Viajar de avião tornou-se, ao longo dos anos, um meio de transporte cada vez mais popular entre os amantes de viagens. Durante os voos, muitos passageiros aproveitam para descansar ou dormir. Mas sabia que existe um lado específico do avião que oferece mais vantagens para descansar melhor? Saiba agora mais neste artigo.
Segundo o especialista Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor — uma startup que auxilia passageiros a reclamar indemnizações às companhias aéreas —, citado pela SAPO Viagens, a escolha do lado do avião pode influenciar significativamente o conforto durante a viagem, especialmente para quem gosta de dormir.
Lugares mais confortáveis para dormir
Radchenko aponta as poltronas do lado esquerdo como as mais confortáveis para descansar. “O lado esquerdo normalmente oferece mais espaço para o apoio de cabeça do que o direito, devido à localização das janelas”, afirma.
A diferença ocorre devido à posição da porta da aeronave, que faz com que as poltronas do lado esquerdo fiquem ligeiramente desalinhadas. Este desalinhamento proporciona mais espaço para quem prefere reservar os lugares junto à janela.
Recomendamos: Este chocolate do Dubai é feito à mão em Portugal: saiba onde o comprar
Vantagens de escolher o lugar à janela
Os assentos junto à janela são geralmente os mais procurados pelos passageiros que desejam descansar, pois permitem usar a parede do avião como apoio de cabeça. Do lado esquerdo, as janelas tendem a estar posicionadas um pouco mais para fora, proporcionando mais conforto.
Além disso, optar por um lugar à janela ajuda a evitar interrupções durante o sono, uma vez que não é necessário levantar-se para dar passagem a outros passageiros. Também reduz o contacto com outras pessoas, diminuindo o risco de contaminação por vírus.
Estudo da Boeing comprova menos risco de contaminação
Radchenko cita um estudo financiado pela Boeing em 2018, que demonstrou que os passageiros sentados junto à janela têm 80% menos probabilidade de contrair vírus de outros passageiros do que aqueles que se sentam no corredor.
A pesquisa revelou que os passageiros do corredor têm uma média de 64 contactos com outras pessoas durante o voo, enquanto os passageiros junto à janela têm apenas 12 contactos.
Leia também: Adeus fraudes com o cartão Multibanco: conheça o ‘truque do autocolante’ e proteja-se