Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mundo

Pai operado, mãe com cancro e irmã cega mas chefe obrigava-a a cumprir horário: despediu-se e tornou-se milionária aos 30 anos

Uma crise familiar revelou a crueldade do mundo corporativo. Saiba como a revolta contra um chefe inflexível levou uma jovem a tornar-se milionária ao 30 anos

15:16 21 Janeiro, 2026 15:13 21 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A promessa de que um bom diploma e um emprego estável numa grande empresa garantem a felicidade ruiu rapidamente para uma jovem engenheira. Educada para valorizar a segurança financeira acima de tudo, a profissional deparou-se com um ambiente de trabalho onde a humanidade parecia não ter lugar. O conflito entre as obrigações laborais rígidas e a necessidade urgente de apoiar a família em momentos críticos ditou uma mudança radical de rumo que tornou esta mulher milionária aos 30 anos.

A história de superação é relatada pela Business Insider, um portal de notícias financeiras, que expõe como a falta de flexibilidade no escritório se tornou insuportável. A protagonista odiava o facto de o chefe não a deixar sair antes das cinco da tarde, mesmo quando tinha todas as tarefas concluídas, mas a situação agravou-se drasticamente com problemas em casa.

A jovem viveu um ano devastador em que o pai foi submetido a uma cirurgia cardíaca e a mãe recebeu um diagnóstico de cancro. Foi neste contexto de angústia que a rigidez laboral se tornou inaceitável: enquanto o pai foi operado e a família precisava de apoio, o chefe obrigava-a a cumprir o horário até ao último minuto, ignorando a sua eficiência ou as suas necessidades pessoais.

O adeus doloroso à irmã

A situação atingiu o limite emocional quando, além da cirurgia do pai e da doença da mãe, a irmã mais nova sofreu uma lesão ocular grave que a obrigou a permanecer na escuridão total. A engenheira recorda com dor o momento em que teve de fechar a porta de casa para ir cumprir o horário de trabalho, deixando a irmã sozinha às escuras.

Indica a mesma fonte que aquele sussurrado adeus da irmã foi o catalisador final para a decisão de abandonar a carreira corporativa. A jovem jurou naquele instante que faria algo que lhe permitisse passar mais tempo com as pessoas que amava, recusando-se a perpetuar o sofrimento de estar ausente por causa de um relógio de ponto.

A estratégia do sacrifício temporário

A transição para a independência não foi feita de ânimo leve, pois a aversão ao risco herdada dos pais imigrantes pesou na decisão. Durante dois anos, manteve o emprego onde se sentia presa enquanto construía o seu próprio negócio de consultoria nas pausas de almoço e pela noite dentro.

Explica a referida fonte que a empreendedora se guiou por um provérbio chinês que dita primeiro o amargo, depois o doce. Aceitou trabalhar a dobrar naquele período inicial para garantir que nunca mais teria de se sujeitar à vontade de um chefe insensível perante a saúde dos seus.

Um milhão aos 30 anos

A aposta no risco calculado deu resultados rápidos e expressivos. Aos 26 anos, o seu negócio já faturava mais de um milhão de dólares (850 mil euros), permitindo-lhe acumular um património líquido de igual valor em ativos investíveis logo aos 30 anos, o que a tornou, por definição, numa milionária.

A independência financeira conquistada permitiu-lhe inverter a lógica do mercado de trabalho. A antiga funcionária que era obrigada a aquecer a cadeira até às cinco da tarde tornou-se dona absoluta do seu próprio tempo.

Liberdade total de agenda

Atualmente com 36 anos, a empresária trabalha apenas cerca de quatro horas por dia, limitando o tempo de ecrã e as chamadas telefónicas. O resto do dia é dedicado a passear o seu pastor alemão, a acompanhar o marido, que é médico, e a visitar os pais sempre que deseja.

Explica ainda a Business Insider que, curiosamente, os pais continuam a não compreender este caminho alternativo e perguntam nervosamente se o trabalho corre bem. Para a filha, no entanto, a segurança de poder estar presente quando a família precisa vale mais do que qualquer cargo numa multinacional.

Leia também: Salários e subsídios da Função Pública: saiba o que vai mudar até 2029 e se pode sair prejudicado

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Senhorio aumenta renda de 300 para 10.000 euros e tribunal dá-lhe razão

20:50 12 Fevereiro, 2026 20:40 12 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa deu razão ao senhorio, permitindo a atualização da renda de 331 para 10 mil euros

Algarve Vídeo

Campanha “Tempo de Acolher” procura novas famílias no Algarve [vídeo]

18:21 12 Fevereiro, 2026 20:36 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe campanha que incentiva acolhimento familiar de crianças e jovens e promove informação e apoio às famílias interessadas

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a este destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:50 12 Fevereiro, 2026 19:45 12 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para a reforma

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Fim do “comboio de tempestades”? Após um mês a chover quase sem parar, já há data para o primeiro dia seco e com sol

06:00 12 Fevereiro, 2026 10:23 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Depois de semanas de chuva e rios atmosféricos, Portugal pode ter finalmente o primeiro dia seco generalizado: saiba quando chega o sol

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI recomenda a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Fevereiro, 2026 20:04 12 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades como o FBI ou a NSA discutem sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam qual a melhor opção

Algarve Cultura

São Brás de Alportel celebra o “Mês Romântico” com cultura, poesia e serenatas

17:30 12 Fevereiro, 2026 17:47 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia celebra fevereiro com exposições, poesia, serenatas e eventos culturais dedicados ao amor em todas as formas

Algarve

Fuga de gás em esquentador provoca uma morte em Monte Gordo

16:20 12 Fevereiro, 2026 16:42 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Intoxicação por gás numa casa em Monte Gordo fez uma vítima mortal e dois feridos graves transportados para Faro

Carros a circular na autoestrada. Crédito: Freepik
Auto Nacional

A1 cortada após desabamento: conheça as alternativas para circular entre Norte e Sul

12:50 12 Fevereiro, 2026 12:38 12 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Conheça os desvios e alternativas disponíveis enquanto o troço da A1 entre Coimbra Norte e Sul permanece cortado por desabamento.

Economia Europe Direct Algarve

Faz compras online? UE acaba com isenção até 150€ e há nova taxa à vista (saiba quando entra em vigor)

15:20 12 Fevereiro, 2026 14:53 12 Fevereiro, 2026 | João Luís

A UE aprovou o fim da isenção aduaneira para encomendas até 150 euros e prepara uma nova taxa: medida pode mudar o custo das compras online

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

Levantar dinheiro tem um limite diário: o Multibanco aplica-o desta forma (mesmo com saldo na conta)

22:12 11 Fevereiro, 2026 21:30 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O limite diário de levantamentos na rede Multibanco não é novo, mas continua a surpreender muitos clientes. Saiba qual é o teto, como funciona e que alternativas existem quando precisa de mais numerário

Algarve Desporto

Usumane Djumo oferece troféu atribuído em Silves à Guiné-Bissau

11:47 12 Fevereiro, 2026 11:48 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta luso-guineense oferece à federação da Guiné-Bissau troféu internacional recebido no Algarve pelo Município de Silves

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Alerta amarelo: ‘tromba’ de água e rajadas de 95 km/h vão atingir estas regiões e este será o dia mais crítico

17:00 11 Fevereiro, 2026 17:36 11 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

O IPMA emitiu aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e rajadas de vento forte em várias regiões de Portugal

Algarve

Deslizamentos cortam estradas em Monchique após chuva intensa

18:51 12 Fevereiro, 2026 18:51 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

EN266 está cortada e condicionada em vários troços após dezenas de ocorrências registadas em Monchique

Opinião

Exorcismos de cronismo político ou a arte nacional de renovar o irreformável | Por José Figueiredo Santos

15:10 12 Fevereiro, 2026 15:10 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"A banalização do cronismo corrói silenciosamente a confiança nas instituições. E essa erosão não é retórica: traduz-se em menor exigência, menor escrutínio e menor credibilidade pública"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

O seu carro está na lista? Estes veículos têm ações de recolha pendentes e muitos donos nem sabem (pode haver consequências)

18:30 12 Fevereiro, 2026 15:07 12 Fevereiro, 2026 | João Luís

Há dezenas de milhares de carros em Portugal com ações de recolha por resolver. Saiba como verificar se o seu está na lista e o que pode acontecer se ignorar

Opinião

O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral

08:45 12 Fevereiro, 2026 08:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em estados de calamidade, o país não pede guerra; pede organização. Não exige força ofensiva; exige capacidade de servir. E, ao longo da nossa História, os militares portugueses têm sido chamados, repetidamente, a cumprir essa missão"

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Senhorio aumenta renda de 300 para 10.000 euros e tribunal dá-lhe razão

20:50 12 Fevereiro, 2026 20:40 12 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa deu razão ao senhorio, permitindo a atualização da renda de 331 para 10 mil euros

Algarve, Vídeo

Campanha “Tempo de Acolher” procura novas famílias no Algarve [vídeo]

18:21 12 Fevereiro, 2026 20:36 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe campanha que incentiva acolhimento familiar de crianças e jovens e promove informação e apoio às famílias interessadas

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a este destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:50 12 Fevereiro, 2026 19:45 12 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para a reforma

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Fim do “comboio de tempestades”? Após um mês a chover quase sem parar, já há data para o primeiro dia seco e com sol

06:00 12 Fevereiro, 2026 10:23 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Depois de semanas de chuva e rios atmosféricos, Portugal pode ter finalmente o primeiro dia seco generalizado: saiba quando chega o sol

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI recomenda a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Fevereiro, 2026 20:04 12 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades como o FBI ou a NSA discutem sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam qual a melhor opção

Algarve, Cultura

São Brás de Alportel celebra o “Mês Romântico” com cultura, poesia e serenatas

17:30 12 Fevereiro, 2026 17:47 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia celebra fevereiro com exposições, poesia, serenatas e eventos culturais dedicados ao amor em todas as formas

Algarve

Fuga de gás em esquentador provoca uma morte em Monte Gordo

16:20 12 Fevereiro, 2026 16:42 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Intoxicação por gás numa casa em Monte Gordo fez uma vítima mortal e dois feridos graves transportados para Faro

Carros a circular na autoestrada. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

A1 cortada após desabamento: conheça as alternativas para circular entre Norte e Sul

12:50 12 Fevereiro, 2026 12:38 12 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Conheça os desvios e alternativas disponíveis enquanto o troço da A1 entre Coimbra Norte e Sul permanece cortado por desabamento.

Economia, Europe Direct Algarve

Faz compras online? UE acaba com isenção até 150€ e há nova taxa à vista (saiba quando entra em vigor)

15:20 12 Fevereiro, 2026 14:53 12 Fevereiro, 2026 | João Luís

A UE aprovou o fim da isenção aduaneira para encomendas até 150 euros e prepara uma nova taxa: medida pode mudar o custo das compras online

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

Levantar dinheiro tem um limite diário: o Multibanco aplica-o desta forma (mesmo com saldo na conta)

22:12 11 Fevereiro, 2026 21:30 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O limite diário de levantamentos na rede Multibanco não é novo, mas continua a surpreender muitos clientes. Saiba qual é o teto, como funciona e que alternativas existem quando precisa de mais numerário

Algarve, Desporto

Usumane Djumo oferece troféu atribuído em Silves à Guiné-Bissau

11:47 12 Fevereiro, 2026 11:48 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta luso-guineense oferece à federação da Guiné-Bissau troféu internacional recebido no Algarve pelo Município de Silves

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Alerta amarelo: ‘tromba’ de água e rajadas de 95 km/h vão atingir estas regiões e este será o dia mais crítico

17:00 11 Fevereiro, 2026 17:36 11 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

O IPMA emitiu aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e rajadas de vento forte em várias regiões de Portugal

Algarve

Deslizamentos cortam estradas em Monchique após chuva intensa

18:51 12 Fevereiro, 2026 18:51 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

EN266 está cortada e condicionada em vários troços após dezenas de ocorrências registadas em Monchique

Opinião

Exorcismos de cronismo político ou a arte nacional de renovar o irreformável | Por José Figueiredo Santos

15:10 12 Fevereiro, 2026 15:10 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"A banalização do cronismo corrói silenciosamente a confiança nas instituições. E essa erosão não é retórica: traduz-se em menor exigência, menor escrutínio e menor credibilidade pública"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

O seu carro está na lista? Estes veículos têm ações de recolha pendentes e muitos donos nem sabem (pode haver consequências)

18:30 12 Fevereiro, 2026 15:07 12 Fevereiro, 2026 | João Luís

Há dezenas de milhares de carros em Portugal com ações de recolha por resolver. Saiba como verificar se o seu está na lista e o que pode acontecer se ignorar

Opinião

O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral

08:45 12 Fevereiro, 2026 08:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em estados de calamidade, o país não pede guerra; pede organização. Não exige força ofensiva; exige capacidade de servir. E, ao longo da nossa História, os militares portugueses têm sido chamados, repetidamente, a cumprir essa missão"

Últimas Notícias

  • Senhorio aumenta renda de 300 para 10.000 euros e tribunal dá-lhe razão
    Senhorio aumenta renda de 300 para 10.000 euros e tribunal dá-lhe razão
  • Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI recomenda a melhor opção para a sua segurança
    Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI recomenda a melhor opção para a sua segurança
  • “Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a este destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano
    “Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a este destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano
  • Deslizamentos cortam estradas em Monchique após chuva intensa
    Deslizamentos cortam estradas em Monchique após chuva intensa
  • O seu carro está na lista? Estes veículos têm ações de recolha pendentes e muitos donos nem sabem (pode haver consequências)
    O seu carro está na lista? Estes veículos têm ações de recolha pendentes e muitos donos nem sabem (pode haver consequências)
  • Campanha “Tempo de Acolher” procura novas famílias no Algarve [vídeo]
    Campanha “Tempo de Acolher” procura novas famílias no Algarve [vídeo]

Opinião

  • Exorcismos de cronismo político ou a arte nacional de renovar o irreformável | Por José Figueiredo Santos
    Exorcismos de cronismo político ou a arte nacional de renovar o irreformável | Por José Figueiredo Santos
  • O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral
    O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
    Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
  • Os palhaços animados | Por Daniel Graça
    Os palhaços animados | Por Daniel Graça
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Faz compras online? UE acaba com isenção até 150€ e há nova taxa à vista (saiba quando entra em vigor)
    Faz compras online? UE acaba com isenção até 150€ e há nova taxa à vista (saiba quando entra em vigor)
  • Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
    Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
  • União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”
    União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal