Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional

Banco Solidário Animal pede ajuda para salvar milhares de cães e gatos

Ração seca e húmida para cão e gato, areia, produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros são os produtos mais necessários

18:18 30 Setembro, 2022 18:31 30 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Banco Solidário Animal (BSA) chega este sábado às lojas para uma recolha nacional de alimentação e outros bens de primeira necessidade para animais em risco. A Animalife, entidade promotora e organizadora da iniciativa, apela “à participação de todos os portugueses na campanha, numa altura particularmente crítica, marcada pela subida dos números do abandono em Portugal”. 

“119 animais abandonados por dia. Foi esta a média registada em 2021, ano em que foram abandonados mais de 43 mil cães e gatos, uma subida de quase 30% quando comparado com 2020”, refere Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife, citando números oficiais. 

“A evolução da situação económica faz antever um cenário ainda mais complicado para os próximos meses, pelo que a participação de todos nesta campanha será indispensável para assegurar o bem-estar de milhares de animais em risco acolhidos por associações de proteção animal de norte a sul do país”, adianta Rodrigo Livreiro. 

Sob o mote “Seja da espécie que ajuda”, o BSA decorre este fim de semana nas lojas Auchan, My Auchan e Mercadona. Nos dias 8 e 9, será possível contribuir nas lojas Continente Modelo e Mercadona e, uma semana mais tarde, nos Continente e Continente Bom Dia. A campanha termina no fim de semana de 22 e 23 de outubro, em alguns hipermercados e supermercados Pingo Doce. 

Ração seca e húmida para cão e gato, areia, produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros são os produtos mais necessários. 

Os bens serão distribuídos por mais de 600 associações e grupos informais de apoio animal de todo o país. A apoiar na recolha vão estar centenas de voluntários. 

Como já vem sendo hábito, os vales solidários são outra forma de ajudar. Estão disponíveis nas lojas e também online. 

O presidente da direção da Animalife destaca a importância do apoio dos parceiros envolvidos na iniciativa.

“As parcerias que estabelecemos – primeiro com o grupo Sonae, depois com a Auchan, mais recentemente com o Pingo Doce e agora, pela primeira vez, com a Mercadona – contribuem para garantir a capacidade de resposta das entidades apoiadas pela Animalife junto de milhares de animais em risco”, refere Rodrigo Livreiro. 

O BSA é a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais. Decorre em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas. 

Sobre a Animalife 

A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em outubro de 2011, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias. 

Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de ação: apoio a associações e grupos de proteção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem abrigo com animais a cargo.   

A forma como trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua atuação pioneira em Portugal.  

Em 2015, a Animalife foi distinguida como uma Iniciativa de Elevado Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social pelo IES (Instituto de Empreendedorismo Social). 

Atualmente ajuda mais de 600 entidades de apoio animal, cerca de 500 famílias e perto de 100 pessoas em situação de sem-abrigo, num universo de aproximadamente 65 mil animais apoiados.  

A Animalife é também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal (BSA), a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais, que acontece em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas.  

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Nacional Tempo

Chuva em força e ventos fortes regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 20 Abril, 2026 08:35 20 Abril, 2026 | Luís Santos

A chuva e o vento regressam com intensidade a Portugal, trazendo mudanças significativas no estado do tempo

Algarve

Obras de reposição de areia nas praias de Loulé avançam e podem ficar concluídas antes do verão

07:00 20 Abril, 2026 07:04 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Governo investe milhões para travar erosão nas praias de Loulé e reforçar proteção do litoral antes da época balnear no Algarve

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

11:10 20 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Tempo vai mudar e há uma fase da semana em que o cenário pode tornar-se mais intenso do que o esperado: veja quando chega a chuva e o vento

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Mãe e bebé no supermercado. Crédito: Freepik AI
Europa Saúde

Alerta na Europa: uma marca de comida para bebé foi retirada dos supermercados após deteção de veneno para ratos

10:10 20 Abril, 2026 11:12 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Veneno para ratos leva a retirada de marca de comida para bebés na Áustria

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Vida & Lazer

Tem voos marcados? Há um alerta sério sobre o combustível dos aviões

09:10 20 Abril, 2026 08:49 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um bloqueio longe da Europa está a colocar pressão sobre os voos. E o impacto pode chegar mais cedo do que parece

Opinião

A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos

08:04 20 Abril, 2026 08:13 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O que verdadeiramente inquieta é a combinação entre a violência ativa de uns e a tolerância, por vezes apenas discursiva, de outros"

Algarve Cultura Saúde

Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

10:23 20 Abril, 2026 10:23 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário em Lagos junta música e solidariedade para apoiar terapias de Constança, criança com síndrome rara KAT6A

Fisgas de Ermelo, Mondim de Basto.
Nacional Vida & Lazer

Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver

11:30 20 Abril, 2026 11:16 20 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Miradouro recém-inaugurado no norte permite observar uma das maiores cascatas da Península Ibérica com mais segurança e acesso controlado

Algarve Economia Ensino

Associação Prime Skills abre candidaturas para jovens “Líderes do Futuro” do Algarve

09:47 20 Abril, 2026 09:49 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Líderes do Futuro desafia jovens do Algarve a desenvolver competências pessoais e de liderança com formação gratuita ao longo de um ano

Algarve Cultura Política

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano

11:00 20 Abril, 2026 11:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano, envolvendo comunidade, escolas e instituições locais

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro

18:00 19 Abril, 2026 14:22 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre aplicações móveis, atendimento ao balcão e sistemas de cashback, já há bancos e mercados a testar formas diferentes de levantar dinheiro

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Nacional, Tempo

Chuva em força e ventos fortes regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 20 Abril, 2026 08:35 20 Abril, 2026 | Luís Santos

A chuva e o vento regressam com intensidade a Portugal, trazendo mudanças significativas no estado do tempo

Algarve

Obras de reposição de areia nas praias de Loulé avançam e podem ficar concluídas antes do verão

07:00 20 Abril, 2026 07:04 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Governo investe milhões para travar erosão nas praias de Loulé e reforçar proteção do litoral antes da época balnear no Algarve

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

11:10 20 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Tempo vai mudar e há uma fase da semana em que o cenário pode tornar-se mais intenso do que o esperado: veja quando chega a chuva e o vento

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Mãe e bebé no supermercado. Crédito: Freepik AI
Europa, Saúde

Alerta na Europa: uma marca de comida para bebé foi retirada dos supermercados após deteção de veneno para ratos

10:10 20 Abril, 2026 11:12 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Veneno para ratos leva a retirada de marca de comida para bebés na Áustria

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Vida & Lazer

Tem voos marcados? Há um alerta sério sobre o combustível dos aviões

09:10 20 Abril, 2026 08:49 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um bloqueio longe da Europa está a colocar pressão sobre os voos. E o impacto pode chegar mais cedo do que parece

Opinião

A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos

08:04 20 Abril, 2026 08:13 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O que verdadeiramente inquieta é a combinação entre a violência ativa de uns e a tolerância, por vezes apenas discursiva, de outros"

Algarve, Cultura, Saúde

Música e solidariedade juntam-se para apoiar Constança em Lagos

10:23 20 Abril, 2026 10:23 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário em Lagos junta música e solidariedade para apoiar terapias de Constança, criança com síndrome rara KAT6A

Fisgas de Ermelo, Mondim de Basto.
Nacional, Vida & Lazer

Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver

11:30 20 Abril, 2026 11:16 20 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Miradouro recém-inaugurado no norte permite observar uma das maiores cascatas da Península Ibérica com mais segurança e acesso controlado

Algarve, Economia, Ensino

Associação Prime Skills abre candidaturas para jovens “Líderes do Futuro” do Algarve

09:47 20 Abril, 2026 09:49 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Líderes do Futuro desafia jovens do Algarve a desenvolver competências pessoais e de liderança com formação gratuita ao longo de um ano

Algarve, Cultura, Política

Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano

11:00 20 Abril, 2026 11:00 20 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos assinala liberdade e democracia com programa cultural até ao final do ano, envolvendo comunidade, escolas e instituições locais

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro

18:00 19 Abril, 2026 14:22 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre aplicações móveis, atendimento ao balcão e sistemas de cashback, já há bancos e mercados a testar formas diferentes de levantar dinheiro

Moedas de 1 cêntimo. Crédito: DR
Economia

Espreite a sua carteira: há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros

22:40 19 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 1 cêntimo podem valer até 6.000 euros. Saiba como identificar esta raridade e porque é tão procurada

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Últimas Notícias

  • Dois pódios colocam Bernardo Pinheiro na luta pela liderança
    Dois pódios colocam Bernardo Pinheiro na luta pela liderança
  • Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver
    Fica em Portugal uma das maiores cascatas da Península Ibérica e já há um miradouro para a ver
  • Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
    Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada
  • Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano
    Celebrações da liberdade em Lagos prolongam-se até ao final do ano
  • Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data
    Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data
  • Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele
    Rastreios gratuitos percorrem Alcoutim para detetar cancro da pele

Opinião

  • Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
    Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
  • A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
    A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
  • Paulo de Morais e o direito de falar sem medo | Editorial de Henrique Dias Freire
    Paulo de Morais e o direito de falar sem medo | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O flagelo da sinistralidade rodoviária em Portugal. A estratégia ou a falta dela!… | Por Amadeu Rodrigues
    O flagelo da sinistralidade rodoviária em Portugal. A estratégia ou a falta dela!… | Por Amadeu Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro
    Adeus cartões no Multibanco? União Europeia prepara novas formas de levantar dinheiro
  • É oficial: esta nota está a sair de circulação e Banco de Portugal já ‘ficou’ com mais de 400 mil
    É oficial: esta nota está a sair de circulação e Banco de Portugal já ‘ficou’ com mais de 400 mil
  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal