Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Europe Direct Algarve, Opinião

Jovens que inspiram: A minha paixão pelas relações internacionais moldou o meu futuro | Por Antonia Vignolo

“As minhas viagens foram repletas de aventura e descoberta: fiz voluntariado e estudei em Seul (Coreia do Sul) e Londres (Reino Unido)” | Opinião de Antonia Vignolo

18:24 13 Maio, 2024 07:44 14 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Viajar pelo mundo tem sido parte integrante da minha educação desde os seis anos de idade, quando acompanhava a minha mãe nas suas viagens de negócios internacionais. Fascinada pela mistura de culturas e costumes, senti-me inspirada a aprender mais sobre as diversas formas de vida que existem no nosso mundo. Foi esta exposição precoce que despertou o desejo de aprofundar os assuntos globais, levando-me a decidir estudar no estrangeiro durante os meus anos de liceu.

ANTONIA VIGNOLO* 

A Suíça, conhecida pelas suas proezas diplomáticas, tornou-se o meu destino de eleição, despertando uma paixão pelas relações internacionais que viria a moldar os meus futuros empreendimentos profissionais e pessoais.

Antonia em Londres, 2018

As minhas viagens foram repletas de aventura e descoberta: fiz voluntariado e estudei em Seul (Coreia do Sul) e Londres (Reino Unido). Cada lugar deixou uma impressão duradoura em mim, tendo criado laços duradouros com muitos colegas, alargando a minha perspetiva e reforçando a minha dedicação em fazer a diferença a nível mundial.

Antonia em Seoul, 2017

Um momento chave no meu percurso ocorreu durante o meu estágio no Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), onde apoiei a gestão da informação sobre a resposta de emergência durante as crises da ETA e da IOTA na América Latina (2020), à distância.

Esta experiência levou-me a juntar-me à Prepared International (PPI), uma empresa de consultoria no domínio das alterações climáticas e da gestão de catástrofes, com sede em Samerberg, na Alemanha. Encarregada de gerir iniciativas em algumas das regiões mais vulneráveis do mundo, trabalhei no sentido de reforçar as capacidades dos países e das regiões para se tornarem resilientes face aos riscos naturais e às alterações climáticas.

A minha primeira viagem levou-me aos Himalaias, no Nepal, onde, graças ao financiamento da DG-ECHO (UE), ajudei a reforçar as capacidades de preparação e resposta das comunidades que vivem em zonas tão remotas. Fiquei impressionada com esta experiência incrível, em que tive a oportunidade de testemunhar em primeira mão como as comunidades destas zonas trabalham, como se sustentam e como podemos apoiá-las no seu modelo de vida.

Antonia em Ghandruk (Nepal), 2022

Mais tarde, viajei para a Palestina no âmbito de um projeto de diplomacia do risco de catástrofes, sempre financiado pela DG-ECHO, que promove a cooperação transfronteiriça entre a Jordânia, Israel e a Palestina em caso de riscos naturais. Fiquei impressionada com os esforços humanitários nos três países para colaborar e trabalhar em conjunto, apesar das tensões políticas, mostrando como o trabalho humanitário é diferente do trabalho político.

Equipa PPI e parceiros do consórcio em Jericó (Palestina) preparando-se para os trabalhos propostos, 2023.

Continuando a minha viagem, desta vez com financiamento do Mecanismo de Resiliência Canadá-Caraíbas, financiado pelo Mecanismo Global para a Redução e Recuperação de Catástrofes e pelo Banco Mundial, aventurei-me na região das Caraíbas para ajudar os pequenos Estados insulares em desenvolvimento (SIDS) na sua luta contra os crescentes fenómenos erráticos provocados pelas alterações climáticas. Este trabalho exigiu uma abordagem multifacetada que abrangeu a revisão da legislação, a preparação financeira, o planeamento estratégico e a reforma geral da governação.

Equipa do PPI em Antígua após consultas com o Ministério da Saúde, 2023.

Mais recentemente, desloquei-me ao Gana para colaborar com as agências nacionais de gestão das fronteiras na elaboração conjunta de um plano de emergência sólido para situações de emergência humanitária transfronteiriça. O Burkina Faso, vizinho nórdico do Gana, está atualmente a sofrer um número crescente de confrontos que provocaram a deslocação de 2 milhões de pessoas. Uma deslocação transfronteiriça para o Gana colocaria sérios desafios ao país. A forte dedicação de todos os responsáveis envolvidos demonstrou a determinação colectiva de enfrentar um risco iminente através de uma abordagem preventiva.

Treinamento em Gana, 2024.

No entanto, o nosso trabalho também abrange o mundo desenvolvido, com projectos na Islândia, Alemanha, Estónia e muitos outros.

Antonia na Islândia durante o Nordic Table Top Exercise, 2023

Ao refletir sobre esta viagem, sinto-me abençoada por ter o privilégio de trabalhar nesta área, que me dá acesso a apoiar indivíduos e organizações a tornarem-se mais resilientes, mas também a um imenso poço de informação e experiência de aprendizagem sobre culturas e formas de atuação. É uma viagem de aprendizagem contínua que me enriquece continuamente, lembrando-me de quanto mais há para descobrir.

* Antonia tem formação académica no NEXUS entre as alterações climáticas e a migração. Antes de se juntar à equipa da Prepared International (PPI), trabalhou no Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) em Emergency Preparedness and Response (EP&R), e Relações com Doadores. Como parte da equipa da PPI, tem apoiado diferentes projetos e iniciativas, entre is quasi The Professional Dialogue na Jordânia, Israel e Palestina (financiado pela UE), diferentes avaliações de EP&R, in Somália, Madagáscar, Antigua and Barbuda, Belize, and Tuvalu (work in progress) Gestão de Campos e Proteção de Pessoas Deslocadas na Ucrânia e no Ghana, recepção de ajuda humanitária na Islândia e um Exercício de Simulação nas montanhas do Himalaya, entre outros. Antonia está particularmente interessada em sociedades vulneráveis e está curiosa em encontrar soluções para torná-las mais resistentes a eventos climáticos. A sua paixão reside em trabalhar em temas como mudanças climáticas, gestão de catástrofes, migração, entre outros temas em que a PPI é especializada. De facto, a sua força motriz é o seu compromisso em tornar o mundo um lugar mais resiliente para todos, sem deixar ninguém para trás. No seu tempo livre, Antonia gosta de assistir a filmes, especialmente os sociais e históricos, e é voluntária na Safe Communities Portugal, uma ONG de proteção civil sediada no Algarve, sul de Portugal, onde atualmente vive. Além disso, também gosta de explorar as maravilhas naturais que a região do Algarve oferece.

Young people who inspire: My passion for international relations shaped my future | By Antonia Vignolo

Traveling the globe has been an integral part of my upbringing since the age of six, accompanying my mother on her international business trips. Fascinated by the mixture of cultures and customs, I was inspired to learn more about the diverse ways of life that exist in our world. It is this early exposure that sparked a desire to delve deeper into global affairs, prompting my decision to pursue studies abroad during my high school years. Switzerland, renowned for its diplomatic prowess, became my chosen destination, igniting a passion for international relations that would shape my future professional and personal endeavors.

My travels have been filled with adventure and discovery: volunteering in and studying in Seoul (South Korea) and London (UK). Each place left a lasting impression on me, having created lasting bonds with many peers, broadening my perspective and strengthening my dedication to making a difference worldwide.

Antonia in London, 2018

A key moment in my journey occurred during my internship at the United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA), where I supported managing information on the emergency response during the ETA & IOTA crises in Latin America (2020), remotely.

Antonia in Seoul, 2017.

A key moment in my journey occurred during my internship at the United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA), where I supported managing information on the emergency response during the ETA & IOTA crises in Latin America (2020), remotely.

This experience led me to join Prepared International (PPI), a boutique consultancy firm in the field of climate change and disaster management, headquartered in Samerberg, Germany. Tasked with managing initiatives in some of the world’s most vulnerable regions, I worked towards strengthening the capacities of countries and regions to become resilience in the face of natural hazards and climate change.

My first journey took me to the Himalayas, in Nepal, where, thanks to funding from DG-ECHO (EU), I helped with strengthening preparedness and response capacities in communities living in such remote areas. I was blowminded by this incredible experience where I had the opportunity to witness first hand how communities in such areas work, how they sustain themselves, and how we can support them in their model of life.

Antonia in Ghandruk (Nepal), 2022

Later, I traveled to Palestine as part of a disaster risk diplomacy project, always funded by DG-ECHO, promoting cross-border cooperation between Jordan, Israel, and Palestine in case of natural hazards. I was impressed by the humanitarian efforts in all three countries to collaborate and work together despite political tensions, showing how different the humanitarian work is from the political one.

PPI team and consortium partners in Jericho (Palestine) preparing for the work ahaed, 2023

Continuing my journey, this time on funding by the Canada-Caribbean Resilience Facility, funded by the Global Facility for Disaster Reduction and Recovery and the World Bank, I ventured to the Caribbean region to aid small island development states (SIDS) in their battle against increasing erratic events brought about by climate change. This work required a multifaceted approach encompassing legislation revision, financial preparedness, strategic planning, and overall governance reform.

PPI team in Antigua after consultations with the Ministry of Health, 2023

Most recently, I have travelled to Ghana, collaborating with national border management agencies to co-create a strong contingency plan for cross border humanitarian emergencies. Ghana’s Nordic neighbour, Burkina Faso, is currently experience an increasing number of clushes which brought to the current displacement of 2 million people. A cross border movement into Ghana would pose serious challenges to the country. The strong dedication of all stakheolders involved showed the collective determination to address an imminent risk using a preventive approach.

Training in Ghana, 2024

Our work however also covers the developed world, with projects in Iceland, Germany, Estonia, and many more.

Antonia in Iceland during the Nordic Table Top Exercise, 2023

As I reflect upon this journey, I feel blessed to have the privilage to work in this area, which gives me access to support individuals and organizations to become more resilient, but also to an immense well of information and learning experience about cultures and ways of doing. It’s an ongoing learning journey that continually enriches me, reminding me of how much more there is to discover.

Leia também: Jovens que inspiram: Elena Petkovski - O DiscoverEu trouxe-me a Tavira
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Casal num stand de automóveis.
Auto Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve Cultura Economia

Artesanato, música e literatura juntam-se nos Rituais do Sul em Olhão

15:51 7 Setembro, 2026 15:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado reúne artesãos, produtores, autores, músicos e artistas nos dias 12 e 13 de setembro, na Marina Ria Center

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Gato. Créditos: Stray – Algarve Cat Help
Algarve Animais Branded Content Pub Tech

Encontrou gatinhos abandonados? Há uma app gratuita que diz exatamente a quem ligar

19:10 7 Setembro, 2026 18:06 7 Setembro, 2026 | POSTAL

Criada por um casal residente perto de Estoi, a Stray – Algarve Cat Help indica em segundos o veterinário, a associação ou o canil municipal mais próximo de quem encontra um gato de rua ou gatinhos abandonados, em qualquer concelho do Algarve. É gratuita, sem registo e sem publicidade

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Alunos assistem a aula.
Economia Nacional

Atenção pais: neste município há alunos que podem receber até 120€ de apoio na compra de material escolar se cumprirem estes requisitos

21:40 7 Setembro, 2026 17:42 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrada no 10.º ano pode dar acesso a apoio para equipamentos e materiais específicos, mas a verba não é automática

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: pode recusar o seu pagamento se ultrapassar este número de moedas

18:50 7 Setembro, 2026 18:25 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um número máximo de moedas que o comerciante é obrigado a aceitar num único pagamento e a regra também se aplica nos supermercados

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Casal num stand de automóveis.
Auto, Nacional

Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto

14:20 7 Setembro, 2026 14:04 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Está entre os carros mais vendidos em Portugal, mas somou apenas uma matrícula em agosto, depois de dois meses acima das 1.000 unidades

Algarve, Cultura, Economia

Artesanato, música e literatura juntam-se nos Rituais do Sul em Olhão

15:51 7 Setembro, 2026 15:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado reúne artesãos, produtores, autores, músicos e artistas nos dias 12 e 13 de setembro, na Marina Ria Center

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 8 Setembro, 2026 18:23 7 Setembro, 2026 | João Luís

A Luso Meteo prevê uma mudança do tempo, sobretudo no Norte e Centro, com chuva e descida das temperaturas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí dias ‘mais frios’ e chuva ‘a potes’: mau tempo está mesmo a chegar e estes vão ser os distritos mais afetados

15:30 7 Setembro, 2026 19:57 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria deverá trazer chuva a várias regiões de Portugal nos próximos dias. A previsão é da Meteored, que antecipa uma mudança significativa do tempo

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura, Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Gato. Créditos: Stray – Algarve Cat Help
Algarve, Animais, Branded Content, Pub, Tech

Encontrou gatinhos abandonados? Há uma app gratuita que diz exatamente a quem ligar

19:10 7 Setembro, 2026 18:06 7 Setembro, 2026 | POSTAL

Criada por um casal residente perto de Estoi, a Stray – Algarve Cat Help indica em segundos o veterinário, a associação ou o canil municipal mais próximo de quem encontra um gato de rua ou gatinhos abandonados, em qualquer concelho do Algarve. É gratuita, sem registo e sem publicidade

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Alunos assistem a aula.
Economia, Nacional

Atenção pais: neste município há alunos que podem receber até 120€ de apoio na compra de material escolar se cumprirem estes requisitos

21:40 7 Setembro, 2026 17:42 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrada no 10.º ano pode dar acesso a apoio para equipamentos e materiais específicos, mas a verba não é automática

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: pode recusar o seu pagamento se ultrapassar este número de moedas

18:50 7 Setembro, 2026 18:25 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um número máximo de moedas que o comerciante é obrigado a aceitar num único pagamento e a regra também se aplica nos supermercados

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 19:38 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal
    Falta de professores pesa mais no Algarve, Lisboa e Setúbal
  • Horóscopo de Maria Helena: saiba o que os astros reservam para o seu signo esta semana
    Horóscopo de Maria Helena: saiba o que os astros reservam para o seu signo esta semana
  • Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas
    Mais chuva a caminho de Portugal: mau tempo regressa e estas serão as regiões mais afetadas
  • Atenção pais: neste município há alunos que podem receber até 120€ de apoio na compra de material escolar se cumprirem estes requisitos
    Atenção pais: neste município há alunos que podem receber até 120€ de apoio na compra de material escolar se cumprirem estes requisitos
  • O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos
    O senhorio quer vender a casa? Saiba o que muda para si e quais são os seus direitos

Opinião

  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
  • Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
    Cidades que expulsaram a sombra | Por José Figueiredo Santos
  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento