Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Nacional

José Apolinário defende consensos para gerir água no Algarve e estudar novas captações

“Precisamos da dessalinizadora, da captação de água a partir do Pomarão, do estudo de viabilidade da barragem da Foupana e de uma eventual ligação entre o Alqueva e Odeleite”

11:22 23 Novembro, 2023 11:22 23 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve apontou esta quinta-feira a necessidade “de haver consensos” com todas as entidades para gerir a água na região e estudar a viabilidade de novas captações.

“É preciso trabalharmos em conjunto, encontrar consensos entre os decisores políticos, as diferentes entidades e setores económicos, porque o tema da água é estratégico para o Algarve” disse José Apolinário à agência Lusa.

De acordo com o responsável, “a prioridade, neste momento, é a de executar nos próximos anos [até 2029]” os cerca de 340 milhões de euros de fundos europeus “que estão à disposição da região” para o plano de eficiência hídrica.

Desta verba, 240 milhões de euros são do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm de estar executados no máximo no início de 2026, existindo mais 100 milhões de euros para o ciclo urbano da água e água em alta, que resultam do Portugal2030, que têm de ser executados até 2029.

“Precisamos da dessalinizadora, da captação de água a partir do Pomarão, do estudo de viabilidade da barragem da Foupana [no concelho de Castro Marim] e, depois destes projetos estarem concluídos, precisamos de uma eventual ligação entre o Alqueva e Odeleite”, apontou.

José Apolinário assinalou, ainda, que a eventual transferência de água da barragem do Alqueva (Alentejo) para a de Odeleite (Algarve), “não é um transvase, mas sim uma transferência, porque é feita dentro da mesma bacia hidrográfica”.

“É um cenário que não pode ser afastado e tem de ser colocado em cima da mesa a par da construção da barragem da Foupana. Mas será sempre um cenário a ponderar pós PRR”, realçou.

O presidente da CCDR Algarve reforçou que a ligação entre as duas barragens, numa distância de cerca de 70 quilómetros, “será uma opção que tem de ser ponderada no futuro para fins agrícolas”.

Segundo José Apolinário, a ligação entre as duas barragens “pode ser tecnicamente viável, embora seja um trabalho que tem de ser estudado, bem como o seu impacto económico”.

Questionado sobre um eventual transvase de água do Norte para o Sul, solução que tem sido discutida há muito como forma de mitigar a escassez de água no Sul do país, o presidente da CCDR do Algarve recordou que “do ponto de vista da legislação ambiental há uma crítica a dizer que violam diretivas e que criará um problema acrescido ao país”.

O Algarve e o Alentejo são as regiões mais afetadas pela seca em Portugal, com níveis de precipitação muito abaixo da média das últimas décadas.

Leia também: Presidente da CCDR Algarve pede mobilização da região na execução do Plano de Eficiência Hídrica

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Infiltração em casa. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Tem infiltração vinda do vizinho? Saiba quem pode ter de pagar os estragos

11:00 31 Maio, 2026 17:33 21 Maio, 2026 | João Luís

Suspeita que a infiltração que tem em casa vem do vizinho? Saiba quando a responsabilidade pode ser da fração e que provas deve reunir

Algarve

Aos 102 anos, algarvia Gracinda Andrade continua a encantar gerações

08:00 1 Junho, 2026 06:54 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Família homenageia Gracinda Andrade, que celebra 102 anos de vida rodeada pelo carinho de filhos, netos, bisnetos e trinetos

Algarve Cultura

Faro tem cinco monumentos na final das 7 Maravilhas de Portugal

08:36 1 Junho, 2026 08:48 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia apela à mobilização dos farenses para eleger cinco patrimónios finalistas das Novas 7 Maravilhas de Portugal.

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve Economia

VRSA apoia concessionários e pede clarificação das regras sobre colocação de chapéus-de-sol

08:15 1 Junho, 2026 08:02 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Município defende manutenção do modelo atual das praias e destaca papel dos concessionários na segurança balnear

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia Mundo Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Algarve

Algar sensibiliza 3.500 crianças para a reciclagem em Olhão

07:40 1 Junho, 2026 07:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Semana da Criança e do Ambiente incentiva hábitos sustentáveis e consciência ambiental junto de cerca de 3.500 crianças de Olhão

Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Infiltração em casa. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Tem infiltração vinda do vizinho? Saiba quem pode ter de pagar os estragos

11:00 31 Maio, 2026 17:33 21 Maio, 2026 | João Luís

Suspeita que a infiltração que tem em casa vem do vizinho? Saiba quando a responsabilidade pode ser da fração e que provas deve reunir

Algarve

Aos 102 anos, algarvia Gracinda Andrade continua a encantar gerações

08:00 1 Junho, 2026 06:54 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Família homenageia Gracinda Andrade, que celebra 102 anos de vida rodeada pelo carinho de filhos, netos, bisnetos e trinetos

Algarve, Cultura

Faro tem cinco monumentos na final das 7 Maravilhas de Portugal

08:36 1 Junho, 2026 08:48 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia apela à mobilização dos farenses para eleger cinco patrimónios finalistas das Novas 7 Maravilhas de Portugal.

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve, Economia

VRSA apoia concessionários e pede clarificação das regras sobre colocação de chapéus-de-sol

08:15 1 Junho, 2026 08:02 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Município defende manutenção do modelo atual das praias e destaca papel dos concessionários na segurança balnear

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia, Mundo, Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Algarve

Algar sensibiliza 3.500 crianças para a reciclagem em Olhão

07:40 1 Junho, 2026 07:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Semana da Criança e do Ambiente incentiva hábitos sustentáveis e consciência ambiental junto de cerca de 3.500 crianças de Olhão

Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional, Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Últimas Notícias

  • Faro tem cinco monumentos na final das 7 Maravilhas de Portugal
    Faro tem cinco monumentos na final das 7 Maravilhas de Portugal
  • VRSA apoia concessionários e pede clarificação das regras sobre colocação de chapéus-de-sol
    VRSA apoia concessionários e pede clarificação das regras sobre colocação de chapéus-de-sol
  • Aos 102 anos, algarvia Gracinda Andrade continua a encantar gerações
    Aos 102 anos, algarvia Gracinda Andrade continua a encantar gerações
  • Algar sensibiliza 3.500 crianças para a reciclagem em Olhão
    Algar sensibiliza 3.500 crianças para a reciclagem em Olhão
  • Campanha do Banco Alimentar mobiliza o Algarve e recolhe 121 toneladas de alimentos
    Campanha do Banco Alimentar mobiliza o Algarve e recolhe 121 toneladas de alimentos
  • Fogo em Alcoutim dominado após várias horas de combate
    Fogo em Alcoutim dominado após várias horas de combate

Opinião

  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal