Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Nacional

Elevador avariou: todos os vizinhos têm de pagar, mesmo quem mora no rés-do-chão?

O elevador avariou no prédio e mora no rés-do-chão? Saiba quando pode ter de pagar a reparação e em que casos pode ficar fora dessa despesa

13:10 24 Maio, 2026 16:49 21 Maio, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando o elevador de um prédio avaria, a despesa pode rapidamente transformar-se numa discussão de condomínio. Quem vive nos pisos superiores tende a defender que todos devem pagar. Quem mora no rés-do-chão pode perguntar por que razão deve contribuir para a reparação de algo que, na prática, não usa.

A resposta não é igual em todos os casos. Em regra, as despesas necessárias à conservação e fruição das partes comuns são pagas pelos condóminos em proporção do valor das suas frações. Mas o Código Civil prevê regras específicas para partes comuns que servem apenas alguns condóminos e, no caso dos ascensores, determina que só participam nas despesas os condóminos cujas frações possam ser servidas por eles. É aqui que entram muitas das dúvidas sobre elevadores.

O elevador é, em regra, parte comum do prédio

O elevador é, em regra, uma parte comum do edifício. Mais precisamente, o artigo 1421.º do Código Civil presume comuns os ascensores, salvo se houver fundamento bastante no título constitutivo para outra conclusão. Isto significa que pertence ao condomínio e não apenas aos moradores que o utilizam diariamente. A sua manutenção, conservação e reparação integram as despesas do condomínio relativas a esse equipamento, tal como acontece, noutros casos, com escadas, entrada, telhado, fachada ou canalizações comuns. A Fundação Francisco Manuel dos Santos explica, numa resposta sobre esta matéria, que, sendo o elevador uma parte comum, os condóminos devem, em princípio, pagar as despesas associadas, mesmo que garantam não o usar. O critério relevante não é apenas o uso efetivo, mas também a possibilidade de a fração ser servida por esse equipamento.

Quem mora no rés-do-chão paga sempre?

Nem sempre. A questão decisiva é perceber se a fração do rés-do-chão é ou não servida pelo elevador. Se o elevador dá acesso a zonas que esse condómino pode usar, como garagem, lugar de estacionamento, arrecadação, cave, sótão, arrumo ou uma sala comum, pode haver obrigação de contribuir. Se, pelo contrário, a fração do rés-do-chão não é servida pelo elevador, não tem acesso a pisos inferiores ou superiores através dele e não retira qualquer utilidade objetiva desse equipamento, pode haver fundamento para não participar nas despesas de conservação e reparação.

O Doutor Finanças resume esta diferença: uma fração situada no rés-do-chão pode ficar isenta destas despesas apenas se se comprovar que não tem qualquer acesso, direto ou indireto, a zonas comuns servidas pelo elevador, como garagens ou arrecadações.

O que diz o Código Civil

O artigo 1424.º do Código Civil estabelece que, salvo disposição em contrário, as despesas necessárias à conservação e fruição das partes comuns do edifício e relativas ao pagamento de serviços de interesse comum são da responsabilidade dos condóminos proprietários das frações no momento das respetivas deliberações, sendo pagas por estes em proporção do valor das suas frações. A mesma norma prevê que as despesas relativas às partes comuns que sirvam exclusivamente algum dos condóminos ficam a cargo dos que delas se servem. E, no caso dos ascensores, a regra é ainda mais direta: “Nas despesas dos ascensores só participam os condóminos cujas frações por eles possam ser servidas”.

Um acórdão do Tribunal da Relação de Évora, de 18 de dezembro de 2023, publicado no Diário da República, seguiu este entendimento e referiu que não participam nas despesas de manutenção e conservação dos elevadores os condóminos cujas frações não são, nem podem ser, servidas por eles. No caso analisado, as frações situadas na cave e no rés-do-chão não tinham de suportar essas despesas, por não serem servidas pelos elevadores.

Reparação, manutenção ou instalação: há diferenças

Também importa distinguir o tipo de despesa. A manutenção regular e a reparação de avarias de um elevador já existente seguem, em regra, o critério do artigo 1424.º: pagam os condóminos cujas frações possam ser servidas pelo ascensor. Uma coisa é pagar uma reparação necessária para manter o equipamento a funcionar. Outra é aprovar a instalação de um elevador novo ou uma obra de inovação que altere a funcionalidade do edifício.

A colocação de ascensores pode ser tratada como inovação. Nos termos do artigo 1425.º do Código Civil, as obras que constituem inovações dependem, em regra, da aprovação da maioria dos condóminos, representando essa maioria dois terços do valor total do prédio; havendo pelo menos oito frações autónomas, a colocação de ascensores depende da aprovação por maioria dos condóminos que representem a maioria do valor total do prédio. As despesas com inovações seguem depois o regime previsto no artigo 1426.º, que remete para o artigo 1424.º. É por isso que a resposta depende sempre da configuração do prédio, do título constitutivo da propriedade horizontal, do tipo de despesa e da deliberação concreta da assembleia.

O título constitutivo pode ser decisivo

Antes de concluir quem deve pagar, convém consultar o título constitutivo da propriedade horizontal e o regulamento do condomínio. Estes documentos podem ajudar a perceber que espaços pertencem a cada fração, que zonas comuns existem, se há garagens, arrecadações, arrumos ou sótãos e se o elevador serve, direta ou indiretamente, determinada fração. Se nada estiver previsto que altere validamente a repartição das despesas gerais, aplica-se a regra legal. Ainda assim, uma simples deliberação da assembleia não pode ignorar a regra especial dos ascensores e impor encargos a frações que não possam ser servidas pelo elevador. A jurisprudência tem sublinhado que os n.os 3 e 4 do artigo 1424.º funcionam como regras especiais de repartição de despesas.

E se a assembleia aprovar que todos pagam?

Uma deliberação da assembleia não pode ignorar a lei. Se um condómino entende que foi obrigado a pagar uma despesa que legalmente não lhe compete, deve pedir esclarecimentos à administração, consultar a ata da assembleia e verificar o título constitutivo. Se necessário, pode impugnar a deliberação ou discutir a validade da cobrança pelos meios legais próprios, dentro dos prazos aplicáveis. Por outro lado, se a fração é servida pelo elevador, ainda que o morador diga que nunca o utiliza, o simples desuso voluntário pode não bastar para afastar a obrigação de pagar. A pergunta não é apenas “usa ou não usa?”. A pergunta mais importante é “a fração pode ser servida pelo elevador?”.

Garagens e arrecadações fazem diferença

Este é o detalhe que costuma decidir muitos casos. Um morador do rés-do-chão pode não precisar do elevador para chegar à porta de casa, mas pode usá-lo para descer à garagem ou aceder a uma arrecadação na cave, a um arrumo no sótão ou a uma zona comum servida pelo ascensor. Se isso acontecer, a sua fração pode ser considerada servida pelo elevador, ainda que o condómino raramente o utilize.

Já se o prédio não tiver garagens, arrecadações, arrumos ou outras zonas acessíveis pelo elevador para esse condómino, a posição pode ser diferente. Um terraço de cobertura ou a casa das máquinas, por si só, não significam necessariamente que todos os condóminos sejam servidos pelo elevador, se esses espaços não forem de utilização comum corrente.

Não pagar sem esclarecer pode sair caro

Se a administração apresenta uma quota para reparação do elevador e o condómino discorda, o pior caminho é simplesmente deixar de pagar sem mais explicações. O ideal é pedir a fundamentação da despesa, consultar a ata da assembleia, verificar o título constitutivo e confirmar se a fração é ou não servida pelo elevador. Se houver dúvidas relevantes, pode ser necessário obter aconselhamento jurídico ou recorrer aos Julgados de Paz, quando aplicável. As dívidas de condomínio podem ser cobradas judicialmente. O Decreto-Lei n.º 268/94 prevê que a ata da assembleia que delibera o montante das contribuições a pagar ao condomínio e a data de vencimento das obrigações pode constituir título executivo contra o proprietário que deixe de pagar.

A regra prática

Quem mora no rés-do-chão não fica automaticamente dispensado de pagar o elevador. Também não está automaticamente obrigado em todos os casos. Se a fração for servida pelo elevador, por exemplo através de acesso a garagem, lugar de estacionamento, arrecadação, cave, sótão, arrumo ou outro espaço comum acessível por ascensor, pode ter de contribuir. Se a fração não for servida pelo elevador, pode haver fundamento para ficar fora das despesas de conservação, manutenção e reparação desse equipamento. No final, a avaria do elevador não se resolve apenas pela pergunta “quem usa?”. Resolve-se pela análise de quem pode beneficiar dele, do que dizem os documentos do prédio e do tipo de despesa que está em causa.

Leia também: Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Algarve

Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho

16:00 5 Junho, 2026 15:56 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso da PSP abre portas a uma carreira com salário superior a dois mil euros e oportunidades de colocação no Algarve

Algarve Economia Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data

15:30 5 Junho, 2026 15:22 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para o ensino da condução foram publicadas em Diário da República e entram em vigor em julho

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Algarve

Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho

16:00 5 Junho, 2026 15:56 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso da PSP abre portas a uma carreira com salário superior a dois mil euros e oportunidades de colocação no Algarve

Algarve, Economia, Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data

15:30 5 Junho, 2026 15:22 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para o ensino da condução foram publicadas em Diário da República e entram em vigor em julho

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto, Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Últimas Notícias

  • Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia
    Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia
  • Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”
    Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”
  • Adeus mês da matrícula: Governo vai ‘mexer’ no IUC e é isto que vai mudar
    Adeus mês da matrícula: Governo vai ‘mexer’ no IUC e é isto que vai mudar
  • Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro
    Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha
    Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

Opinião

  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal