Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo | DR
Nacional

Dos 7.762 pedidos de compensação de militares das ex-colónias, apenas oito estão em análise

Em causa estão cidadãos naturais de países como Angola, Moçambique ou Guiné-Bissau que estiveram ao serviço das Forças Armadas portuguesas durante a guerra colonial

13:53 8 Abril, 2023 13:53 8 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Direção-Geral de Recursos da Defesa recebeu 7.762 pedidos de compensação pela prestação de serviço militar de antigos combatentes recrutados nas ex-colónias portuguesas, dos quais apenas oito estão em análise.

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o Ministério da Defesa Nacional refere que a “esmagadora maioria” de pedidos de antigos combatentes – cujo dia é assinalado no domingo – diz respeito a ex-combatentes do recrutamento local que “não têm registos de carreira contributiva em Portugal, seja no Regime Geral de Segurança Social, seja na Caixa Geral de Aposentações, sendo considerados como não abrangidos”, por não reunirem os requisitos legais para a atribuição de complementos especiais de aposentação ou reforma.

Do total de pedidos, “apenas oito estão em análise, podendo levar à atribuição de compensação”.

Estes números constam de uma base de dados da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, que ressalva que pode haver pedidos repetidos por terem sido efetuados pelo mesmo requerente.

Em março, a comissão parlamentar de Defesa apreciou uma informação do gabinete da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, elaborada pela direção-geral, sobre o seguimento dado a uma resolução do parlamento (apresentada pelo CDS-PP na legislatura passada) que recomendava ao Governo o estudo de compensações para antigos militares recrutados nas ex-colónias portuguesas, “sem registos de carreira contributiva”.

Em causa estão cidadãos naturais de países como Angola, Moçambique ou Guiné-Bissau que estiveram ao serviço das Forças Armadas portuguesas durante a guerra colonial.

A iniciativa do CDS insistia que o governo desse cumprimento a uma outra resolução conjunta apresentada por PS, PSD, PCP e CDS, já aprovada em 2019, com o objetivo de elaborar “um estudo sobre a forma como poderão ser atribuídos os benefícios constantes na Lei n.º 3/2009” a estes antigos combatentes.

Esta lei define os procedimentos necessários à atribuição dos benefícios decorrentes dos períodos de prestação de serviço militar em condições especiais de dificuldade ou perigo.

Segundo o Ministério da Defesa, a lei, bem como o Estatuto do Antigo Combatente (aprovado em julho de 2020), não afasta estes ex-militares do direito aos complementos especiais de reforma e aposentação, no entanto, é exigido “o registo de uma carreira contributiva nos sistemas de Segurança Social portugueses ou do país com quem tenha sido estabelecido acordo internacional”.

Tal acontece porque a lei não confere o direito a uma prestação autónoma apenas pela prestação de serviço militar.

A tutela sublinha que o facto de se estar abrangido pelo Estatuto do Antigo Combatente não dispensa o cumprimento “dos requisitos especiais fixados por cada diploma para efeito de acesso aos benefícios”.

Isto significa que poderá haver antigos combatentes qualificados como tal pelo Estatuto, “com direito ao cartão”, mas que não terão acesso aos complementos especiais de aposentação ou reforma se não preencherem os requisitos fixados na lei.

Na informação enviada ao parlamento, a Direção-Geral de Recursos da Defesa sugere que, caso seja considerada uma alteração à legislação atual, o benefício a atribuir seja o Suplemento Especial de Pensão (SEP), “uma vez que a aplicação dos restantes benefícios previstos na legislação acarretaria encargos ainda mais avultados”.

No entanto, aquela entidade alerta no texto que o Arquivo Geral do Exército teria “sérias dificuldades” em fazer as respetivas contagens de tempo de serviço militar ou em certificar o cumprimento do serviço militar, “uma vez que apenas dispõe de uma pequena parte dos processos individuais do universo desses antigos combatentes, os quais por razões de vária ordem ou foram destruídos, ou perderam-se”.

A direção-geral salienta ainda que não se sabe se “o pagamento do eventual benefício, por parte da Segurança Social portuguesa, seria ou não exequível, uma vez que o universo a ser abrangido não tem quaisquer registos naquela entidade”.

Durante a guerra colonial, Portugal recrutou milhares de soldados entre as populações locais e, em vários teatros de operações, a maior parte dos efetivos eram constituídos por militares africanos.

Após a guerra, muitos desses soldados foram deixados nos territórios e registaram-se várias execuções extra-judiciais por parte das forças de libertação.

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Algarve Animais Nacional

Federação de Caçadores do Algarve conquista bicampeonato nacional de Tiro aos Pratos

15:56 1 Outubro, 2026 15:56 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa algarvia alcançou o bicampeonato nacional em Beja, numa competição que reuniu atletas de várias regiões do país entre 25 e 27 de setembro

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Algarve

Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos

14:20 30 Setembro, 2026 14:09 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social encerrou com caráter urgente um lar clandestino em Olhão, onde encontrou 22 idosos

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Desporto Europe Direct Algarve

Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço

10:31 30 Setembro, 2026 10:34 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Semana Europeia do Desporto une Ayamonte, Castro Marim e VRSA num programa que cruza competição, formação, inclusão e bem-estar

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Algarve, Animais, Nacional

Federação de Caçadores do Algarve conquista bicampeonato nacional de Tiro aos Pratos

15:56 1 Outubro, 2026 15:56 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa algarvia alcançou o bicampeonato nacional em Beja, numa competição que reuniu atletas de várias regiões do país entre 25 e 27 de setembro

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Algarve

Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos

14:20 30 Setembro, 2026 14:09 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social encerrou com caráter urgente um lar clandestino em Olhão, onde encontrou 22 idosos

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Desporto, Europe Direct Algarve

Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço

10:31 30 Setembro, 2026 10:34 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Semana Europeia do Desporto une Ayamonte, Castro Marim e VRSA num programa que cruza competição, formação, inclusão e bem-estar

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Últimas Notícias

  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
  • Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário
    Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento