Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carro com bagageira cheia de malas. Crédito: Foto AI
Carro com bagageira cheia de malas. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

A caminho das férias? Cuidado com este erro comum na bagageira do carro que pode dar coima até 600 euros

Levar bagagem mal acondicionada no carro pode sair caro nas férias: Saiba que erro comum na bagageira pode dar coima até 600 euros

11:46 4 Julho, 2026 11:46 4 Julho, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com as férias à porta, muitos condutores acabam por encher a bagageira até ao limite para levar tudo o que consideram necessário. Sacos, malas, brinquedos, cadeiras de praia e outros objetos acumulam-se facilmente no carro, mas a forma como a carga é transportada não é apenas uma questão de organização. Se a bagagem estiver mal acondicionada, reduzir a visibilidade ou comprometer a segurança, o condutor pode ser multado.

Transportar objetos soltos ou empilhados até ao limite dos bancos pode parecer uma solução prática, mas aumenta o risco em caso de travagem brusca ou acidente. Além disso, a lei impõe regras claras para o transporte de carga em veículos de passageiros, incluindo limites para certos objetos transportados no tejadilho.

Código da Estrada define como a bagagem deve ser transportada

O artigo 56.º do Código da Estrada determina que a carga deve garantir o equilíbrio do veículo, tanto parado como em circulação. A bagagem não pode cair na via pública, arrastar-se pelo chão ou oscilar de forma perigosa. Também não pode reduzir a visibilidade do condutor, nem esconder luzes, refletores, indicadores de mudança de direção ou a chapa de matrícula.

Na prática, uma bagageira cheia até ao topo pode ser problemática se reduzir a visibilidade disponível ao condutor ou se os objetos não estiverem devidamente presos. O mesmo se aplica a malas e volumes transportados no habitáculo sem qualquer fixação, sobretudo quando são pesados ou volumosos.

Quando a bagagem não cabe dentro do carro, a lei permite, em certos casos, transportar objetos no tejadilho sem autorização especial. A Portaria n.º 472/2007 prevê essa possibilidade para automóveis ligeiros de caixa fechada que transportem objetos indivisíveis que, pelas suas dimensões, não caibam no interior. Nesses casos, a carga não pode exceder a largura do veículo, nem ultrapassar os 55 centímetros para a frente ou os 45 centímetros para trás além dos pontos extremos do automóvel. A altura total, medida a partir do solo, não pode ultrapassar os quatro metros.

O incumprimento das regras de disposição da carga previstas no artigo 56.º pode dar origem a coimas entre 120 e 600 euros, salvo se estiver em causa uma infração mais grave. Em certas situações, o veículo pode mesmo ser imobilizado até que a carga seja reorganizada ou retirada.

Há ainda outro cuidado: se o veículo exceder os limites gerais de peso ou dimensão, o artigo 57.º do Código da Estrada prevê coimas mais elevadas, entre 600 e 3000 euros.

Para quem precisa de mais espaço, as barras e malas de tejadilho são soluções comuns, mas também exigem cuidados. Antes de instalar este tipo de equipamento, deve confirmar-se o limite máximo de peso suportado pelo tejadilho, indicado pelo fabricante do veículo. Esse limite inclui não só a bagagem, mas também o peso da própria mala de tejadilho.

A escolha errada das barras ou uma fixação mal feita pode comprometer a segurança da viagem. Existem sistemas diferentes consoante o veículo tenha pontos próprios de fixação, barras laterais de origem ou precise de suportes colocados ao nível das portas. Por isso, antes de arrancar, convém garantir que o equipamento é compatível e está bem instalado.

As malas de tejadilho também podem alterar o comportamento do carro. O Automóvel Club de Portugal recorda que estes equipamentos podem aumentar o consumo de combustível e o ruído em viagem. A estabilidade também pode ser afetada, sobretudo com vento lateral ou em autoestrada. Nestes casos, a condução deve ser mais prudente e adaptada às condições da estrada.

A DECO PROteste recomenda ainda que os objetos mais pesados sejam colocados no fundo da bagageira e que, quando a bagagem ultrapassa a altura dos bancos traseiros, se use uma rede ou sistema de retenção adequado. Em caso de colisão, objetos soltos podem ser projetados para o habitáculo e causar ferimentos.

Nas motas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e velocípedes, as regras são ainda mais específicas. O artigo 92.º do Código da Estrada estabelece que o transporte de carga só pode ser feito em reboque ou caixa de carga própria. Também é proibido transportar objetos que prejudiquem a condução, constituam perigo para pessoas ou bens ou causem embaraço ao trânsito. A coima pode ir de 60 a 300 euros.

Antes de partir de férias, vale a pena perder alguns minutos a distribuir bem a bagagem, colocar os objetos mais pesados no fundo da mala, prender o que possa deslocar-se e confirmar se a visibilidade está garantida. Uma arrumação correta pode evitar coimas, reduzir riscos e tornar a viagem mais segura para todos.

Leia também: União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal

13:20 7 Novembro, 2026 12:26 7 Novembro, 2026

Quanto pode precisar de poupar para a reforma? A OCDE faz as contas a Portugal, com resultados que dependem do salário e da carreira contributiva

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Luis Montenegro no Pro-Am do Open de Portugal, Aroeira, setembro de 2026. Crédito: Federação Portuguesa de Golfe
Algarve Nacional

Luís Montenegro em Portimão para fim de semana de golfe com dono da Solverde: empresa era cliente da Spinumviva

11:54 7 Novembro, 2026 11:55 7 Novembro, 2026

Montenegro joga golfe com o dono da Solverde, antiga cliente da Spinumviva. Gabinete garante que o primeiro-ministro paga a estadia no hotel de cinco estrelas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal

13:20 7 Novembro, 2026 12:26 7 Novembro, 2026

Quanto pode precisar de poupar para a reforma? A OCDE faz as contas a Portugal, com resultados que dependem do salário e da carreira contributiva

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Luis Montenegro no Pro-Am do Open de Portugal, Aroeira, setembro de 2026. Crédito: Federação Portuguesa de Golfe
Algarve, Nacional

Luís Montenegro em Portimão para fim de semana de golfe com dono da Solverde: empresa era cliente da Spinumviva

11:54 7 Novembro, 2026 11:55 7 Novembro, 2026

Montenegro joga golfe com o dono da Solverde, antiga cliente da Spinumviva. Gabinete garante que o primeiro-ministro paga a estadia no hotel de cinco estrelas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Mede a tensão sentado de pernas cruzadas? DGS alerta para erro que pode fazer os valores subir e induzir em diagnósticos errados

08:50 7 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Posição incorreta durante a medição da tensão arterial pode alterar os resultados: DGS explica como evitar este erro

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Últimas Notícias

  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
  • “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
    “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
  • José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
    José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
  • PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
    PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
  • Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
    Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal