Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os proprietários que não limparam os terrenos dentro do prazo legal já podem ser alvo de coimas no âmbito das regras de prevenção de incêndios rurais. O prazo para a gestão de combustível terminou esta terça-feira, 30 de junho, depois de ter sido prolongado pelo Governo para todo o território nacional. A partir de agora, quem não cumpriu a obrigação pode enfrentar multas que começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros.

As coimas por falta de limpeza variam entre 150 e 1.500 euros para pessoas singulares. Em situações específicas, podem atingir os 10 mil euros. Já no caso de pessoas coletivas, os valores podem subir até aos 25 mil euros. A limpeza dos terrenos é uma das medidas previstas para reduzir o risco de incêndio rural, limitando a acumulação de vegetação junto a edifícios, infraestruturas e zonas consideradas sensíveis.

Proprietários pedem tolerância às autoridades

O prazo para os trabalhos de gestão de combustível tinha sido alargado até 30 de junho, depois de inicialmente o prolongamento se aplicar apenas aos concelhos abrangidos por declaração de calamidade, na sequência das tempestades de janeiro e fevereiro. A decisão acabou por ser estendida a todo o país, dando mais tempo aos proprietários, autarquias e empresas para concluírem os trabalhos.

Apesar disso, há associações do setor que admitem que muitos terrenos ainda não foram limpos. Luís Damas, presidente da Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais, defendeu, em declarações à Lusa, que deve haver “tolerância e pedagogia” antes da aplicação imediata de contraordenações. O responsável lembrou que há equipas de sapadores, associações e empreiteiros com muitos trabalhos ainda em carteira.

O pedido é dirigido sobretudo às situações em que os proprietários já manifestaram intenção de fazer a limpeza, mas ainda aguardam disponibilidade para concluir os trabalhos. Luís Damas defende que essas pessoas não devem ser multadas logo no primeiro dia após o fim do prazo, desde que esteja demonstrado que estão a tentar resolver a situação.

A GNR tem acompanhado a sinalização de terrenos por limpar. Até 26 de junho, tinham sido feitas 8.548 sinalizações no âmbito da gestão de combustível para prevenção de fogos rurais. A estes números juntam-se cerca de 3.300 sinalizações adicionais nos distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Santarém, onde houve reforço da atividade na sequência da tempestade Kristin.

No plano dos incêndios florestais, os dados da GNR apontavam, até segunda-feira, para 122 detidos e 781 suspeitos identificados, num total de 2.869 crimes de incêndio florestal. Até domingo, a força de segurança tinha registado 4.091 ocorrências de incêndio florestal.

Segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, recolhidos através do Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais, mais de quatro mil ocorrências já tinham provocado 14.145 hectares de área ardida em espaços rurais. A maior parte correspondia a matos, seguindo-se povoamentos florestais e área agrícola.

A gestão de combustível obriga à limpeza de faixas em redor de edifícios e infraestruturas, com o objetivo de reduzir a carga combustível e dificultar a propagação das chamas. Além do risco de coima, a falta de limpeza pode aumentar a vulnerabilidade de habitações, povoações e equipamentos em dias de maior perigo de incêndio.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve Edição Papel Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Edifício das Finanças.
Algarve Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve, Edição Papel, Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Edifício das Finanças.
Algarve, Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
    Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
  • Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
    Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
  • Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
    Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
  • Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina
    Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal