Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Bad Bunny no Super Bowl.
Bad Bunny no Super Bowl. Crédito: Kathryn Riley
Mundo, Nacional

De Santo Tirso para o mundo: camisola usada por Bad Bunny no Super Bowl veio desta empresa portuguesa

A camisola com o número 64 usada por Bad Bunny no intervalo do Super Bowl era da Zara, mas foi produzida em Santo Tirso pela Sidi

16:00 16 Fevereiro, 2026 15:14 16 Fevereiro, 2026
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma camisola com o número 64 e o nome Ocasio, usada por Bad Bunny no espetáculo do intervalo da Super Bowl, foi produzida em Portugal, na fábrica da Sidi, em São Salvador do Campo, Santo Tirso, a pedido da Zara, segundo relato da empresa e informações divulgadas pela imprensa.

A peça chamou a atenção ainda antes de amanhecer em Portugal, quando começou a circular que seria um artigo da Zara. Mais tarde, foi revelada a origem do fabrico, com destaque para o facto de ter sido uma encomenda feita “em sigilo”, com prazos apertados.

De acordo com o que foi noticiado, o pedido terá chegado à Sidi nos últimos dias de janeiro e o processo, amostra, aprovação e produção, decorreu em poucos dias, resultando num lote de mil unidades expedidas a 2 de fevereiro.

O pedido, o prazo e o segredo

A história foi relatada pelo portal ECO, com declarações da CEO Diana Costa, que diz que a equipa sabia que a peça era para Bad Bunny, mas desconhecia em que evento seria usada. A confidencialidade foi tratada como regra do projeto do início ao fim.

Segundo o mesmo relato, a amostra foi feita em quatro dias e só depois de validação foi avançada a produção. A rapidez do processo é sublinhada como pouco comum num trabalho com tanta visibilidade pública.

Já na manhã seguinte ao espetáculo, a responsável diz ter reconhecido a camisola “de imediato”, descrevendo o momento como orgulho interno e uma prova de que o sigilo foi mantido até ao fim, apesar do mediatismo.

Como se faz uma peça “de evento” em poucas etapas

O método de trabalho descrito é o habitual neste tipo de relação industrial: a Zara define o modelo pretendido e a fábrica executa o desenvolvimento, ajustando a malha e os detalhes, antes de submeter a proposta para aprovação final.

No caso em causa, a camisola é descrita como sendo de felpo “à americana”, 100% algodão orgânico, com certificação GOTS, obrigatória para quem trabalha com algodão orgânico dentro de determinados requisitos de cadeia.

O detalhe mais comentado foi o bordado/aplicação: o número 64, o apelido Ocasio e elementos gráficos em tiras. A Sidi descreve o trabalho como aplicação de patch, uma diferença relevante face a versões que terão circulado noutros contextos, associadas a estampagem.

A dimensão do lote também chamou a atenção internamente: mil unidades são poucas quando comparadas com encomendas regulares ligadas ao universo Inditex, grupo com o qual a Sidi trabalha há mais de uma década, sobretudo em t-shirts e sweatshirts.

O impacto para a fábrica e a polémica da revenda

O Grupo Sidi é apresentado como um conjunto de três empresas com linha de produção própria, fábrica de confeção e 40 colaboradores, com faturação anual referida na ordem dos 12 milhões de euros, sendo a Inditex responsável por cerca de 30% desse valor.

Após a exposição mediática, a empresa relata dias de maior procura e telefonemas, com pessoas a perguntarem se seria possível comprar a camisola. A resposta, segundo as declarações, é negativa, por razões contratuais e porque a Zara não pretende comercializar a peça.

Segundo o ECO, a própria Zara terá indicado que a colaboração com Bad Bunny serviu para completar a visão artística do artista e que o guarda-roupa do espetáculo, que incluiu bailarinos, banda e orquestra, não foi concebido com intenção de venda ao público.

Ainda assim, horas depois começaram a surgir referências a revendas em plataformas de segunda mão, com valores elevados. De acordo com informação atribuída à Bloomberg, alguns anúncios poderão ter chegado a dezenas de milhares de euros, embora a marca não tenha comentado o fenómeno.

No essencial, a história resume-se a uma viagem improvável: de uma fábrica em Santo Tirso para um dos palcos mais vistos do mundo, num projeto feito com prazos curtos, discrição total e um detalhe, o “64”, que acabou por transformar uma encomenda pequena numa peça gigante em visibilidade.

Leia também: Governo gasta 20.000€ para Luís Montenegro poder ver este canal na televisão da residência oficial: tem subscrição até agosto de 2028

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Algarve Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve, Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Algarve, Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Últimas Notícias

  • Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
    Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
  • Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
    Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
  • “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
    “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
  • Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data
    Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data
  • Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la
    Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal