Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Francisco Amaral. Crédito: CMCM Arquivo
Algarve, Edição Papel, Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O médico e antigo presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, criticou publicamente uma marcação do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil para uma primeira consulta de tabagismo apenas em maio de 2027.

A publicação, feita nas redes sociais a 26 de maio, foi acompanhada por uma fotografia de um agendamento do IPO Lisboa, onde surge uma consulta de “Primeira Tabagismo” da área de Pneumologia marcada para 10 de maio de 2027, às 14:30.

Imagem do agendamento divulgada por Francisco Amaral, onde surge uma primeira consulta de tabagismo no IPO Lisboa marcada para maio de 2027

“Assim não”, escreveu Francisco Amaral, defendendo que esperar quase um ano pode comprometer o momento em que o fumador decide deixar de fumar. Na mesma publicação, o médico sublinhou que “uma das razões do êxito” do Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Castro Marim é precisamente a consulta de cessação tabágica acontecer “no próprio dia” em que o fumador toma a decisão.

A observação vai ao encontro de uma posição que Francisco Amaral já defendia publicamente em 2018: “a consulta tem que ser imediata” para aproveitar a motivação do fumador no momento em que decide parar.

O caso divulgado por Francisco Amaral diz respeito a uma consulta de cessação tabágica, não a uma consulta de tratamento oncológico. Ainda assim, ganha especial relevância por envolver o IPO Lisboa, uma unidade do SNS com área de influência direta que inclui Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

O próprio mapa público da Rede de Consultas de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica da ARS Lisboa e Vale do Tejo, atualizado em 2023, identifica no IPO Lisboa uma consulta de cessação tabágica no Serviço de Pneumologia, com funcionamento semanal à segunda e quinta-feira, destinada a utentes do IPO e funcionários, por referenciação interna.

Em Castro Marim, Francisco Amaral tem sido uma das figuras centrais no combate ao tabagismo. O programa municipal foi implementado em 2015 e trabalha em duas frentes: sensibilização e motivação para deixar de fumar, e acompanhamento clínico e psicológico ao longo do processo.

Segundo a informação institucional da autarquia, o programa começa com uma consulta de cessação tabágica com médico e psicólogo e mantém acompanhamento até à alta.

Os dados mais recentes divulgados pelo Município de Castro Marim apontam para mais de mil consultas realizadas e mais de 800 pessoas que terão deixado de fumar ao fim de um ano, com uma taxa de sucesso de 82,37%. A autarquia refere ainda que a iniciativa assenta num modelo de voluntariado médico promovido por Francisco Amaral, que criou e lidera o projeto.

Câmara inaugurou a escultura “Eco Pulmão”

O impacto do programa tem ultrapassado o concelho. Segundo notícias publicadas em 2025, os participantes chegaram não só de Castro Marim, mas também de Vila Real de Santo António, Tavira, Faro, Mértola, Almodôvar, Portimão, Loulé e Lisboa, além de pessoas oriundas de países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Para além das consultas, o projeto tem promovido campanhas de sensibilização, encontros de ex-fumadores e ações públicas como a escultura “Eco-Pulmão”, instalada na Praça 1.º de Maio, em Castro Marim. A aposta de Castro Marim na prevenção não é recente. Em 2019, a Câmara inaugurou a escultura “Eco Pulmão”, da autoria de Carlos Correia, como forma de alertar para os malefícios do tabaco e para o impacto ambiental das beatas. Na altura, a autarquia referia uma taxa de sucesso a rondar os 85% e 437 aderentes ao programa, números que entretanto cresceram de forma significativa.

Escultura “Eco Pulmão”. Crédito: CMCM

Francisco Amaral, que terminou funções autárquicas em 2025 após 32 anos à frente dos municípios de Alcoutim e Castro Marim, manteve disponibilidade para continuar a dar o seu contributo voluntário como médico. O antigo autarca tem uma carreira ligada à medicina geral e familiar e ao poder local, tendo sido presidente da Câmara de Castro Marim entre 2013 e 2025.

A crítica agora feita ao agendamento do IPO surge num contexto em que o cancro do pulmão continua a ser uma das grandes preocupações de saúde pública. O cancro do pulmão é a principal causa de morte por doença oncológica em Portugal e tem forte associação ao consumo de tabaco. A European Lung Foundation refere que entre 80% e 90% dos casos de cancro do pulmão são atribuíveis ao tabaco.

Castro Marim foi recentemente apontado como o concelho algarvio com menor incidência de cancro do pulmão, segundo dados divulgados durante as 16.ªs Jornadas de Pneumologia do Algarve.

A autarquia associa esse resultado ao trabalho desenvolvido pelo Programa de Combate ao Tabagismo, embora uma relação causal direta deva ser lida com prudência, por depender de vários fatores epidemiológicos.

A rede nacional de cessação tabágica existe no SNS desde a Lei do Tabaco de 2007, mas o próprio despacho que criou a rede de referenciação em 2015 reconhecia dificuldades de cobertura em todo o território nacional.

O mesmo diploma defendia a organização de consultas de apoio intensivo à cessação tabágica e o acompanhamento dos fumadores em vários momentos do processo.

Para Francisco Amaral, a questão central continua a ser o tempo de resposta. Quando um fumador decide deixar de fumar, defende o médico, a intervenção deve ser rápida.

O caso agora divulgado, com uma primeira consulta marcada para 2027, reacende o debate sobre a capacidade do SNS para responder em tempo útil a uma decisão que, muitas vezes, depende de uma janela curta de motivação.

Números do programa de Castro Marim

Ano de implementação: 2015

Consultas realizadas: mais de 1.000

Pessoas que terão deixado de fumar ao fim de um ano: mais de 800

Taxa de sucesso divulgada: 82,37%

Modelo: voluntariado médico, com acompanhamento clínico e psicológico

Informações/marcações: 961 010 169

IPO Lisboa diz que consulta de cessação tabágica tem “caráter complementar”

Questionado pelo POSTAL sobre a marcação de uma primeira consulta de tabagismo para 10 de maio de 2027, o IPO Lisboa respondeu que as consultas de cessação tabágica no SNS “devem ser asseguradas, de forma preferencial, pelos cuidados de saúde primários da área de residência”, por serem estes a “porta de entrada” e a estrutura que garante o acompanhamento regular dos utentes.

Na resposta enviada ao POSTAL, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa acrescenta que, naquela unidade, esta resposta “assume um caráter complementar”, enquadrado “no contexto do tratamento oncológico ativo e da saúde ocupacional dos profissionais”, integrando-se na abordagem global da doença e na otimização dos resultados terapêuticos.

O IPO Lisboa adianta ainda que, em 2025, a Consulta de Cessação Tabágica realizou 915 consultas.

A resposta, datada de 12 de junho, não esclarece, contudo, se existem atualmente primeiras consultas de tabagismo marcadas para 2027, qual o tempo médio de espera, quantas vagas estão disponíveis por semana, se há mecanismos de antecipação em casos urgentes, nem a razão concreta para o agendamento divulgado por Francisco Amaral.

POSTAL solicitou ao IPO Lisboa os seguintes esclarecimentos, mas, como se pode ver na missiva recebida na redação e que reproduzimos acima, a resposta não esclareceu as questões em causa.

  • Confirma o IPO Lisboa que existem primeiras consultas de cessação tabágica atualmente marcadas para 2027?
  • Qual é, neste momento, o tempo médio de espera para uma primeira consulta de cessação tabágica no IPO Lisboa?
  • A consulta de cessação tabágica no IPO Lisboa destina-se apenas a utentes acompanhados no próprio Instituto e funcionários, ou também recebe utentes referenciados externamente?
  • No caso de um fumador que pretenda deixar de fumar com urgência, existem alternativas, mecanismos de priorização ou possibilidade de antecipação da consulta?
  • Qual a razão para uma eventual marcação de primeira consulta de tabagismo a cerca de um ano de distância?
  • Quantas consultas de cessação tabágica realiza atualmente o IPO Lisboa por semana e qual a capacidade disponível?
  • Pretende o IPO Lisboa comentar a crítica feita por Francisco Amaral, que defende que a consulta deve ocorrer no momento em que o fumador decide deixar de fumar?

Leia também: Dia da Cidade traz Delfins à Praça da República em Tavira

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro

12:40 9 Setembro, 2026 12:27 9 Setembro, 2026 | João Luís

Natural de Tavira e com formação iniciada no Algarve, João Neves está entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro de 2026

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Nacional

Troca de cadáveres detetada pela família no velório obriga hospital a rever procedimentos

09:10 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma família recebeu o cadáver errado e apenas percebeu a troca durante o velório, num caso que a ERS classificou como de “especial gravidade”

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve Nacional

Nove voos entre Londres, Lisboa e Faro cancelados devido a falha técnica

11:23 9 Setembro, 2026 11:25 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os aeroportos portugueses afetados por uma nova falha técnica no sistema britânico de controlo aéreo.

Algarve Cultura

Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão

13:00 9 Setembro, 2026 12:32 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A República 14 retoma a programação musical com uma noite dedicada ao blues e à apresentação do novo EP de Nanook

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro

12:40 9 Setembro, 2026 12:27 9 Setembro, 2026 | João Luís

Natural de Tavira e com formação iniciada no Algarve, João Neves está entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro de 2026

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Nacional

Troca de cadáveres detetada pela família no velório obriga hospital a rever procedimentos

09:10 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma família recebeu o cadáver errado e apenas percebeu a troca durante o velório, num caso que a ERS classificou como de “especial gravidade”

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve, Nacional

Nove voos entre Londres, Lisboa e Faro cancelados devido a falha técnica

11:23 9 Setembro, 2026 11:25 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os aeroportos portugueses afetados por uma nova falha técnica no sistema britânico de controlo aéreo.

Algarve, Cultura

Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão

13:00 9 Setembro, 2026 12:32 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A República 14 retoma a programação musical com uma noite dedicada ao blues e à apresentação do novo EP de Nanook

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Últimas Notícias

  • Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão
    Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão
  • Encontrou a carta de condução depois de pedir outra? Há uma obrigação que não deve ignorar
    Encontrou a carta de condução depois de pedir outra? Há uma obrigação que não deve ignorar
  • Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro
    Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro
  • Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social
    Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social
  • Escola Verão Azul regressa a Faro com dança, performance e artes visuais
    Escola Verão Azul regressa a Faro com dança, performance e artes visuais

Opinião

  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento