Catarina da Fonte do Bispo

09:50 21 Agosto, 2026 10:09 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite combina os sets de Switchdance com a criação visual de VJ Lombo, num espetáculo que cruza música eletrónica e arte digital

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Saúde

“Primeira vez que observamos melhorias”: vacina experimental contra este cancro comum em Portugal tem resultados positivos e pode ser aprovada em breve

13:10 21 Agosto, 2026 07:21 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental de mRNA combinada com imunoterapia mostrou resultados positivos contra cancro comum em Portugal

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve, Economia, Edição Papel, Vida & Lazer

Antiga Fábrica Balsense recebe o GUÄVA, novo lounge bar de Tavira

11:10 21 Agosto, 2026 11:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Novo espaço GUÄVA abre a 22 de agosto na antiga Fábrica Balsense, com desporto em ecrã gigante, cocktails e DJ sets ao pôr do sol

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí grande descida da temperatura e muita chuva: tempo muda em Portugal a partir deste dia

10:30 21 Agosto, 2026 15:21 19 Agosto, 2026 | Luís Santos

O tempo deverá mudar em Portugal nos próximos dias, com descida da temperatura e regresso da chuva a várias regiões

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais

10:15 21 Agosto, 2026 10:25 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel, Lagos e Lagoa já têm projetos aprovados, num total superior a um milhão de euros de financiamento FEDER

Opinião, Política

A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão

08:44 21 Agosto, 2026 09:00 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A palavra política, em Portugal, tornou-se reversível. Diz-se uma coisa, interpreta-se outra, e explica-se uma terceira"

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu um e-mail, SMS ou chamada das Finanças? Autoridade Tributária alerta para novas fraudes e diz o que nunca deve fazer

13:30 21 Agosto, 2026 11:36 21 Agosto, 2026 | João Luís

Os esquemas utilizam o nome da Autoridade Tributária para tentar levar os contribuintes a carregar em ligações e validar dados

Últimas Notícias

  • Restrições levantadas: esta praia no Algarve muito procurada no verão já está reaberta a banhos
    Restrições levantadas: esta praia no Algarve muito procurada no verão já está reaberta a banhos
  • Recebeu um e-mail, SMS ou chamada das Finanças? Autoridade Tributária alerta para novas fraudes e diz o que nunca deve fazer
    Recebeu um e-mail, SMS ou chamada das Finanças? Autoridade Tributária alerta para novas fraudes e diz o que nunca deve fazer
  • “Primeira vez que observamos melhorias”: vacina experimental contra este cancro comum em Portugal tem resultados positivos e pode ser aprovada em breve
    “Primeira vez que observamos melhorias”: vacina experimental contra este cancro comum em Portugal tem resultados positivos e pode ser aprovada em breve
  • Museu de Lagos promove debate nacional sobre as operações SAAL
    Museu de Lagos promove debate nacional sobre as operações SAAL
  • “A Água e o Mar Para Mim” leva arte, inclusão e sustentabilidade ao Tavira Plaza
    “A Água e o Mar Para Mim” leva arte, inclusão e sustentabilidade ao Tavira Plaza

Opinião

  • A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão
    A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão
  • Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
    Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
  • Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
    Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais
    Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais
  • Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
    Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento