Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Tsunami no Mediterrâneo. Crédito: Foto AI
Tsunami no Mediterrâneo. Crédito: Foto AI
Europa

Vem aí um tsunami: especialistas dão probabilidade de 100% a ‘onda gigante’ no Mediterrâneo até esta data

De acordo com cientistas da UNESCO, existe uma probabilidade de 100% de ocorrer um tsunami no Mediterrâneo nos próximos 30 a 50 anos

19:00 31 Março, 2026 19:15 31 Março, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O risco de tsunami no Mediterrâneo está a ganhar novo peso nos planos de proteção civil da Riviera Francesa, à medida que organismos internacionais, serviços do Estado e municípios apertam a preparação para fenómenos raros, mas potencialmente rápidos e destrutivos. Em vez de falar de um cenário improvável, o foco passou a estar na forma de alertar, evacuar e proteger populações costeiras em poucos minutos.

A base desse alerta é clara. A UNESCO indica que existe uma probabilidade de 100% de ocorrer no Mediterrâneo um tsunami com pelo menos um metro de altura nos próximos 30 a 50 anos, o que ajuda a explicar por que motivo a prevenção deixou de ser tratada como uma hipótese remota e passou a integrar a agenda de preparação costeira.

Alerta na costa da Riviera Francesa

A costa mediterrânica francesa já registou vários episódios relevantes. Um relatório do Senado francês recorda, entre outros casos, o tsunami associado ao sismo do mar da Ligúria em 1887, o colapso junto ao aeroporto de Nice em 1979 e o evento gerado pelo sismo de Boumerdès, na Argélia, em 2003. Mais recentemente, o BRGM voltou a modelar cenários para os Alpes-Maritimes e concluiu que a subida de água pode ultrapassar os 3 metros em alguns pontos e que várias frentes marítimas, portos e até os aeroportos de Nice Côte d’Azur e Cannes-Mandelieu podem ser afetados.

O principal problema é o tempo disponível para reagir. Segundo o BRGM, um tsunami gerado no mar da Ligúria pode atingir a costa dos Alpes-Maritimes em apenas 2 a 7 minutos, enquanto um evento vindo da margem do Magrebe pode chegar em cerca de 1 hora e 7 a 12 minutos. No caso do tsunami de 2003 provocado pelo sismo de Boumerdès, um estudo científico identificou perturbações significativas do nível do mar em oito portos franceses do Mediterrâneo.

Alertar depressa nem sempre chega

Em França, a vigilância nacional cabe ao CENALT, o Centro de Alerta de Tsunamis, que monitoriza a bacia do Mediterrâneo ocidental e o Atlântico nordeste. O próprio centro explica que o seu objetivo operacional é difundir uma mensagem de alerta às autoridades no prazo de 15 minutos após um sismo potencialmente tsunamigénico. Esse sistema é complementado pelo FR-Alert, que desde junho de 2022 permite enviar notificações diretamente para os telemóveis das pessoas presentes na zona de perigo.

Ainda assim, a própria documentação oficial mostra os limites de um aviso centralizado quando a origem do tsunami é muito próxima da costa. O BRGM sublinha que, nos cenários mais curtos do mar da Ligúria, o tempo de chegada pode ser tão reduzido que impede qualquer previsão útil, enquanto o CYPRES lembra que, no Mediterrâneo, a chegada das ondas pode ocorrer entre 10 e 90 minutos e que não se deve esperar passivamente por um sinal para agir.

Em Nice, a mensagem oficial é direta. No documento municipal sobre riscos maiores, a cidade avisa que o recuo do mar pode ser um sinal precursor e determina que, em caso de tsunami, é preciso afastar-se imediatamente do litoral e subir o mais alto possível, lembrando ainda que podem chegar várias ondas sucessivas.

O que já está a ser feito no terreno

Na Riviera Francesa, o exemplo mais avançado e melhor documentado é o de Cannes. A UNESCO reconheceu o município, a 19 de janeiro de 2024, como a primeira comunidade “Tsunami Ready” da França metropolitana e da região do Atlântico nordeste e Mediterrâneo. No processo, ficaram incluídos sistemas de alerta, avaliação do perigo, cartografia de evacuação, sinalética, exercícios e ações de sensibilização pública.

A Universidade Paul-Valéry Montpellier 3, através do laboratório LAGAM, explica que ajudou a criar planos de evacuação padronizados, sinalização de rotas de fuga e exercícios de gestão de crise, além de testar itinerários no terreno.

Também refere a mesma universidade que este trabalho continua em várias comunidades costeiras francesas, incluindo a metrópole Nice Côte d’Azur. Num processo paralelo, a própria metrópole de Nice lançou em 2025 uma consulta pública para perceber melhor como residentes, trabalhadores e visitantes encaram o risco de tsunami e para melhorar as ações de informação, sensibilização e preparação.

O que fica claro

As fontes oficiais consultadas não sustentam a ideia de um tsunami iminente e datado para a Riviera Francesa. O que mostram, isso sim, é um risco real no Mediterrâneo, com antecedentes históricos, cenários científicos credíveis e tempos de resposta por vezes demasiado curtos. Por isso, a preparação local, os percursos de evacuação, a comunicação rápida e o treino da população passaram a ser tratados como a principal linha de defesa na costa sul de França.

Leia também: Reformado de 77 anos com pensão de 850€ investiu 50 mil numa escavadora e agora fatura 3.500€ ao mês

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Algarve Desporto

Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC

07:40 28 Setembro, 2026 07:17 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Leandro Pimenta, Rafael Floro e Diogo Cabral marcaram os golos que deram ao Imortal DC a Supertaça do Algarve

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Europe Direct Algarve Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Algarve, Desporto

Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC

07:40 28 Setembro, 2026 07:17 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Leandro Pimenta, Rafael Floro e Diogo Cabral marcaram os golos que deram ao Imortal DC a Supertaça do Algarve

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Últimas Notícias

  • Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC
    Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC
  • Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
    Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
  • Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
    Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
  • Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
    Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
  • Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
    Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

Opinião

  • É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
    É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento