Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel

Startup de Loulé eleita uma das melhores do desporto

A startup portuguesa Tiesports vai integrar o programa de aceleração da Qatar Sportstech, que tem início em Fevereiro. No encontro, organizado pela Startupbootcamp, em Doha, no Qatar, a Tiesports foi uma das 20 empresas finalistas, numa lista que contou inicialmente com 450 candidatas, em representação de 60 países. Na fase final foi uma das […]

14:08 7 Fevereiro, 2019 11:13 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Cerimónia final onde foi feita a distinção das dez startups finalistas (Foto: D.R.)

A startup portuguesa Tiesports vai integrar o programa de aceleração da Qatar Sportstech, que tem início em Fevereiro.

No encontro, organizado pela Startupbootcamp, em Doha, no Qatar, a Tiesports foi uma das 20 empresas finalistas, numa lista que contou inicialmente com 450 candidatas, em representação de 60 países. Na fase final foi uma das dez empresas seleccionadas, após três dias intensos de competição.

Para Diogo Mascarenhas, que representou a Tiesports, no Qatar, este é “um momento de regozijo, toda a nossa equipa está de parabéns! É o resultado da enorme dedicação e do acreditar constante de toda a Tiesports e de todas as pessoas que têm acreditado no nosso projecto”.

Segundo explicou ao POSTAL, esta ideia surgiu “em meados de 2013-2014, e a Tiesports nasceu exactamente por causa do desejo de fazer algo na área do desporto. Quando o pensámos, pensámos efectivamente na área dos desportos de raquetes, porque é uma área onde o aspecto social está muito presente. E então decidimos criar uma rede que ajudasse o jogador, o praticante de desporto, a encontrar mais jogadores. O Tietenis, que foi o objecto embrionário deste projecto, é no fundo uma rede social para jogadores de ténis”.

A empresa Tiesports assenta exactamente na criação de software direccionado para a vertente desportiva.

Diogo Mascarenhas referiu ao POSTAL quais são as directrizes da empresa: “sendo a nossa área, a área de fazer software,
percebemos rapidamente que teríamos de fazer software para os outros participantes do desporto, ou naturalmente a indústria em si, ou seja, os clubes, os promotores de eventos, entre outros, que são exactamente as entidades que vivem e depois criam este universo em torno dos jogadores. E, portanto, achámos que seria fundamental criar ferramentas de apoio, ferramentas de gestão para os clubes, para as federações, para os promotores de eventos, que no fundo nos ajudasse a promover melhor os seus serviços e aí começámos a estender a nossa oferta também para essas áreas”.

A competição

Quanto à parte competitiva, o CEO da empresa referiu que “por volta do ano 2016 surgiu o desejo de chegar à área competitiva e isto traduz-se na criação de software que apoie a promoção dos rankings e das provas em si”.

A Tiesports decidiu igualmente começar a trabalhar com a Federação Portuguesa de Ténis e em 2017 começou a fazer os rankings de forma automática para todas as categorias.

O concurso: Qatar Sportstech

O Qatar Sportstech é um dos principais programas de aceleração para empresas inovadoras na indústria desportiva. O programa tem como objectivo impulsionar o ecossistema da Sportstech na região do médio oriente.

Neste concurso foram distinguidas dez empresas para frequentar um programa intensivo de três meses que fornece orientação individual e possibilidade de crescimento e evolução às empresas. E a empresa portuguesa Tiesports foi uma das dez contempladas…

Segundo Diogo Mascarenhas, “integrarmos este grupo restrito é também uma enorme responsabilidade, uma fase nova que se abre para o futuro. É o reconhecimento internacional e um voto de confiança importante para percebermos que estamos no caminho certo”.

O CEO da Tiesports entende que “o caminho passa, cada vez mais, por criar soluções para o desporto, levando mais tecnologia aos clubes e aos jogadores”. E foi exactamente neste sentido que a Tiesports criou um conjunto de ferramentas que possibilitaram fazer uma melhor gestão e promoção dos eventos desportivos.

A TieSports apresentou, em concurso, soluções inovadoras na área do desporto de raquetes, tais como, o TieClub, que integra a parte de gestão e organização dos clubes; a Tieplayer, que é uma aplicação que permite que o jogador tenha acesso a informações úteis em tempo real, como é o caso da sua agenda, os seus eventos, tendo ainda a possibilidade de contactar outros jogadores e estabelecer ligações com eles.

Esta app permite ainda que o jogador e toda a comunidade envolvente possam aceder ao universo do clube, bem como, receber notícias que lhes estão associadas. Já a TieCoach é uma aplicação que permite a interacção entre os técnicos, profissionais com o próprio sistema e também com outros jogadores. Existe ainda um conjunto de outros serviços, como o acompanhamento de resultados, a procura de clubes da região ou até mesmo de eventos que estejam a acontecer em locais próximos dos jogadores.

O POSTAL perguntou ao responsável da Tiesports que aspectos diferenciaram esta empresa de outras a concurso e Diogo Mascarenhas salientou que “a nossa solução já está num ponto de maturidade avançado, já contamos com quatro anos de desenvolvimento e uma grande abrangência. Isso faz obviamente diferença quando se está a avaliar startups, além disso, temos a particularidade do desporto de raquetes. Esta é uma solução que acaba por ser quase única no mundo, porque embora existam várias soluções de software na área do desporto de raquetes, esta acaba por ser aquela que mais serviços oferece”.

Durante este concurso estiveram presentes alguns dos mentores mais influentes da região no âmbito da inovação e do desporto, como são os casos da Aspire Zone Foundation, Ministério do Comércio e Indústria, Federação de Ténis do Qatar, Associação de Futebol do Qatar, Comité Olímpico, IBM, Qatar Foundation, Academia Aspire ou o Qatar Incubation Business Center.

Sendo a Tiesports uma empresa algarvia, Diogo Mascarenhas refere que “para a região do Algarve é sempre bom ter empresas em todas as áreas de actividade e o desporto não é excepção. O Algarve é uma região que tem bastante actividade no desporto. Para nós significa que estamos no caminho certo. Estes são sinais claros da indústria e do mercado que dizem que devemos continuar o nosso desenvolvimento”.

Quanto à participação da startup no concurso, Diogo Mascarenhas refere que “este concurso entra já numa fase mais avançada. Nós procurámos focar-nos na parte da comunidade, na questão do jogador, procurámos criar software na área da indústria, para apoiar a própria indústria e a promoção do desporto em si”. Refere ainda que “estamos a ir ao encontro daquilo que acreditamos ser o futuro destas ferramentas, que é exactamente melhorar a experiência do jogador, e cada vez mais se fala nisso, não só na área do desporto, mas em todas as áreas”.

A Tiesports tem objectivos bem definidos, que passam evidentemente por uma extensão ao nível dos mercados estrangeiros, sendo que a ideia dos programas de incubação é exactamente atingir outros mercados. Diogo Mascarenhas refere isso mesmo: “o nosso objectivo é chegar a outros mercados e fazê-lo com sucesso”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 12:42 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Nacional

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 15:36 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

Praia da Comenda, Setúbal.
Economia Nacional Vida & Lazer

Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial

14:30 7 Junho, 2026 14:11 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresa avançou para tribunal para reclamar a posse de cinco praias em Setúbal: Ministério Público e Agência Portuguesa do Ambiente contestam

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve, Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 12:42 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Nacional

Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

15:40 7 Junho, 2026 15:36 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Homem “encontrava-se a banhos, pediu auxílio e desapareceu” nas águas do rio Guadiana, segundo o Comando Local da Polícia Marítima de VRSA

Praia da Comenda, Setúbal.
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial

14:30 7 Junho, 2026 14:11 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresa avançou para tribunal para reclamar a posse de cinco praias em Setúbal: Ministério Público e Agência Portuguesa do Ambiente contestam

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Últimas Notícias

  • Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
    Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
  • Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer
    Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer
  • Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa
    Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa
  • Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa
    Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa
  • Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial
    Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial
  • Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal