Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Cooperação entre GNR e PSP Verão Seguro é para continuar

Ministro José Luís Carneiro deixa um apelo para que haja flexibilidade nos planos de segurança do próximo ano, tendo em conta as “temperaturas e o clima”

16:56 2 Outubro, 2023 16:57 2 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro da Administração Interna anunciou esta segunda-feira que o projeto de cooperação entre PSP e GNR Verão Seguro é para “continuar nos anos que se seguem” e considerou “muito positivos” os resultados daquela operação em 2022.

Em Matosinhos, no distrito do Porto, à margem da apresentação dos resultados da operação Verão Seguro 2023, José Luís Carneiro deixou um apelo para que haja flexibilidade nos planos de segurança do próximo ano, tendo em conta as “temperaturas e o clima”, aumentando a amplitude de vigência daqueles planos.

Em 2023, a operação Verão Seguro, que tinha como objetivos a segurança e proteção dos cidadãos, natureza e ambiente e ao abrigo do qual foi assinado um protocolo de cooperação entre a PSP e a GNR, resultou em 149 ações a nível nacional, sendo 63 delas em Lisboa, 70 no Porto – 29 das quais em Matosinhos -, e 16 em Faro.

“Os resultados são muito positivos, por isso decidimos continuar com este programa nos anos que se seguem e [vamos] agora, no outono e o inverno, preparar o Verão Seguro, (…) que tem plano especial concebido para as praias onde havia alguns indícios de concentrações e de grandes afluxos em que a convivialidade estava a ser incompatível com a ordem, a tranquilidade e a segurança públicas”, disse José Luis Carneiro.

Confrontado com os incêndios e casos de resgate de banhistas que se registaram no sábado e no domingo, o ministro deixou um pedido para a preparação dos planos de segurança do próximo ano: “Deixei ficar um apelo para que, na preparação do plano de segurança balnear, se comece a ter alguma preparação de flexibilidade de planos de segurança”, apontou.

Isto porque, explicou, no caso da Proteção Civil foi necessário “reativar medidas de proteção civil, nomeadamente de proteção da floresta contra incêndios” com o reforço de meios humanos e materiais.

“O mesmo terá de ser feito na preparação dos planos de segurança, não apenas nas nossas praias, mas também na segurança do nosso espaço público porque só neste fim de semana fizemos o controlo nos nossos aeroportos a mais 13 mil cidadãos que provinham de países terceiros à União Europeia”, referiu.

Isto “reflete-se em níveis de carga de trabalho para as forças de segurança e é importante que estes planos de segurança possam ter flexibilidade para se ajustarem as necessidades que tem vindo a ser detetadas”.

Sobre o aumento da procura de Portugal como destino turístico, José Luis Carneiro apontou ainda dados do Instituto Nacional de Estatística que referem que entre janeiro e finais de agosto de 2023, Portugal registou mais de 20 milhões de hospedagens.

“Significa termos, além da população portuguesa, o equivalente a duas vezes da população portuguesa a viver, a fazer férias (…)”, disse.

Comparando estes números com indicadores de criminalidade, o ministro disse que, face a 2013, este ano houve “menos 11% de criminalidade geral (…) e menos 24% da criminalidade grave e violenta”.

“Tendo tido mais do dobro dos hóspedes em Portugal do que em 2013, dados do INE, tivemos estes números que são números positivos”, salientou.

Leia também: PSP e GNR com cooperação inédita no verão. Governo elogia em Faro “sentido de Estado”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pulseira Diogo Jota. Crédito: Lusa
Desporto Nacional

“Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota

09:00 17 Junho, 2026 16:54 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O acessório foi oferecido por Luís Montenegro e inclui uma homenagem a Diogo Jota

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Algarve Opinião Política

À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

08:50 17 Junho, 2026 08:57 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve Gastronomia

Lagos abre inscrições para a 37.ª Feira Concurso Arte Doce

08:16 17 Junho, 2026 08:24 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura integram o programa musical da Arte Doce em Lagos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Desporto Nacional

GNR alerta para aumento de burlas online ligadas ao Mundial de Futebol

08:42 17 Junho, 2026 08:45 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Burlões usam falsas páginas FIFA, e-mails, redes sociais e mensagens para roubar dados bancários, dinheiro e informação pessoal

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Europe Direct Algarve

Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural

18:40 16 Junho, 2026 18:37 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Seminário integra o projeto FIREPOCTEP+, iniciativa transfronteiriça entre Portugal e Espanha para reforçar prevenção florestal.

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Pulseira Diogo Jota. Crédito: Lusa
Desporto, Nacional

“Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota

09:00 17 Junho, 2026 16:54 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O acessório foi oferecido por Luís Montenegro e inclui uma homenagem a Diogo Jota

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Algarve, Opinião, Política

À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

08:50 17 Junho, 2026 08:57 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Algarve, Gastronomia

Lagos abre inscrições para a 37.ª Feira Concurso Arte Doce

08:16 17 Junho, 2026 08:24 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura integram o programa musical da Arte Doce em Lagos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Desporto, Nacional

GNR alerta para aumento de burlas online ligadas ao Mundial de Futebol

08:42 17 Junho, 2026 08:45 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Burlões usam falsas páginas FIFA, e-mails, redes sociais e mensagens para roubar dados bancários, dinheiro e informação pessoal

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia, Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Europe Direct Algarve

Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural

18:40 16 Junho, 2026 18:37 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Seminário integra o projeto FIREPOCTEP+, iniciativa transfronteiriça entre Portugal e Espanha para reforçar prevenção florestal.

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Últimas Notícias

  • Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ
    Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ
  • Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva
    Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva
  • “Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota
    “Escolhemos usá-la todos”: Portugal entra hoje em campo com uma homenagem especial a Diogo Jota
  • GNR alerta para aumento de burlas online ligadas ao Mundial de Futebol
    GNR alerta para aumento de burlas online ligadas ao Mundial de Futebol
  • Lagos abre inscrições para a 37.ª Feira Concurso Arte Doce
    Lagos abre inscrições para a 37.ª Feira Concurso Arte Doce
  • Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões
    Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
  • Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
    Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
  • Áustria distingue Lídia Jorge com prémio de literatura europeia
    Áustria distingue Lídia Jorge com prémio de literatura europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal