Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Condimentos no restaurante. Crédito: Freepik AI
Condimentos no restaurante. Crédito: Freepik AI
Europe Direct Algarve

UE confirma: saquetas e doses individuais de molhos e temperos têm os ‘dias contados’ nos restaurantes a partir desta data

O calendário para acabar com embalagens monodose de plástico na restauração, como saquetas de molhos e temperos já foi definido

19:30 19 Janeiro, 2026 17:39 19 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia (UE) já definiu o calendário para acabar com muitas embalagens monodose de plástico na restauração, como saquetas e pequenas doses individuais de molhos e temperos, mas a data não é “agosto de 2026”: essa é a aplicação geral do regulamento, enquanto a proibição específica para estes formatos em sala está apontada, em regra, para 1 de janeiro de 2030. 

Nos últimos dias, foi sugerido que, a partir de agosto de 2026, restaurantes teriam de eliminar de imediato estes formatos. O que o texto legal estabelece é um percurso faseado: o regulamento aplica-se a partir de 12 de agosto de 2026, mas a lista de formatos proibidos só entra em vigor em 2030. 

A base é o Regulamento (UE) 2025/40 (PPWR), que substitui a antiga diretiva das embalagens e introduz, pela primeira vez, restrições diretas a certos formatos de embalagens de plástico de utilização única, incluindo na hotelaria e restauração. 

Agosto de 2026 não é a data do “adeus” às monodoses

O regulamento determina, preto no branco, que “se aplica a partir de 12 de agosto de 2026”. É a partir dessa data que passam a valer, em geral, as novas obrigações e prazos do PPWR no conjunto da UE. 

Mas o travão às embalagens problemáticas vem noutro ponto: o Artigo 25 fixa que, a partir de 1 de janeiro de 2030, os operadores económicos deixam de poder colocar no mercado embalagens “nos formatos e para os usos” listados no Anexo V. 

Ou seja, agosto de 2026 é o arranque “global” do regulamento, enquanto o corte nas monodoses de plástico em restauração (nos termos do Anexo V) está desenhado para 2030, salvo exceções previstas. 

O que fica proibido em restaurantes, bares e hotéis

No que toca à restauração e consumo no local (o setor HORECA), o Anexo V inclui uma restrição muito direta: embalagens de plástico de utilização única com porções/doses individuais usadas para condimentos, conservas, molhos, natas para café, açúcar e temperos. Na prática, isto abrange itens típicos de mesa como ketchup e maionese em dose individual, sal e açúcar em porção individual e outros temperos servidos em pequenos formatos descartáveis. 

O texto também restringe, noutro ponto do Anexo V, embalagens de plástico de utilização única para alimentos e bebidas “servidos e consumidos” dentro das instalações HORECA (por exemplo, certos tabuleiros, pratos e copos descartáveis), com uma exceção para estabelecimentos sem acesso a água potável. 

E há ainda uma frente ligada ao alojamento: o Anexo V inclui embalagens de uso único para produtos de higiene e cosmética destinados a uma estadia individual (os clássicos “mini” frascos), empurrando o setor para dispensadores e sistemas recarregáveis. 

Exceções e o que ainda pode mudar

A proibição das doses individuais em plástico não é “cega”. O Anexo V prevê duas exceções relevantes: quando essas porções acompanham comida para levar (take-away) pronta a consumir, e quando são necessárias por motivos de segurança e higiene em contextos com exigência médica, como hospitais, clínicas ou lares. 

Além disso, o próprio Artigo 25 prevê que a Comissão Europeia faça avaliações e possa rever as restrições e isenções, tendo em conta progresso técnico e científico e a disponibilidade de alternativas que cumpram requisitos de segurança e higiene. 

Há ainda um detalhe importante para quem quer certezas no terreno: até 12 de fevereiro de 2027, a Comissão deverá publicar orientações para explicar o Anexo V com mais detalhe, com exemplos do que está (e não está) abrangido e clarificando isenções. É aqui que muitas dúvidas práticas do setor deverão ficar mais fechadas. 

Para o consumidor, o resumo é simples: a UE já marcou o fim de muitas saquetas e doses individuais de plástico em sala, mas o “corte” está apontado para 2030, e não para agosto de 2026. Até lá, a mudança deverá ser gradual, com mais dispensadores, embalagens recarregáveis e soluções reutilizáveis a ganhar espaço.

Leia também: Portugal incluído? Todas as pessoas de 75 países estão proibidas de entrar nos EUA a partir deste dia

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Economia Europa Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Praia da Luz.
Algarve

Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos

10:40 2 Outubro, 2026 09:41 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Luz, em Lagos, uma formação rochosa muito escura guarda sinais de atividade vulcânica ocorrida há mais de 70 milhões de anos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 21:35 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Economia Opinião

Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão

07:30 30 Setembro, 2026 19:04 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário das filas rumo ao Algarve, que continuam a certificar a nossa prosperidade estival, o crescente afluxo aos contentores parece sugerir que alguns portugueses participam menos na economia dos festivais e mais na economia do vasilhame"

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve, Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Economia, Europa, Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Praia da Luz.
Algarve

Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos

10:40 2 Outubro, 2026 09:41 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Luz, em Lagos, uma formação rochosa muito escura guarda sinais de atividade vulcânica ocorrida há mais de 70 milhões de anos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 21:35 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião, Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Economia, Opinião

Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão

07:30 30 Setembro, 2026 19:04 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário das filas rumo ao Algarve, que continuam a certificar a nossa prosperidade estival, o crescente afluxo aos contentores parece sugerir que alguns portugueses participam menos na economia dos festivais e mais na economia do vasilhame"

Últimas Notícias

  • Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
    Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
  • Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos
    Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos
  • Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna
    Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna
  • Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio
    Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio
  • GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro
    GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

Opinião

  • Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
    Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
  • A matéria do instante | Por Maria João Neves
    A matéria do instante | Por Maria João Neves
  • Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay
    Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento