Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Trovoada.
Trovoada. Crédito: Freepik
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O calor vai continuar a marcar o estado do tempo em Portugal continental, mas a sexta-feira pode trazer uma mudança localizada no céu. Apesar da previsão de tempo geralmente estável, há regiões onde a nebulosidade deverá aumentar durante a tarde e onde podem ocorrer aguaceiros acompanhados de trovoada.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão para sexta-feira, 12 de junho, aponta para céu geralmente pouco nublado, tempo quente e uma pequena subida da temperatura. A exceção deverá surgir no interior Centro e Sul, sobretudo em zonas serranas.

Interior pode ter aguaceiros e trovoada

No continente, o dia deverá começar e decorrer, em grande parte do território, com céu geralmente pouco nublado. No entanto, durante a tarde, a nebulosidade poderá aumentar temporariamente no interior Centro e Sul.

É nessas regiões que o IPMA admite a possibilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoada, em especial nas serras. A instabilidade deverá ser localizada, sem alterar o quadro geral de tempo quente previsto para o país. Ainda assim, para quem tenha planos ao ar livre no interior, a evolução do tempo durante a tarde merece atenção.

Vento mais forte nas terras altas

O vento deverá soprar fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora, do quadrante leste. Durante a tarde, deverá rodar temporariamente para norte ou noroeste na faixa costeira ocidental. Nas terras altas, poderá soprar por vezes forte, até 45 quilómetros por hora. Esta situação deverá ser mais provável nas serras algarvias.

A combinação entre calor, vento e possibilidade de trovoada em zonas interiores pode criar uma tarde mais instável em alguns pontos, apesar do predomínio de céu pouco nublado no resto do território.

Temperatura volta a subir

O IPMA prevê uma pequena subida da temperatura em Portugal continental. A subida deverá ser mais significativa nos valores mínimos nas regiões Norte e Centro.

A sexta-feira deverá manter, por isso, um ambiente quente, depois de dias já marcados por valores elevados em várias zonas do país. Na Grande Lisboa, o céu deverá apresentar-se geralmente pouco nublado. O vento será fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora, predominando de norte ou noroeste.

Porto com céu pouco nublado

No Grande Porto, a previsão também aponta para céu geralmente pouco nublado. O vento deverá soprar fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora, do quadrante leste, tornando-se de norte ou noroeste durante a tarde.

A região deverá registar uma pequena subida da temperatura. Sem indicação de chuva para Lisboa ou Porto, o cenário nas duas áreas metropolitanas deverá ser mais estável do que no interior Centro e Sul, onde a tarde pode trazer aguaceiros e trovoada.

Mar com ondulação a diminuir na costa ocidental

Na costa ocidental, estão previstas ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros, diminuindo gradualmente para ondas inferiores a 1 metro. A temperatura da água do mar deverá variar entre 16 e 17 graus. Na costa sul, as ondas deverão ser de sueste, com 1 a 1,5 metros. A temperatura da água deverá situar-se entre 18 e 20 graus.

As condições marítimas deverão, assim, apresentar-se mais moderadas na costa ocidental ao longo do dia, com tendência de diminuição da ondulação.

Açores com chuva a partir da manhã

Nos Açores, o estado do tempo será mais instável. No Grupo Ocidental, o céu deverá apresentar-se geralmente muito nublado, com condições favoráveis à formação de neblinas.

Estão previstos períodos de chuva a partir da manhã, passando a aguaceiros para o fim da tarde. O vento deverá soprar de sul, moderado a fresco, entre 20 e 40 quilómetros por hora, com rajadas até 50 quilómetros por hora, rodando gradualmente para oeste.

No Grupo Central, o céu deverá ter períodos de muita nebulosidade com abertas, tornando-se encoberto. A chuva deverá surgir a partir da tarde. No Grupo Oriental, estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto para o fim do dia.

Madeira com tempo mais estável

Na Madeira, o IPMA prevê céu em geral pouco nublado, embora a vertente norte da ilha possa apresentar períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã e a partir do final da tarde.

O vento será, em geral, fraco, inferior a 20 quilómetros por hora, do quadrante norte. Nas terras altas, deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura. Na região do Funchal, o céu deverá manter-se em geral pouco nublado, com vento fraco, inferior a 15 quilómetros por hora. A temperatura máxima deverá registar uma pequena descida.

Sexta-feira quente, mas com atenção à tarde

A previsão do IPMA aponta para uma sexta-feira de tempo quente e estável em grande parte de Portugal continental. Ainda assim, o interior Centro e Sul poderá ter uma tarde diferente, com aumento de nebulosidade, aguaceiros e trovoada, sobretudo nas serras.

O calor deverá continuar a ser a nota dominante, mas a “surpresa” no céu pode aparecer em algumas regiões durante a tarde. Para quem tem atividades ao ar livre no interior, a recomendação passa por acompanhar a evolução da previsão e estar atento a alterações rápidas no estado do tempo, especialmente em zonas montanhosas.

Leia também: Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Veículo da GNR.
Auto Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Enseadas e falésias na Ponta da Piedade, Algarve. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Britânicos revelam: Algarve é o destino europeu mais barato para férias em família

09:30 24 Julho, 2026 17:40 23 Julho, 2026 | João Luís

Relatório britânico comparou vários destinos e analisou despesas como refeições, bebidas e produtos usados durante as férias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Alguns reformados ficaram sem 14.º mês da pensão por falha: saiba quando será feito o pagamento

10:20 24 Julho, 2026 10:30 24 Julho, 2026 | João Luís

A Caixa Geral de Aposentações reconheceu uma falha que impediu o pagamento do 14.º mês da pensão a algumas dezenas de reformados

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve Cultura

Alte recebe mais de 30 jovens artistas no Minifestival Infantojuvenil de Artes

09:00 24 Julho, 2026 19:16 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Minifestival regressa esta sexta-feira com mais de três dezenas de participantes e um programa marcado pelas artes e pela juventude

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Algarve Cultura

Mais de 150 artistas dão vida à Noitada em Portimão

10:00 24 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre as 18:00 e a 01:00, com mais de 70 músicos, 80 artistas itinerantes e uma centena de espaços comerciais envolvidos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Algarve Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Veículo da GNR.
Auto, Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Enseadas e falésias na Ponta da Piedade, Algarve. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Britânicos revelam: Algarve é o destino europeu mais barato para férias em família

09:30 24 Julho, 2026 17:40 23 Julho, 2026 | João Luís

Relatório britânico comparou vários destinos e analisou despesas como refeições, bebidas e produtos usados durante as férias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Alguns reformados ficaram sem 14.º mês da pensão por falha: saiba quando será feito o pagamento

10:20 24 Julho, 2026 10:30 24 Julho, 2026 | João Luís

A Caixa Geral de Aposentações reconheceu uma falha que impediu o pagamento do 14.º mês da pensão a algumas dezenas de reformados

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve, Cultura

Alte recebe mais de 30 jovens artistas no Minifestival Infantojuvenil de Artes

09:00 24 Julho, 2026 19:16 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Minifestival regressa esta sexta-feira com mais de três dezenas de participantes e um programa marcado pelas artes e pela juventude

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Algarve, Cultura

Mais de 150 artistas dão vida à Noitada em Portimão

10:00 24 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre as 18:00 e a 01:00, com mais de 70 músicos, 80 artistas itinerantes e uma centena de espaços comerciais envolvidos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Algarve, Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Últimas Notícias

  • Praia fluvial banhada pelo “Grande Lago” de água morna fica no sul do país e tem Bandeira Azul
    Praia fluvial banhada pelo “Grande Lago” de água morna fica no sul do país e tem Bandeira Azul
  • Alguns reformados ficaram sem 14.º mês da pensão por falha: saiba quando será feito o pagamento
    Alguns reformados ficaram sem 14.º mês da pensão por falha: saiba quando será feito o pagamento
  • Combustíveis voltam a disparar e podem superar os 2€/litro: veja o aumento esperado
    Combustíveis voltam a disparar e podem superar os 2€/litro: veja o aumento esperado
  • Mais de 150 artistas dão vida à Noitada em Portimão
    Mais de 150 artistas dão vida à Noitada em Portimão
  • Britânicos revelam: Algarve é o destino europeu mais barato para férias em família
    Britânicos revelam: Algarve é o destino europeu mais barato para férias em família

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento