Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Barris de sake no templo de Meiji Crédito: José Garrido
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Sayōnara Tōkyō | Por José Garrido

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de março

10:20 6 Março, 2026 21:16 2 Março, 2026
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nada nos pode preparar para o primeiro embate com a cidade de Tóquio: para o último tampouco… É qualquer coisa difícil de definir, uma aceleração brutal, mas ao mesmo tempo harmónica, e sempre cheia de civismo. Não é essa aceleração, balbúrdica, a que aludi, o que define esse sentimento. O Oriente pode ser frenético, confuso, insano, sobrelotado, mas em Tóquio é a forma como a coisa está organizada, a correcção e a sensibilidade, que nos marcam.

A internet está cheia de textos, imagens, webcams, referências, a Tóquio, seria despiciendo trazer-vos aqui uma perspectiva de blogueiro. Deixem apenas que partilhe o que me sensibilizou mais.

JOSÉ GARRIDO
Consultor em Marketing Turístico e Escritor

Há um parque, um de muitos, no centro da cidade, a que se pode chegar de barco. Não um barco de turismo, se bem que é sempre ténue a diferença nestas megametrópoles. Falo de um barco mais aparentado com um pequeno “cacilheiro”, um transporte público que, com várias paragens no rio, permite partir de uma qualquer estação de metro movimentada – passem a redundância – e desembarcar num pequeno cais arrimado a uma muralha de pedra onde se erguem várias espécies de pinheiros, com aquela cara de bonsai que apenas os jardineiros japoneses sabem criar: são os jardins de Hamarikyu. Aqui está também o famoso pinus de 300 anos, com um tronco imenso, quase horizontal, apoiado num conjunto de postes colocados em lugares escolhidos judiciosamente.

Por ali, numa pequena ilha, há também uma velha casa de chá onde é possível voltar ao Japão antigo, por exemplo, lendo pela primeira vez ou recordando, as impressões de viagem de Venceslau de Moraes no seu O Culto do Chá ou o Dai Nippon.

Registando desejos numa placa ema. Crédito: José Garrido

Os templos citadinos são lugares especiais tipicamente ostentando as suas alamedas de torii, esses portais tradicionais japoneses, que marcam a entrada dos santuários xintoístas e simbolizam a transição do mundo material para o sagrado. Invariavelmente pintados de vermelho, foram dispostos, há séculos, em jardins objecto de um gracioso paisagismo criado com sensibilidade sobre singelas colinas urbanas. Há muitos, enormes e fascinantes. O meu preferido é o de Nezu-jinja meio escondido no bairro de Bunkyo, sem essas hordas de visitantes, passeantes e tudo o mais, que nos fazem, hoje, desesperar, em muitos lugares sedutores, por esse mundo fora. Diga-se em abono da verdade que tive o privilégio de o visitar sob uma chuvada diluviana. Naturalmente, gente de bom senso, não andava por ali, e eu pude deliciar-me com a beleza intimista de um casamento, num dos pequenos pavilhões de laca vermelha no complexo do templo.

A chama de Philippe Starck sobre o edifício Asahi. Crédito: José Garrido

Nas páginas de Murakami, em Norwegian Wood, quando o seu vôo se faz à pista de Frankfurt, chegam aos ouvidos do executivo trintão Toru Watanabe, os acordes do tema homónimo dos Beatles que têm o condão de o transportar de volta à sua juventude na Tóquio dos anos sessenta. Uma excelente fonte para mergulhar em páginas bem atmosféricas onde decerto encontraremos ecos do Japão eterno que emerge harmonicamente da herança secular.

É essa percepção do mundo que voltamos a encontrar imbuída na história terna, já legendária, de Hachiko, o cão de raça akita, que diariamente esperava o seu dono, Ueno, na estação ferroviária de Shibuya e que continuou a fazê-lo, à mesma hora, durante dez anos, depois da morte do dono, tornando-se um símbolo nacional de lealdade e fidelidade.

Exigências das redes sociais. Crédito: José Garrido

Mas podemos de igual modo recorrer às páginas ternas, sensíveis, de Doce Tóquio de Durian Sukegawa, quando nos fala de humanidade por entre as receitas de doçaria de uma senhora idosa que se entrega à preparação das pequenas panquecas tradicionais, chamadas dorayaki, de alma e coração…

Tal como a contagem de palavras desta crónica, o dia em Tóquio estará prestes a chegar ao fim, e a recomendação para o crepúsculo é precisamente subir ao quadragésimo quinto andar do edifício do governo metropolitano da cidade – a dimensão a que a burocracia pode chegar quando não é refreada nunca cessa de me surpreender – e deleitar-se com as incríveis panorâmicas sobre os 360 graus do horizonte desta cidade deslumbrante.

Sayōnara Tōkyō

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Considero-me o contador de histórias de Istambul. O meu tema é a minha cidade* | Por José Garrido

Torii. Crédito: José Garrido
Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€
    Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€
  • Reformados já sabem quanto poderão receber a mais em 2027: Governo aponta para subida de 3,3% nas pensões
    Reformados já sabem quanto poderão receber a mais em 2027: Governo aponta para subida de 3,3% nas pensões
  • Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos
    Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos
  • E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários
    E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários
  • O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem
    O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

Opinião

  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal