Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Economia, Mundo, Nacional

Infidelidade pode justificar despedimento? Saiba o que diz a lei portuguesa sobre o caso do CEO Andy Byron e relações extraconjugais

Afastado após ser apanhado em flagrante, Andy Byron, CEO de uma empresa americana reacende a pergunta: pode alguém ser despedido por adultério em Portugal?

14:40 22 Julho, 2025 14:39 22 Julho, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A vida de Andy Byron, CEO da empresa norte-americana Astronomer, deu uma volta inesperada após ser filmado a beijar uma colega num concerto dos Coldplay, em Boston. O momento captado pela Kiss Cam tornou-se viral, revelando um caso extraconjugal que levou ao seu afastamento da liderança da empresa. Após o incidente, ambos tentaram disfarçar, mas já era tarde demais: as imagens circularam por todo o mundo.

O problema? Andy Byron é casado e pai de dois filhos, vivendo com a sua família em Nova Iorque. A mulher que o acompanhava no vídeo era Kristin Cabot, diretora de Recursos Humanos da mesma empresa. Este debate tem reacendido uma questão: em Portugal, é possível ser despedido por infidelidade? A resposta é clara: não, o adultério não é crime nem constitui, por si só, justa causa para despedimento.

Empresa suspende CEO e abre investigação interna

Face à exposição mediática e à polémica gerada, a Astronomer emitiu um comunicado oficial na rede X (antigo Twitter): “A Astronomer está comprometida com os valores e a cultura que nos têm guiado desde a fundação. Espera-se que os nossos líderes sejam exemplo de conduta e responsabilidade”. Entretanto, Andy Byron foi afastado do cargo de CEO, enquanto decorre uma investigação interna sobre o sucedido.

Esta decisão relançou um velho debate: será possível, legalmente, ser despedido por adultério? E, em particular, isso pode acontecer também em Portugal?

Em Portugal, adultério não é crime nem motivo para despedimento

No ordenamento jurídico português, a infidelidade conjugal, ou adultério, não é considerada crime desde 1973. Também não constitui, por si só, motivo legal para despedimento, mesmo que o caso ganhe notoriedade pública ou envolva colegas de trabalho.

O Código do Trabalho não prevê qualquer sanção baseada em comportamentos íntimos ou conjugais, a menos que esses comportamentos tenham repercussões diretas e graves no desempenho profissional ou no ambiente laboral. A vida privada dos trabalhadores está protegida pela Constituição, nomeadamente pelo artigo 26.º, que garante o direito à reserva da intimidade da vida privada.

Exceções são raras e exigem impacto concreto no local de trabalho

Apesar da regra geral proteger o trabalhador, há exceções pontuais. Em alguns casos, como quando existem relações entre superiores e subordinados que gerem situações de favorecimento, conflito de interesses ou quebra de confiança, pode haver espaço para uma investigação disciplinar.

Ainda assim, mesmo nestes cenários, não é o adultério que está em causa juridicamente, mas sim a eventual violação do dever de lealdade, da boa-fé ou das regras internas da empresa, sobretudo se forem afetados outros trabalhadores ou o funcionamento normal da organização.

Tribunais portugueses têm sido firmes na defesa da vida privada

A jurisprudência nacional tem reforçado o princípio de que os comportamentos pessoais só interessam ao empregador se tiverem reflexos objetivos e negativos na relação laboral. Casos de despedimento com base em relações extraconjugais têm sido, na maioria das vezes, considerados abusivos pelos tribunais.

Em situações de grande exposição pública, como a de Andy Byron, a empresa pode optar por afastar preventivamente o trabalhador. No entanto, em Portugal, esse afastamento teria de ser acompanhado de provas concretas de danos para a empresa ou incumprimento contratual.

Casos mediáticos não mudam o enquadramento legal

A dimensão pública ou mediática de uma relação extraconjugal não é, por si só, fundamento suficiente para um despedimento legal em território português, segundo as revistas Científicas da Universidade Católica Portuguesa. Mesmo que a reputação da empresa seja afetada, seria necessário demonstrar um nexo direto entre o comportamento do trabalhador e prejuízos concretos para a entidade patronal.

Por isso, ainda que um caso como o de Andy Byron pudesse gerar desconforto numa empresa portuguesa, dificilmente poderia justificar um despedimento com justa causa, sem violar os direitos fundamentais do trabalhador.

Advogados reforçam a importância da proteção legal da intimidade

Juristas portugueses são unânimes: o adultério, enquanto comportamento privado, não justifica sanções laborais em Portugal, salvo situações muito específicas e excecionais. O despedimento sem justa causa implicaria a indemnização do trabalhador ou mesmo a reintegração no posto de trabalho, caso o tribunal assim o determinasse.

Assim, embora em empresas estrangeiras o impacto reputacional de um escândalo pessoal possa levar ao afastamento de executivos, em Portugal, o quadro legal protege claramente a vida privada do trabalhador, mesmo quando esta é objeto de atenção pública.

Leia também: Vai conduzir em Espanha? Saiba como deve agir se a Guardia Civil levantar uma bandeira verde

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve Economia Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Algarve, Economia, Nacional

Menzies vence concurso para assistência em escala em Faro, Lisboa e Porto

13:00 24 Outubro, 2026 10:24 24 Outubro, 2026

Antiga Groundforce recebeu licenças para três aeroportos, incluindo Faro, após a exclusão do consórcio espanhol que tinha ficado em primeiro lugar

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
  • Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
    Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
  • Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
    Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
  • Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
    Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
  • BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições
    BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal