Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha técnica e contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Governo isenta portagens na A17 devido a encerramento de ponte. Autarquia chegou a ameaçar bloquear a obra

A Ponte Edgar Cardoso, sobre o rio Mondego, vai encerrar a partir do dia 25 de abril no período noturno, entre as 20:30 e as 6:30, e nas noites de sexta-feira para sábado e sábado para domingo

13:56 9 Abril, 2023 13:59 9 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Ministério das Infraestruturas avançou, este domingo, que vai proceder à isenção do pagamento de taxas de portagem durante o encerramento de uma ponte na Figueira da Foz, que vai sofrer obras de beneficiação a partir do dia 25.

“A concessionária já foi notificada para proceder à isenção do pagamento de taxas de portagem durante o encerramento da Ponte Edgar Cardoso”, garantiu à agência Lusa fonte do Ministério liderado por João Galamba.

Devido às obras de requalificação e reforço, a Ponte Edgar Cardoso, sobre o rio Mondego, vai encerrar a partir do dia 25 de abril no período noturno, entre as 20:30 e as 6:30, com exceção para os veículos de emergência, e nas noites de sexta-feira para sábado e sábado para domingo.

Para o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santa Lopes, era lamentável e uma falta de respeito que o encerramento da ponte Edgar Cardoso para obras, no período noturno, fosse feito sem a alternativa da portagem gratuita estar a funcionar.

“É lamentável porque foi prometido logo no mandato anterior pela Infraestruturas de Portugal (IP) e continuou a ser garantido depois de contactar com o primeiro-ministro e o ex-ministro Pedro Nuno Santos, que garantiram que a obra não começaria sem essa situação estar resolvida”, referiu o autarca no final do mês passado.

As declarações do antigo primeiro-ministro à agência Lusa ocorreram depois da ponte sobre o rio Mondego, que une as duas margens do concelho ter estado encerrada nas noites de 27 para 28 e de 28 para 29 de março, entre as 20:30 e as 6:00.

Na altura, Pedro Santana Lopes, eleito pelo movimento Figueira a Primeira, falou em falta de respeito e de palavra, que não estava a ser cumprida numa obra que é da responsabilidade do Governo, embora o município tenha em funcionamento um barco entre os dois lados do rio, articulado com transporte rodoviário, para minimizar os impactos.

Chegou mesmo a ameaçar bloquear o início da obra, dando como exemplo que seria impossível Lisboa estar “dois anos com a ponte 25 de Abril fechada à noite, houvesse o que houvesse”, apontando ainda que a IP tinha tido “tempo mais do que suficiente” para encontrar uma solução técnica para isentar os figueirenses de portagem na A17, entre os nós de Marinha das Ondas e da A14.

As obras na Ponte Edgar Cardoso foram, cujo investimento ascende a 16,8 milhões de euros, foram iniciadas no final de 2022, tendo um prazo de execução de 21 meses.

A Ponte da Figueira da Foz, como também é conhecida, projetada pelo professor Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro ‘atirantado’ realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.

A parte mais importante da obra será a substituição dos tirantes, mas a intervenção inclui também o reforço das vigas do tabuleiro e do sistema de fixação do tabuleiro, reabilitação dos aparelhos de apoio, decapagem e pintura geral do tabuleiro metálico e trabalhos complementares de pavimentação, iluminação, drenagem, juntas de dilatação, reparação e proteção de superfícies de betão.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve Nacional

Vila Real de Santo António inaugura primeiro Espaço Cidadão da freguesia

07:20 10 Julho, 2026 07:32 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo equipamento pretende melhorar a resposta às necessidades da população e facilitar o acesso a serviços essenciais

Algarve

Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal

14:38 10 Julho, 2026 14:38 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhos arrancam a 13 de julho no Forte Novo e no Trafal, com reforço de mais 600 mil metros cúbicos de areia

Corredor de hospital.
Nacional Saúde

“Já tenho força para me aguentar em pé”: Francisco Borges tem 67 anos e fez o transplante pulmonar número 500 do Hospital de Santa Marta

18:50 10 Julho, 2026 14:53 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 67 anos protagonizou um marco na medicina portuguesa ao ter feito o transplante pulmonar número 500 do Hospital de Santa Marta

Economia Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto

Motor sobreaquece com o calor? Saiba o que fazer para evitar danos caros

19:20 10 Julho, 2026 18:52 10 Julho, 2026 | João Luís

Temperaturas elevadas podem pôr o motor do carro à prova. Saiba como identificar o sobreaquecimento e que cuidados deve ter para evitar avarias

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve, Nacional

Vila Real de Santo António inaugura primeiro Espaço Cidadão da freguesia

07:20 10 Julho, 2026 07:32 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo equipamento pretende melhorar a resposta às necessidades da população e facilitar o acesso a serviços essenciais

Algarve

Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal

14:38 10 Julho, 2026 14:38 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhos arrancam a 13 de julho no Forte Novo e no Trafal, com reforço de mais 600 mil metros cúbicos de areia

Corredor de hospital.
Nacional, Saúde

“Já tenho força para me aguentar em pé”: Francisco Borges tem 67 anos e fez o transplante pulmonar número 500 do Hospital de Santa Marta

18:50 10 Julho, 2026 14:53 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 67 anos protagonizou um marco na medicina portuguesa ao ter feito o transplante pulmonar número 500 do Hospital de Santa Marta

Economia, Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto

Motor sobreaquece com o calor? Saiba o que fazer para evitar danos caros

19:20 10 Julho, 2026 18:52 10 Julho, 2026 | João Luís

Temperaturas elevadas podem pôr o motor do carro à prova. Saiba como identificar o sobreaquecimento e que cuidados deve ter para evitar avarias

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Cidade de Olhão ganha mural de Bordalo II feito com 300 quilos de lixo e inspirado na Ria Formosa
    Cidade de Olhão ganha mural de Bordalo II feito com 300 quilos de lixo e inspirado na Ria Formosa
  • Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)
    Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)
  • Motor sobreaquece com o calor? Saiba o que fazer para evitar danos caros
    Motor sobreaquece com o calor? Saiba o que fazer para evitar danos caros
  • “Já tenho força para me aguentar em pé”: Francisco Borges tem 67 anos e fez o transplante pulmonar número 500 do Hospital de Santa Marta
    “Já tenho força para me aguentar em pé”: Francisco Borges tem 67 anos e fez o transplante pulmonar número 500 do Hospital de Santa Marta
  • Jorge Jesus promete mudar a Seleção: “Se não jogar o dobro, fica tudo igual”
    Jorge Jesus promete mudar a Seleção: “Se não jogar o dobro, fica tudo igual”

Opinião

  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal