Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR | PAN
Europe Direct Algarve, Nacional, Política

LIXARTE: Pressão crescente sobre a Ria Formosa e Ecossistemas preocupa o deputado Alexandre Pereira

É preciso “evitar a todo o custo o colapso desta Maravilha Natural de Portugal!”, alerta o deputado municipal do PAN de Olhão

10:18 31 Março, 2023 16:26 3 Setembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Alexandre Pereira, deputado municipal do PAN em Olhão, reuniu com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para demonstrar a sua preocupação com a pressão, cada vez maior, sobre os frágeis ecossistemas do Parque Natural da Ria Formosa e, ao mesmo tempo, saber o que está a ser feito para descobrir as causas dos episódios de mortalidade excessiva de bivalves na Ria, informou hoje o grupo municipal PAN de Olhão em comunicado.

O deputado começa por referir: “praticamente nasci com os pés na Ria, todas as minhas recordações de criança me transportam para as margens deste local único e tem sido com tristeza e muita preocupação que tenho assistido ao agravar da degradação de todo o ecossistema. As ameaças a estes já frágeis ecossistemas são imensas e a pressão tem vindo a agravar-se ano após ano, tanto pelo aumento do turismo e consequente subida do número de embarcações que diariamente navegam nos seus canais, como pelo surgimento de espécies exóticas e invasoras, como é o caso da Caulerpa, que estão a prejudicar gravemente este único e complexo sistema lagunar. O problema das descargas ilegais de águas residuais não tratadas parece não ter solução, o que, aliado à fraca oxigenação, ao aumento da temperatura das águas e, mais recentemente, ao aumento da quantidade de viveiros de ostras, está a resultar numa degradação cada vez mais acentuada da nossa Ria Formosa.”

O PAN salienta que o sistema lagunar da Ria, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, foi classificado em 1978 como Reserva Natural, tendo posteriormente sido criado o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), pelo Decreto-lei n.o 373/87, de 8 de dezembro, com o objetivo de preservar, conservar e defender este importante património natural da região. Em 1999 adquiriu o estatuto de Zona de Proteção Especial Ria Formosa, regulado pelo Decreto-Lei n.o 140/99, de 24 de abril, na sua redação atual, e pelo Plano Sectorial da Rede Natura 2000. Ainda, a Ria Formosa está designada ao abrigo da Convenção de Ramsar, desde 1980, como zona húmida de importância internacional.

O reconhecimento como sítio de importância internacional pela Convenção de Ramsar e como Zona de Proteção Especial deu-se por a Área Protegida se constituir como uma das áreas mais importantes do país para as aves migratórias (e também para a avifauna invernante e nidificante), sendo que algumas destas espécies têm estatuto de conservação prioritário consagrado no Decreto-Lei n.o 140/99, de 24 de abril, na sua redação atual.

“Há muito tempo que questiono qual é a real capacidade de carga da Ria Formosa, quanto aguenta este ecossistema? Mas se em tempos a pergunta era direcionada para o número de embarcações que navegam diariamente, com todos os impactos negativos e consequências na qualidade das águas e nas pradarias marinhas (ancoragem de embarcações), surge agora mais um elemento a adicionar à já complexa equação. Se, por um lado, o regulamento do PNRF proíbe a expansão da área de viveiros, já a conversão de viveiros de amêijoa-boa para ostras é atualmente uma realidade e motivo de grande preocupação, tendo em consideração as estratégias de alimentação das ostras, podendo este aumento resultar numa redução do alimento disponível para todas as outras espécies (plâncton, algas e alimentos diversos em suspensão)”, alertou Alexandre Pereira.

O deputado lembrou ainda que “a Ria Formosa é caracterizada por uma vasta riqueza e diversidade biológica e ecológica, mas é também um espaço fortemente humanizado. O escoamento agrícola proveniente desta atividade em que dominam as culturas permanentes de carácter intensivo, as extensas áreas de lazer, nomeadamente os campos de golfe, os efluentes de criação animal e aquicultura, ao que se soma o lixo marinho resultante da pesca e do turismo, são pressões constantes no interior deste sistema lagunar que também têm de ser consideradas”, chamando ainda a atenção para outros fatores que afetam diretamente a qualidade da água na Ria.

“Um dos efeitos visíveis das alterações climáticas é sem dúvida a diminuição da pluviosidade, ora, se chove menos, menos sedimentos e nutrientes chegam a este ecossistema. Por outro lado, devido à complexidade e circulação restrita, e dependendo da amplitude das marés, apenas parte da água da Ria é trocada e renovada diariamente com o Oceano Atlântico. Se considerarmos ainda que existem Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) domésticas e industriais a descarregar os seus efluentes no interior do Sistema Lagunar da Ria Formosa, é possível ter uma noção da pressão a que a Ria Formosa está sujeita. É por isso importante parar, reunir equipas multidisciplinares com uma real vontade de resolver alguns destes problemas, através de uma gestão adequada, que permita a redução de pressões derivadas das atividades humanas, para uma melhor sustentabilidade futura, e evitar a todo o custo o colapso desta Maravilha Natural de Portugal!”, conclui o deputado municipal do PAN.

Alexandre Pereira “com os pés na Ria e os viveiros de ostras como fundo” | Foto DR | PAN

Leia também: LIXARTE: PAN alerta autarca de Olhão para a prioridade de proteger a Ria Formosa

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagra

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Placa Hospital. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida

15:00 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 52 anos foi detida em Penafiel depois de tentar mutilar os órgãos genitais do companheiro com uma tesoura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Economia Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Algarve Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Algarve Cultura Gastronomia

Arraial abre Feira de Verão de Quarteira com festa brasileira e intercâmbio cultural

09:14 1 Julho, 2026 09:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa junta pratos típicos brasileiros, apresentação de Quadrilha e uma noite dedicada ao forró em Quarteira

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 15:55 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Placa Hospital. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida

15:00 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 52 anos foi detida em Penafiel depois de tentar mutilar os órgãos genitais do companheiro com uma tesoura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Economia, Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Algarve, Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Algarve, Cultura, Gastronomia

Arraial abre Feira de Verão de Quarteira com festa brasileira e intercâmbio cultural

09:14 1 Julho, 2026 09:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa junta pratos típicos brasileiros, apresentação de Quadrilha e uma noite dedicada ao forró em Quarteira

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 15:55 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Últimas Notícias

  • Aeroporto de Faro recebe reforço de 69 agentes da PSP para o verão
    Aeroporto de Faro recebe reforço de 69 agentes da PSP para o verão
  • Piscina gratuita de água salgada acaba de abrir no meio de um areal português e a água chega aos 29 graus
    Piscina gratuita de água salgada acaba de abrir no meio de um areal português e a água chega aos 29 graus
  • Cerveja artesanal, música e animação dão vida ao Silves Beer Fest
    Cerveja artesanal, música e animação dão vida ao Silves Beer Fest
  • Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas
    Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas
  • Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida
    Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida

Opinião

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
    União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal