Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Igreja Matriz de Moncarapacho. Foto Reprodução Facebook
Algarve, Cultura

Três dias de festa assinalam os 555 anos de Moncarapacho

Música, etnografia, roteiros culturais, debate, teatro e carros clássicos integram as celebrações dos 555 anos de Moncarapacho

18:54 12 Junho, 2026 18:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Moncarapacho celebra, entre os dias 19 e 21 de junho, os seus 555 anos de existência, com três dias de programação dedicada à cultura, à música, ao património, à história e à participação comunitária.

A efeméride assinala mais de meio milénio de identidade, tradição e ligação à comunidade, num programa que convida a população e os visitantes a associarem-se a um dos momentos mais marcantes da história da freguesia.

Segundo a Freguesia de Moncarapacho, as comemorações pretendem assinalar “mais de meio milénio de identidade, património, tradição e comunidade”, valorizando o percurso histórico de uma das mais antigas freguesias do Algarve.

Para Jorge Pereira, presidente da Freguesia de Moncarapacho, “celebrar 555 anos de Moncarapacho é celebrar gerações de homens e mulheres que construíram esta terra, preservaram a sua identidade e transmitiram o seu legado. Estas comemorações pretendem ser um momento de encontro entre a história e o futuro, envolvendo toda a comunidade numa homenagem ao património, às coletividades e às pessoas que fazem de Moncarapacho uma terra única”.

“Mais do que assinalar uma data, estas festividades pretendem afirmar o orgulho de ser moncarapachense e reforçar a valorização da história, identidade e património, de uma das mais antigas freguesias do Algarve”, conclui.

Três dias dedicados à identidade e ao património local

Organizadas pela Freguesia de Moncarapacho, com o apoio do Município de Olhão, as comemorações arrancam na sexta-feira, dia 19, às 18:00, no antigo edifício da Junta de Freguesia, com a abertura de uma exposição dedicada ao Rancho Folclórico de Moncarapacho.

O programa prossegue na Praça Major João Xavier de Castanheda, junto ao Largo da Junta de Freguesia, com atos solenes, incluindo o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pela Banda Filarmónica 1.º de Dezembro de Moncarapacho e pelas vozes de Pedro Viola e Teresa Viola.

A noite inclui ainda uma homenagem a antigos presidentes e cidadãos da freguesia, a leitura do histórico discurso de Cristóvão Norte no Parlamento, em 20 de junho de 1991, sobre a elevação de Moncarapacho a vila, e um concerto da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro de Moncarapacho, às 21:45.

Casa-Museu, tradição, debate e música no programa

No sábado, dia 20, o programa é dedicado ao património e à tradição, com uma demonstração etnográfica do Rancho Folclórico de Moncarapacho, no Mercado.

Um dos momentos centrais será a reabertura da Casa-Museu Dr. José Fernandes Mascarenhas, seguida de um roteiro por vários espaços religiosos e culturais da vila.

Às 17:30, na Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, será apresentada a obra “Moncarapacho – História e Património”, de Francisco Lameira e Martina Del Rio. A noite prossegue na Praça Major João Xavier de Castanheda com um concerto de harpa de Helena Madeira, às 21:45, e a atuação da Beira Mar Band, às 23:15.

No domingo, dia 21, as comemorações começam com o 5.º Passeio de Carros Clássicos de Moncarapacho, às 09:30, seguindo-se uma Missa de Ação de Graças, às 12:00, na Igreja Matriz.

A tarde será marcada por um debate sobre os desafios e oportunidades do património local, às 16:00, em colaboração com a APOS, e por uma sessão de teatro com o grupo AlmaMonca, às 17:30, na Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho.

O encerramento das festividades estará a cargo do Agrupamento de Música de Câmara da Orquestra do Algarve, num concerto às 19:00, na Igreja Matriz, integrado no Ciclo APOS e no âmbito do Bicentenário da Câmara Municipal de Olhão.

Leia também: Duas igrejas de Tavira estão na corrida às Novas 7 Maravilhas de Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve Cultura Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve Vida & Lazer

“Cubik Summer” anima verão no Forum Algarve entre julho e setembro

10:00 4 Julho, 2026 20:00 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre entre 9 de julho e 13 de setembro, com experiências imersivas, trampolins, obstáculos e jogos interativos

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:02 3 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve, Vida & Lazer

“Cubik Summer” anima verão no Forum Algarve entre julho e setembro

10:00 4 Julho, 2026 20:00 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre entre 9 de julho e 13 de setembro, com experiências imersivas, trampolins, obstáculos e jogos interativos

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:02 3 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Últimas Notícias

  • Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
    Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
  • Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
    Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
  • Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
    Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
  • Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records
    Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal