Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Tiago Ferraz em laboratório de ADN antigo - Foto André Strauss | DR
Ciência, Nacional

Cientistas conseguiram extrair ADN de um esqueleto com dez mil anos de idade

Os responsáveis pelo estudo asseguram que “extrair o ADN do esqueleto de Luzio era uma peça central que faltava para se desvendarem as origens dos primeiros americanos”.

18:30 31 Julho, 2023 18:37 31 Julho, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma investigadora da Universidade de Coimbra (UC) integra a equipa de cientistas internacionais que conseguiu extrair ADN de um esqueleto com dez mil anos de idade, conhecido como Luzio, foi esta segunda-feira anunciado.

Em comunicado, a UC salientou que os resultados mostram que Luzio “é um antepassado das populações nativas americanas atuais e que, portanto, a hipótese de que os primeiros brasileiros pertenceriam a uma população distinta estava equivocada”.

Cláudia Cunha, investigadora da Universidade de Coimbra – Fotos DR

“O estudo inclui o maior conjunto de dados genomas antigos do Brasil para demonstrar que as comunidades costeiras da Antiguidade Ameríndia (Sambaquis) não representam uma população geneticamente homogénea”, sublinhou a investigadora da UC Cláudia Cunha, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS).

A cientista frisou que “este é o primeiro estudo genético que abarca uma região tão grande e este número de indivíduos para o país”, tendo através da sequenciação genética de ADN antigo, produzido dados de 34 indivíduos com dez mil anos das regiões de Costa Atlântica, Lagoa Santa, Baixo Amazonas e Nordeste do Brasil”.

Luzio Tridimensional – Foto André Strauss | DR

O comunicado refere que os sambaquis “são construções verticais feitas em conchas, estabelecidos há cerca de oito mil anos ao longo de mais de três mil quilómetros na costa leste da América do Sul”.

“Segundo registos arqueológicos, os construtores de sambaquis partilhavam algumas semelhanças culturais. No entanto, ao contrário do que se esperava, estes grupos de pessoas apresentaram diferenças genéticas significativas, possivelmente devido a contactos regionais com grupos do interior”, concluiu o estudo.

Sambaqui Ipoã Santa Catarina – Foto Ximena Villagran | DR

Citado na nota, o especialista Tiago Ferraz, primeiro autor do estudo e especialista no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (Brasil), salientou que aquelas “relíquias culturais conhecidas como sambaquis foram construídas ao longo de sete mil anos, sendo constituídas principalmente por conchas, sedimentos e outros resíduos diários”.

“Os sambaquis foram utilizados por antigas populações indígenas como moradias, cemitérios e demarcação territorial, estando entre os fenómenos arqueológicos mais fascinantes da América do Sul pré-colonial”, realçou.

Laboratório de desenho de DNA antigo da Universidade de São Paulo – Foto Tiago Ferraz

Os responsáveis pelo estudo “Genomic history of coastal societies from eastern South America”, que inclui também investigadores da Universidade de Tübingen (Alemanha), asseguram que “extrair o ADN do esqueleto de Luzio era uma peça central que faltava para se desvendarem as origens dos primeiros americanos”.

“Os resultados obtidos mostram de forma clara que não existiu no passado uma população humana diferente na América, como se acreditou por décadas”, sustentaram. 

Sambaqui Jabuticabeira II com centenas de esqueletos – Foto Ximena Villagran | DR

Com este estudo, publicado hoje na revista Nature Ecology & Evolution, os investigadores concluíram que “os primeiros caçadores-coletores do Holocénico são geneticamente distintos uns dos outros e de populações posteriores no leste da América do Sul”, pelo que “não houve relações diretas com os grupos costeiros posteriores”.

O comunicado reforçou que as “análises da equipa indicam ainda que os grupos contemporâneos de sambaquis da costa sudeste do Brasil, por um lado, e da costa sul do Brasil, por outro, eram geneticamente heterogéneos”.

Sambaqui Jabuticabeira II mostrando as conchas de perfil – Foto Ximena Villagran | DR

O estudo conclui ainda que “ambas as regiões apresentaram trajetórias demográficas distintas, possivelmente devido à baixa mobilidade dos grupos litorâneos”, contrastando com as semelhanças culturais descritas no registo arqueológico”.

Os investigadores realçaram que é necessário realizar mais estudos regionais e em microescala para aprender mais sobre a história genómica da América do Sul.

Luzio tridimensional – Foto André Strauss | DR

Leia também: Em agosto há uma “Super Lua Azul” que só volta a ocorrer em 2037 | Por Ricardo Cardoso Reis

Nacional

PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira

11:50 30 Setembro, 2026 12:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito de 52 anos foi detido pela PJ por uma alegada violação de uma mulher de 62 anos, ocorrida numa estrada municipal de Odemira

Algarve Europa

PJ detém em Tavira homem procurado em França por tráfico de armas e branqueamento

11:31 30 Setembro, 2026 11:32 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O luso-francês, de 40 anos, foi detido pela PJ em Tavira ao abrigo de um mandado europeu emitido pela justiça francesa

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve Opinião Política

À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

08:00 30 Setembro, 2026 07:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Algarve

Mulher com demência está desaparecida em Faro e família pede ajuda para a localizar

12:30 30 Setembro, 2026 12:33 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Qualquer informação sobre Erica Martha, que está desaparecida desde 28 de setembro, pode ser comunicada à família ou autoridades

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Sistema pós-tropical traz chuva, vento e trovoada a partir deste dia e esta será a região mais afetada

10:50 30 Setembro, 2026 11:27 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Açores deverão sentir os efeitos indiretos da ex-Hanna entre quinta-feira e domingo, com maior impacto em algumas ilhas, segundo a Meteored

Ovos.
Gastronomia

Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem

12:40 30 Setembro, 2026 11:42 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

DGAV esclarece que o primeiro algarismo impresso nos ovos revela como foram criadas as galinhas que os produziram

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Cultura Opinião

História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo

09:40 30 Setembro, 2026 09:21 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Assim como em outros povos do Sul da Europa, a principal ancestralidade genética dos povos ibéricos é a dos agricultores anatólios, que introduziram a pele clara na península"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Menires Vila do Bispo.
Algarve Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Autocarro Rede Expressos.
Economia Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

É oficial: estes pensionistas vão receber até mais 200 euros em dezembro

13:20 29 Setembro, 2026 13:05 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

António José Seguro promulgou o diploma que prevê um pagamento único entre 100 e 200 euros a mais de dois milhões de pensionistas já em dezembro

Lar de idosos.
Economia Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Nacional

PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira

11:50 30 Setembro, 2026 12:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito de 52 anos foi detido pela PJ por uma alegada violação de uma mulher de 62 anos, ocorrida numa estrada municipal de Odemira

Algarve, Europa

PJ detém em Tavira homem procurado em França por tráfico de armas e branqueamento

11:31 30 Setembro, 2026 11:32 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O luso-francês, de 40 anos, foi detido pela PJ em Tavira ao abrigo de um mandado europeu emitido pela justiça francesa

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve, Opinião, Política

À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

08:00 30 Setembro, 2026 07:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

À Mesa com o Poder Local, rubrica escrita sobre temas em debate na Assembleia Municipal de Faro, pela deputada municipal Adriana Martins

Algarve

Mulher com demência está desaparecida em Faro e família pede ajuda para a localizar

12:30 30 Setembro, 2026 12:33 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Qualquer informação sobre Erica Martha, que está desaparecida desde 28 de setembro, pode ser comunicada à família ou autoridades

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Sistema pós-tropical traz chuva, vento e trovoada a partir deste dia e esta será a região mais afetada

10:50 30 Setembro, 2026 11:27 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Açores deverão sentir os efeitos indiretos da ex-Hanna entre quinta-feira e domingo, com maior impacto em algumas ilhas, segundo a Meteored

Ovos.
Gastronomia

Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem

12:40 30 Setembro, 2026 11:42 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

DGAV esclarece que o primeiro algarismo impresso nos ovos revela como foram criadas as galinhas que os produziram

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Cultura, Opinião

História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo

09:40 30 Setembro, 2026 09:21 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Assim como em outros povos do Sul da Europa, a principal ancestralidade genética dos povos ibéricos é a dos agricultores anatólios, que introduziram a pele clara na península"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas vão ser as regiões afetadas (até 7 horas)

14:00 29 Setembro, 2026 12:53 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas no fornecimento de eletricidade e cortes de luz para domingo, 4 de outubro

Menires Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Autocarro Rede Expressos.
Economia, Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

É oficial: estes pensionistas vão receber até mais 200 euros em dezembro

13:20 29 Setembro, 2026 13:05 29 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

António José Seguro promulgou o diploma que prevê um pagamento único entre 100 e 200 euros a mais de dois milhões de pensionistas já em dezembro

Lar de idosos.
Economia, Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Últimas Notícias

  • PJ detém suspeito de roubos com arma de fogo em Almancil e Lagoa
    PJ detém suspeito de roubos com arma de fogo em Almancil e Lagoa
  • Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem
    Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem
  • Mulher com demência está desaparecida em Faro e família pede ajuda para a localizar
    Mulher com demência está desaparecida em Faro e família pede ajuda para a localizar
  • PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira
    PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira
  • Abriu uma lata de atum e sobrou metade? Não a guarde assim no frigorífico
    Abriu uma lata de atum e sobrou metade? Não a guarde assim no frigorífico

Opinião

  • Portugal é o 4.º país europeu onde mais se utiliza o automóvel
    Portugal é o 4.º país europeu onde mais se utiliza o automóvel
  • História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Com os pés na terra – Parte 2 | Por José Manuel do Carmo
  • À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: As Mulheres que o CHEGA deixou à porta da Assembleia Municipal | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento