Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Projeto BioCleanPort - Fotos DR
Ciência, Nacional

Projetos BIOsea e BioCleanPort vencem concurso GreenFishingPort

Concurso desafiou a comunidade científica nacional a desenvolver produtos inovadores a partir dos resíduos e efluentes produzidos no decorrer da atividade do porto de pesca de Lagos

18:31 14 Julho, 2023 18:42 14 Julho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Concurso de provas de conceito promovido pela Universidade de Coimbra, através do Laboratório MAREFOZ, desafiou toda a comunidade científica nacional a desenvolver produtos inovadores a partir dos resíduos e efluentes produzidos no decorrer da atividade do porto de pesca de Lagos, tendo vencido os projetos BIOsea e BioCleanPort.

O concurso contou com vários projetos notáveis comprometidos com o desenvolvimento sustentável das regiões costeiras.

Após uma seleção criteriosa e detalhada de cada proposta com base nos critérios previamente selecionados, o júri decidiu atribuir uma ajuda financeira para apoio técnico e logístico, incluindo a aquisição de materiais, consumíveis e reagentes de laboratório, a dois projetos para desenvolverem as suas provas de conceito: BIOsea e BioCleanPort.

Projeto BIOsea

O Projeto BIOsea propõe a conceção de um sistema de tratamento de águas marinhas do porto sem construção de uma estação de tratamento, replicável e adaptável a diferentes condições. Simultaneamente, pretende recuperar metais como estratégia de obtenção de matérias-primas. Com esta abordagem, é desenvolvido um método de baixo custo para ajudar a resolver problemas de contaminação de águas, contribuindo para o fornecimento de matérias-primas escassas e muitas vezes críticas para a indústria europeia.

As entidades e parceiros envolvidos são a Universidade de Coimbra, o Centro de Engenharia Mecânica e o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF).

O Projeto BioCleanPort (Bioremediation of Fishing Port Waters) pretende mitigar os compostos contaminantes da água do Porto de Pesca de Lagos, através da utilização de macroalgas e bivalves como biorremediadores. Estes organismos são reconhecidos como excelentes ferramentas de biorremediação para a recuperação ambiental.

Projeto BioCleanPort

O “Concurso de Provas de Conceito GreenFishingPort” teve como objetivo incentivar e estimular os candidatos a explorarem o potencial comercial dos projetos de I&D+i de desenvolvimento de soluções eficientes e rentáveis para o aproveitamento e valorização de resíduos e efluentes, além disso pretendia que os projetos avançassem no caminho translacional para estágios de desenvolvimento robustos o suficiente para que possam ser alvo de proteção da Propriedade Intelectual e/ou serem contratados em atividades com a indústria e/ou investidores, incluindo o licenciamento, ou até mesmo da constituição de uma spin-off de base tecnológica num prazo de 1 a 2 anos.

O propósito é seguir uma perspetiva de inovar para valorizar, transformando o que seriam considerados desperdícios numa mais-valia para a comunidade local, que daqui poderá extrair valor económico.

Projeto BIOsea

Mais informações sobre o “Concurso de Provas de Conceito GreenFishingPort” estão disponíveis no website www.uc.pt/greenfishingport.

Este concurso é uma das ações do projeto “GreenFishingPort: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” que é cofinanciado pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Sobre o “GreenFishingPort: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável”

O “GreenFishingPort: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” consiste no desenvolvimento de um modelo experimental de gestão ambiental para o porto de pesca de Lagos, visando a promoção da sustentabilidade ambiental assente na utilização consciente de recursos e redução da produção de resíduos, bem como no aproveitamento e valorização dos resíduos produzidos.

Trata-se de um projeto de interesse coletivo promovido pelo Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, que pretende dinamizar e promover a gestão ambiental dos portos de pesca da região do Barlavento do Algarve, orientada para o aproveitamento e valorização de resíduos e efluentes que se acumulam em grande volume nas zonas portuárias, promovendo assim uma gestão sustentável da orla costeira e a proteção e conservação do meio marinho e biodiversidade da região.

Projeto BioCleanPort

Através de um modelo de atuação em parceria, envolvendo os stakeholders e atores-chave locais, o projeto GREENFISHINGPORT pretende desenvolver e testar um modelo de gestão integrada dos portos de pesca, favorecendo ao mesmo tempo a criação de novas empresas e empregos ligados à valorização e transformação dos resíduos efluentes.

O projeto GREENFISHINGPORT promove a cooperação entre a I&D+i e o sector das pescas, possuindo características inovadoras a nível local, regional e nacional, visto tratar-se de um projeto-piloto para a criação de um modelo de gestão integrada dos resíduos da atividade piscatória, único a nível nacional, englobando uma vertente de valorização económica e transformação, dinamizando uma forte incorporação dos resultados da I&D e Inovação nos processos de produção e de gestão de recursos marinhos.

Neste sentido, o GREENFISHINGPORT visa o desenvolvimento económico das zonas costeiras de forma sustentável, enquadrando-se na Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Pesca Barlavento do Algarve.

A Estratégia UC MAR

A Estratégia UC MAR visa afirmar a Universidade de Coimbra como uma referência nacional de projeção internacional na criação e desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias e processos resultantes de atividades de I&D+I na área da Economia do Mar, através da valorização e transferência de conhecimento científico e novas tecnologias, seja por via da criação seja através de novas aplicações da investigação produzida da UC noutras áreas do saber.

Projeto BIOsea

Promovida pelo UC Business – Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra , a estratégia UC MAR é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação.

A Universidade de Coimbra pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e empresas e associações do sector da pesca e aquicultura.

Projeto BioCleanPort

Através de projetos desenvolvidos no âmbito da Estratégia UC MAR , a Universidade de Coimbra ambiciona implementar, junto da sociedade, o conhecimento e tecnologia adquiridos para fomentar, de uma forma sustentável, o desenvolvimento científico, económico, social e cultural, na área da Economia Azul e da Economia do Mar.

Para ficar a conhecer melhor, estes e outros projetos, desenvolvidos na Universidade de Coimbra, no âmbito da estratégia UC MAR, visite o site www.uc.pt/ucmar/ .

Sobre o laboratório MAREFOZ

O Laboratório MAREFOZ – Laboratório do Mar e do Ambiente, da Universidade de Coimbra, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável, científico, económico e social da região, através da transferência de resultados de I&D e da implementação do conceito de Economia Azul, explorando o potencial social e económico do mar.

A partir da Figueira da Foz, o Laboratório MAREFOZ procura aliar o trabalho de investigação da UC ao apoio às entidades publicas e privadas de desenvolvimento local e regional e ao tecido empresarial contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões e de Portugal, em virtude do reconhecimento da importância social e do valor económico do mar.

Projeto BIOsea

O Laboratório MAREFOZ possui uma estrutura laboratorial bem apetrechada e destinada ao processamento de amostras, ensaios experimentais, análises biológicas e análises químicas, encontrando-se equipado com sistemas de alta tecnologia (e.g. análise de parâmetros físico-químicos; análise de nutrientes; cromatografia líquida e gasosa, análise de carbono orgânico total, espectrometria de massa de relação de isótopo). Apresenta, assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de projetos experimentais e à monitorização da qualidade ambiental de ecossistemas estuarinos e costeiros.

A sua Equipa de Investigadores integra o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que foi classificado de “Excelente” nas várias avaliações realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) nos últimos anos.

Vocacionado para a Economia Azul, o Laboratório MAREFOZ trabalha em rede com outros centros de investigação nacionais e internacionais, em programas científicos inovadores, além de desenvolver projetos próprios, vários em parceria com empresas e instituições.

Projeto-piloto de um porto de pesca em Lagos autossustentável está a ser desenvolvido

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve Ensino

Albufeira assinala início da época balnear com sensibilização ambiental na Praia dos Salgados

17:30 15 Maio, 2026 17:29 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Bandeira Azul inspira atividades ambientais e ações de sensibilização para alunos na Praia dos Salgados, em Albufeira

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Cabine de avião da Ryanair.
Economia Europa Vida & Lazer

“Estou em êxtase”: mulher ganha 500.000€ após doar 2€ em voo da Ryanair e o dinheiro já entrou na conta

14:20 15 Maio, 2026 14:33 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Passageira da Ryanair decidiu gastar apenas 2€ durante um voo e acabou por receber um prémio de 500.000 euros

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve, Ensino

Albufeira assinala início da época balnear com sensibilização ambiental na Praia dos Salgados

17:30 15 Maio, 2026 17:29 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Bandeira Azul inspira atividades ambientais e ações de sensibilização para alunos na Praia dos Salgados, em Albufeira

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Cabine de avião da Ryanair.
Economia, Europa, Vida & Lazer

“Estou em êxtase”: mulher ganha 500.000€ após doar 2€ em voo da Ryanair e o dinheiro já entrou na conta

14:20 15 Maio, 2026 14:33 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Passageira da Ryanair decidiu gastar apenas 2€ durante um voo e acabou por receber um prémio de 500.000 euros

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
    Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
  • Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
    Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
  • Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
    Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
  • Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
    Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
  • Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
    Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal