Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Bispo que preside à Conferência Episcopal investigado por encobrir abuso de crianças

Queixa de professor revela que houve inação de José Ornelas quando recebeu queixa de abusos em colégio de Moçambique. Bispo que preside à Conferência Episcopal Portuguesa não foi constituído arguido, avança o “Público”

09:35 1 Outubro, 2022 09:35 1 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa abriu uma investigação para analisar uma queixa que ali chegou que acusa José Ornelas, hoje em dia bispo da diocese de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, de ter encoberto uma denúncia de abusos sexuais de crianças em Moçambique há uma década, de acordo com uma notícia avançada este sábado, 1 de outubro, pelo jornal “Público”.

A denúncia foi entregue por um professor português ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que depois a reencaminhou para a Procuradoria-Geral da República, onde, conta o jornal, duas procuradoras abriram a investigação. Não há arguidos constituídos na investigação, que se encontra no início.

Em causa estão queixas de abusos que em 2011 um aluno transmitiu ao professor no Centro Polivalente Leão Dehon, em Moçambique, que depois passou tal informação a José Ornelas, enquanto alto representante dos dehonianos no Vaticano (Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus). Porém, de tal denúncia não houve seguimento.

Ao “Público”, o bispo responde que cumpriu “com toda a sinceridade com os procedimentos adequados”. Não havia denúncias anteriores, houve investigação, garante, e assegurou que havendo indícios teria avançado para a participação criminal. Não foi o que aconteceu.

José Ornelas é, além de bispo de Leiria-Fátima desde março deste ano (antes estava em Setúbal), presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que agrega os bispos portugueses, que decidiu criar a comissão independente liderada por Pedro Strecht que está a investigar os casos de abusos sexuais de crianças no seio da Igreja.

“Não pode haver tolerância nem encobrimento de casos destes. Impõe-se um caminho claro no interior da Igreja e uma colaboração com as autoridades competentes para averiguar quaisquer ocorrências, segundo os processos legais do país, com as medidas legais e penais previstas na Igreja e no ordenamento jurídico civil”, foram palavras ditas recentemente por José Ornelas sobre a matéria.

A Conferência Episcopal espera a divulgação do relatório da Comissão Independente para o fim de dezembro, sendo que a divulgação pública deverá ter lugar no início de 2023.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC

06:00 18 Julho, 2026 13:42 17 Julho, 2026 | João Luís

Após dias com temperaturas abaixo do habitual para julho, os modelos apontam para o regresso do calor em parte do país

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Algarve Cultura Europa

Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história

17:20 17 Julho, 2026 17:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Faro, Danni Gato estreia-se hoje no Tomorrowland e torna-se o primeiro artista cabo-verdiano a atuar no festival belga

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher no banco.
Economia Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Avião estacionado no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu desgovernado percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 14:59 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu de um carrinho de manutenção soltou-se e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC

06:00 18 Julho, 2026 13:42 17 Julho, 2026 | João Luís

Após dias com temperaturas abaixo do habitual para julho, os modelos apontam para o regresso do calor em parte do país

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Algarve, Cultura, Europa

Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história

17:20 17 Julho, 2026 17:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Faro, Danni Gato estreia-se hoje no Tomorrowland e torna-se o primeiro artista cabo-verdiano a atuar no festival belga

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Avião estacionado no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu desgovernado percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 14:59 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu de um carrinho de manutenção soltou-se e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Últimas Notícias

  • Zoo de Lagos celebra primeira cria de calau-terrestre em Portugal após 17 anos de trabalho contínuo com o mesmo casal reprodutor
    Zoo de Lagos celebra primeira cria de calau-terrestre em Portugal após 17 anos de trabalho contínuo com o mesmo casal reprodutor
  • Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC
    Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC
  • Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
    Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
  • Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
    Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
  • Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
    Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal