Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Nacional

Luís Mestre é o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Portimão

Atual coordenador municipal de Proteção Civil de Portimão, pretende dar continuidade ao projeto delineado pela direção dos bombeiros e município local

12:51 10 Janeiro, 2024 12:57 10 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em cerimónia realizada na sala de honra do quartel dos Bombeiros de Portimão ao final da tarde desta terça-feira, tomou posse o novo comandante da corporação, Luís Miguel Gil Mestre, que desde junho de 2021 exerce as funções de coordenador municipal de Proteção Civil.

Para além do presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, Nuno Mergulhão, que empossou Luís Mestre, a mesa de honra da cerimónia foi composta pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, pelo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Richard Marques, pelo presidente da assembleia geral dos Bombeiros de Portimão, Álvaro Bila e por José Gonçalo, representante da Federação de Bombeiros do Algarve.

No discurso de posse, o novo comandante definiu como “linhas orientadoras desta nova missão a continuidade de trabalho que tem vindo a ser realizado, numa simbiose total entre Bombeiros e Proteção Civil, projeto exemplar a nível nacional, enquanto formato privilegiado no garante de uma reposta técnica e operacional, no que diz respeito ao apoio prestado à população residente no concelho de Portimão”.

Licenciado em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem de Évora, Luís Mestre tem pós-graduação em Riscos, Planeamento e Proteção Civil, pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, e mestrado em Riscos e Proteção civil, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.

Formador externo da Escola Nacional de Bombeiros nas áreas do salvamento e desencarceramento e técnicas de emergência médica (pré-hospitalar – tripulantes de ambulância), é credenciado pelo INEM como formador em Suporte Básico de Vida Com Desfibrilhador Automático Externo (SBVDAE) e como formador de emergência médica.

Entre outras facetas, coordenou o programa de formação interno no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio para médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos de diagnóstico nas vertentes de Suporte Avançado de Vida, Suporte Imediato de Vida e Suporte Básico de vida, tendo frequentado vários cursos, seminários e workshops, em vertentes como planeamento de operações e gestão de emergências, segurança contra incêndios, gestão organizacional,  estado-maior, técnicas de apoio à decisão, sistemas de coordenação, comando e controlo, incêndios rurais, incêndios urbanos e industriais, salvamento e desencarceramento, etc.

Vida dedicada à proteção civil

Proveniente da carreira de bombeiro, iniciada no ano de 1988 em Almodôvar, transferiu-se em 2003 para o corpo de bombeiros de Portimão, onde um ano depois foi nomeado para o cargo de adjunto de comando e em 2005 para 2.º comandante, sendo reclassificado em 2010 na carreira de oficial bombeiro.

Entre 1 fevereiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009, desempenhou as funções de chefe de equipa na urgência do atual CHUA-Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a que se seguiu até 31 de maio de 2017 a chefia de equipa na respetiva unidade de cuidados intensivos, além de outras responsabilidades.

A partir de 2015, passou a exercer as funções de adjunto de comando no Corpo de Bombeiros de Portimão, sendo desde 1 de junho de 2017 técnico superior no Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, com responsabilidade direta pelo Gabinete Técnico de Recursos de Proteção Civil.

Ao longo da sua atividade profissional, Luís Mestre recebeu seis louvores e a Medalha de Serviços Distintos-Grau Prata, a Medalha de Dedicação-25 anos e a Medalha de Altruísmo-30 anos, além de medalhas de bons e efetivos serviços de 5, 10, 15, 20 anos, atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Leia também: Urgências do Hospital de Portimão com tempos de espera superiores a 20 horas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve Economia

APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões

19:10 2 Junho, 2026 18:57 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Chapéus-de-sol podem ser colocados em frente às concessões, desde que fora das áreas tituladas e devidamente delimitadas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve, Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve, Economia

APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões

19:10 2 Junho, 2026 18:57 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Chapéus-de-sol podem ser colocados em frente às concessões, desde que fora das áreas tituladas e devidamente delimitadas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião, Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Últimas Notícias

  • A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
    A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
  • APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
    APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
  • Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
    Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
  • Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
    Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
  • XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
    XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
  • Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida
    Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal