Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Há uma década que a barragem que abastece o Baixo Alentejo não enche

Construída para abastecimento humano e rega, Monte da Rocha nem chegou este ano a disponibilizar água para rega, tal a pouca água que armazenou

08:22 3 Julho, 2023 21:14 27 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A barragem do Monte da Rocha, em Ourique, fornece água para todo o Baixo Alentejo mas está a 09% e não enche há uma década. Manuel Caetano acredita que tem muita água ainda para vários anos.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) monitoriza 75 albufeiras e segundo os dados atualizados na semana passada a maior parte delas (40) estavam com uma capacidade entre os 81 e os 100%. No panorama da retenção de água sobressaem no entanto três, com menos de 20% de água. São elas Bravura (12%), no concelho de Lagos, Campilhas (10%), em Santiago do Cacém, e a pior, Monte da Rocha a 09% da capacidade.

Construída para abastecimento humano e rega, Monte da Rocha nem chegou este ano a disponibilizar água para rega, tal a pouca água que armazenou. Está destinada apenas a servir os concelhos de Castro Verde, Ourique, Almodôvar, Mértola e Odemira, que num total têm mais de 50 mil habitantes.

Em fevereiro deste ano foi publicado o concurso para a obra que fará chegar a água de Alqueva a Monte da Rocha, prevista para 2025. Mas Manuel Caetano não acredita.

“A última vez que a vi cheia foi em 2013, daí para cá tem sido sempre a descer”

Reservado, Manuel Caetano escuta mais do que fala. É o dono do Restaurante a Rocha, mesmo em frente da barragem, há 42 anos. E socorrendo-se de uma boa memória afirma: “A última vez que a vi cheia foi em 2013, daí para cá tem sido sempre a descer”.

Aquele que já foi um grande reservatório de água trazida pelo rio Sado, para rega e para as pessoas de cinco concelhos, tem assim pequenos lagos no centro. Longe de um parque de campismo que já teve desportos náuticos na “ementa”, e longe da aldeia de Chada Velha, que “ficava um ilhéu quando a barragem enchia”, recorda, por seu lado, Adílio Guerreiro, agricultor e trabalhador da Câmara de Ourique.

Parece difícil que aqueles pequenos lagos dispersos forneçam água a cinco concelhos mas Manuel Caetano, anos a olhar a barragem, garante que água não faltará nos próximos anos. E Ilídio Martins, presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (Alto Sado é outro nome para Monte da Rocha), com base em dados técnicos, afiança o mesmo.

A associação é a entidade gestora da barragem e segundo o seu presidente a água não faltará.

“Temos reserva para mais um ano, mas esperamos que aquela reserva que lá está seja acrescida com alguma chuva e que haja precipitação no próximo inverno, porque seria muito mau se isso não acontecesse”, diz à Lusa.

Monte da Rocha nem parece uma barragem

Para já, Monte da Rocha nem parece uma barragem. A erva cresce e seca nas paredes e no leito e onde devia estar água crescem os juncos, as estevas, as urzes, as silvas e pelo menos um pequeno pinheiro já lá está, sinal de que há muito a água não cobre o terreno.

As marcas da água são visíveis nas margens, algumas com datas que Manuel Caetano sabe de cor.

Sentado na esplanada do restaurante, o calor que fica pela tarde e que o espelho de água já não ameniza, Manuel Caetano diz que ainda há quem vá por lá à pesca, mas agora já ninguém leva barcos. “Agora já não dá gosto nenhum”.

Manuel Caetano fala dos tempos que viveu fora dali, por Lisboa, mas recorda sobretudo os últimos 42 anos, quando a barragem era um local de turismo, quando a estrada principal para o Algarve ali passava à porta, o restaurante sempre cheio, os carros e os autocarros estacionados a toda a volta. “Nesse tempo estávamos abertos noite e dia, nem podíamos fechar”.

Na tarde de calor só Adílio Guerreiro ali parou. Também ele andou por Lisboa mas também ele regressou a onde nasceu, a Monte da Rocha, para criar ovelhas e viver muito mais feliz, longe da confusão da cidade.

Só lamenta que a água da barragem tenha ido recuando assim e levado com ela a vida de outrora. “Infelizmente temos este azar da natureza”, diz.

“Somos uma das poucas associações do país que não pode regar devido à falta de água”

Azar da natureza também para parte dos 450 elementos da Associação de Regantes, que não têm água para regar. “Somos uma das poucas associações do país que não pode regar devido à falta de água”, lamenta Ilídio Martins.

A associação abrange os concelhos de Santiago do Cacém, Odemira e Ourique, mas Ourique praticamente não tem água para regar e parte de Santiago também não.

A associação gere cinco albufeiras, duas das três que estão “no vermelho”, Campilhas além de Monte da Rocha. Campilhas encheu pela última vez em 2013 e a água deste ano é apenas para rega de emergência e para dar de beber aos animais. E soluções para Campilhas, para já, dependem dos céus.

Monte da Rocha é ainda assim diferente. Ilídio Martins afirma que tem apenas 9,5 milhões e metros cúbicos de água, que este ano nem sequer abriu para a agricultura, mas que decorre o concurso público para a execução da obra e que dentro de dois anos a água de Alqueva pode chegar ali. E compor o “azar da natureza”.

Regantes do sotavento algarvio defendem que “a Barragem da Foupana tem que avançar”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Europe Direct Algarve Nacional

UE tem nova regra para automóveis ‘em cima da mesa’ e não vai agradar a muitos condutores

20:30 9 Julho, 2026 13:20 9 Julho, 2026 | João Luís

Bruxelas tem uma nova medida em análise para os automóveis e o impacto poderá ser sentido por muitos condutores nos próximos anos

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Três homens de costas no sofá a ver um jogo de futebol. Crédito: Freepik
Desporto Opinião

Treinador de bancada | Por Luís Ganhão

16:00 9 Julho, 2026 15:53 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se os clubes fossem geridos exclusivamente por treinadores de bancada, um jogador podia ser contratado ao pequeno-almoço, vendido ao almoço e readquirido antes do jantar"

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Europe Direct Algarve, Nacional

UE tem nova regra para automóveis ‘em cima da mesa’ e não vai agradar a muitos condutores

20:30 9 Julho, 2026 13:20 9 Julho, 2026 | João Luís

Bruxelas tem uma nova medida em análise para os automóveis e o impacto poderá ser sentido por muitos condutores nos próximos anos

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Três homens de costas no sofá a ver um jogo de futebol. Crédito: Freepik
Desporto, Opinião

Treinador de bancada | Por Luís Ganhão

16:00 9 Julho, 2026 15:53 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se os clubes fossem geridos exclusivamente por treinadores de bancada, um jogador podia ser contratado ao pequeno-almoço, vendido ao almoço e readquirido antes do jantar"

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • UE tem nova regra para automóveis ‘em cima da mesa’ e não vai agradar a muitos condutores
    UE tem nova regra para automóveis ‘em cima da mesa’ e não vai agradar a muitos condutores
  • Camping-Car Park abre o primeiro parque no Algarve com capacidade para 54 autocaravanas e a apenas 750 m da Praia do Burgau
    Camping-Car Park abre o primeiro parque no Algarve com capacidade para 54 autocaravanas e a apenas 750 m da Praia do Burgau
  • Especialistas analisam “Simplex” Urbanístico de 2026 na Universidade do Algarve
    Especialistas analisam “Simplex” Urbanístico de 2026 na Universidade do Algarve
  • Trabalhar mais tempo pode dar bónus na reforma e estes são os salários que saem mais beneficiados
    Trabalhar mais tempo pode dar bónus na reforma e estes são os salários que saem mais beneficiados
  • Palácio de Tavira é hoje um boutique hotel de 5 estrelas e fica no centro histórico da cidade
    Palácio de Tavira é hoje um boutique hotel de 5 estrelas e fica no centro histórico da cidade

Opinião

  • A invisibilidade de uma profissão indispensável | Por Bruna Calafate
    A invisibilidade de uma profissão indispensável | Por Bruna Calafate
  • Treinador de bancada | Por Luís Ganhão
    Treinador de bancada | Por Luís Ganhão
  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • UE tem nova regra para automóveis ‘em cima da mesa’ e não vai agradar a muitos condutores
    UE tem nova regra para automóveis ‘em cima da mesa’ e não vai agradar a muitos condutores
  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal