Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher no aeroporto. Crédito: Freepik
Mulher no aeroporto. Créditos: Freepik
Europa

Britânicos respiram de alívio: UE atrasa novas regras de entrada e é isto que muda para quem viaja para Portugal

A autorização ETIAS afinal só arranca no último trimestre de 2026 e terá um período de adaptação das regras: para quem viaja para Portugal, existe uma mudança

17:00 17 Janeiro, 2026 16:47 18 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Para quem viaja do Reino Unido para Portugal, há uma atualização importante: a autorização ETIAS, muitas vezes comparada ao ESTA dos EUA, não vai ser exigida “já”, porque a União Europeia (UE) aponta o arranque do sistema para o último trimestre de 2026 e prevê períodos de transição das regras e de tolerância antes de se tornar obrigatória. 

De acordo com o jornal britânico Express, a notícia alivia, pelo menos por agora, quem temia novas burocracias à porta de embarque em 2026, sobretudo em rotas com muita procura para Lisboa, Porto e Faro, onde as filas de controlo fronteiriço já são um ponto sensível nos picos de férias.

O ETIAS é uma autorização de viagem para cidadãos de países isentos de visto (como o Reino Unido) e funcionará online, ligado digitalmente ao passaporte, com validações em bases de dados de segurança e migração. 

O que é o ETIAS e quando passa a contar (mesmo) para Portugal

Segundo o quadro europeu, o ETIAS começa a operar no último trimestre de 2026, mas a sua entrada em cena não significa “obrigatório no dia 1”: está previsto um período transitório de pelo menos seis meses, seguido de um período de graça de pelo menos seis meses. 

Na prática, isto empurra a obrigatoriedade para 2027 (no mínimo), porque durante a transição os viajantes devem começar a pedir ETIAS, mas não serão impedidos de entrar se cumprirem as restantes condições de entrada; e a seguir ainda existe uma fase de tolerância para primeiras entradas. 

Quando estiver ativo, o pedido será feito no site/app oficiais, demorará poucos minutos na maioria dos casos, e a autorização terá validade de vários anos (ou até o passaporte expirar), permitindo estadias curtas dentro das regras normais do espaço Schengen. 

E quanto custa? A taxa que já está definida

A Comissão Europeia anunciou que a taxa do ETIAS será de 20 euros, substituindo o valor anterior mais baixo que chegou a ser apontado em anos anteriores, com isenções para certos grupos (como menores e pessoas mais velhas). 

Isto é relevante porque já há sites e anúncios enganadores a “vender” ETIAS como se fosse obrigatório já, e, em muitos casos, a cobrar valores inflacionados. A UE tem repetido que, por agora, não há ação necessária até o sistema abrir oficialmente. 

Para quem planeia viagens para Portugal em 2026, as regras de prudência são simples: não pague nada “para o ETIAS” até existir uma abertura oficial do portal europeu e comunicações formais com datas concretas.

A mudança que chega primeiro: EES com biometria até abril de 2026

Antes do ETIAS, a grande alteração para britânicos (e outros não-UE) é o Entry/Exit System (EES), o novo sistema de registo de entradas e saídas com dados biométricos. A própria UE indica uma introdução gradual, com implementação total até 10 de abril de 2026. 

Isto significa que, na primeira entrada sob o EES, poderá haver recolha de fotografia facial e impressões digitais, substituindo gradualmente o carimbo manual no passaporte e criando um registo eletrónico para controlar prazos de permanência. 

Na prática, é aqui que podem nascer as filas: mesmo processos “rápidos” por passageiro podem criar atrasos quando chegam voos cheios ao mesmo tempo, algo que interessa diretamente a Portugal, pela concentração de chegadas em dias de troca de turistas.

O que não muda (e o que convém confirmar antes do voo)

Apesar do ruído à volta de EES e ETIAS, há coisas que continuam a contar: as regras de entrada (como limites de permanência) e a necessidade de passaporte válido mantêm-se como base, e os novos sistemas vêm sobretudo reforçar controlo e automatização. 

Segundo o Express, o melhor conselho para 2026 é operacional: conte com mais tempo no controlo fronteiriço, leve documentação organizada e esteja atento a comunicações oficiais das autoridades europeias à medida que as datas se aproximam.

E, quando o ETIAS abrir, a prioridade será evitar intermediários “manhosos”: a autorização é um processo digital europeu, com taxa definida e canais oficiais, e é aí que o viajante deve tratar de tudo, nem mais, nem menos.

Leia também: Nova linha de metro está a ser construída em Portugal e estação “mais icónica” ganha forma: saiba quando acabam as obras

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Algarve Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Cultura Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião

Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

07:30 7 Agosto, 2026 12:13 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Garcia defende que o maior legado das Capitais Europeias da Cultura está nas redes que fazem circular experiência entre cidades e equipas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Algarve, Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve, Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Cultura, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião

Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

07:30 7 Agosto, 2026 12:13 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Garcia defende que o maior legado das Capitais Europeias da Cultura está nas redes que fazem circular experiência entre cidades e equipas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional
    Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional
  • Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
    Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
  • Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
    Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
  • Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira
    Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

Opinião

  • Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
    Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
    A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento