Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Levantar dinheiro pode ficar mais fácil nestas freguesias: vem aí o “Multibanco Social”

Há freguesias onde levantar dinheiro exige deslocações longas: “Multibanco Social” quer levar caixas automáticas a zonas com menor acesso

14:50 21 Maio, 2026 14:24 21 Maio, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Para muitos portugueses, levantar dinheiro ainda é um gesto simples, mas há zonas do país onde pode obrigar a deslocações de vários quilómetros. Para responder a esse problema, está a ser preparado o projeto “Multibanco Social”, que prevê instalar caixas automáticas em juntas de freguesia com menor acesso a numerário.

De acordo com o Notícias ao Minuto, o objetivo passa por levar caixas automáticas a regiões onde a população tem maior dificuldade em aceder a dinheiro físico. A primeira fase deverá arrancar ainda este ano em cerca de 20 freguesias.

Caixas automáticas em juntas de freguesia

O “Multibanco Social” deverá começar por instalar caixas automáticas em juntas de freguesia. A escolha destes locais tem uma lógica de proximidade. Em muitas zonas do interior ou em freguesias mais afastadas dos centros urbanos, a junta continua a ser um dos serviços públicos mais acessíveis e reconhecidos pela população.

A medida pretende responder à redução de balcões bancários e à menor cobertura de caixas automáticas em alguns territórios, uma tendência que tem alimentado o debate sobre o acesso ao dinheiro físico.

Há freguesias sem acesso próximo a numerário

A falta de caixas automáticas não afeta todas as regiões da mesma forma. Nas cidades, levantar dinheiro pode ser uma operação rápida, feita a poucos minutos de casa. Mas em zonas rurais, envelhecidas ou mais isoladas, a ausência de uma caixa Multibanco pode obrigar a deslocações longas, muitas vezes difíceis para quem não tem transporte próprio.

Segundo dados do Banco de Portugal de 2022, citados pela associação Denária, 1.276 freguesias, o equivalente a 41% do total, não tinham qualquer ponto de acesso a dinheiro físico.

Banco de Portugal defende acesso ao dinheiro físico

O tema também tem sido acompanhado pelo Banco de Portugal. Em outubro, o governador Álvaro Santos Pereira afirmou que o sistema bancário deve manter caixas automáticas suficientes em todo o país, para garantir que a população consegue aceder facilmente a dinheiro físico.

“Embora a importância dos pagamentos digitais tenha vindo a aumentar, devemos assegurar que o numerário permanece facilmente acessível a todos os portugueses. Para tal, é essencial manter o investimento adequado na infraestrutura de distribuição de numerário em todo o território”, afirmou.

Nem todos vivem no mundo dos pagamentos digitais

Os pagamentos digitais têm crescido, mas o dinheiro físico continua a ser importante para muitos cidadãos. Cartões, transferências imediatas, MB Way e outras soluções móveis fazem parte do quotidiano de uma fatia cada vez maior da população. Ainda assim, há quem continue a depender do numerário para pequenas compras, pagamentos locais, gestão doméstica ou apoio familiar.

A dificuldade de acesso a dinheiro vivo pode afetar sobretudo pessoas mais idosas, populações isoladas, cidadãos com menor literacia digital ou residentes em zonas onde os serviços bancários desapareceram.

“Desertos de numerário” preocupam associações

A Denária, associação que defende a utilização do numerário como meio de pagamento, tem alertado para aquilo que designa como “desertos de numerário”.

Em setembro, a associação criticou a falta de caixas Multibanco em várias regiões do país, considerando que o problema atinge sobretudo grupos mais vulneráveis e isolados.

Para a Denária, reforçar a cobertura da rede é uma forma de garantir que todos os portugueses mantêm o direito de usar dinheiro físico.

Cerca de 13 mil caixas automáticas em Portugal

Dados do Banco de Portugal relativos a 2024 indicam que existiam cerca de 13 mil caixas automáticas em Portugal. O número, por si só, não resolve a questão da distribuição territorial. Uma rede pode ser extensa e, ao mesmo tempo, deixar algumas freguesias sem acesso próximo a numerário.

É precisamente essa falha que o “Multibanco Social” pretende mitigar, começando por zonas onde a distância até uma caixa automática continua a ser um obstáculo.

Primeira fase arranca em escala limitada

O projeto deverá arrancar com cerca de 20 freguesias. Ainda não são conhecidos todos os locais abrangidos, nem os critérios finais de seleção. A informação disponível aponta, porém, para a prioridade dada a regiões onde a população enfrenta maiores dificuldades para levantar dinheiro. Se a primeira fase tiver resultados positivos, o projeto poderá abrir caminho a uma expansão para mais freguesias.

Porque isto pode fazer diferença

O acesso ao numerário é uma questão prática, mas também social. Para quem vive numa cidade, pode parecer um detalhe. Para quem mora numa freguesia sem banco, sem caixa automática e com poucos transportes, levantar dinheiro pode implicar tempo, custo e dependência de terceiros.

O “Multibanco Social” surge, por isso, como uma tentativa de aproximar um serviço essencial de populações que ficaram mais distantes da rede bancária tradicional.

No final, a pergunta é simples: numa altura em que quase tudo parece caminhar para o digital, como garantir que quem ainda precisa de dinheiro físico não fica para trás?

Leia também: Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Chefe Nuno Martins.
Algarve Edição Papel Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Algarve Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Chefe Nuno Martins.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Algarve, Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal