Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel

Ruy de Carvalho em digressão com passagem por Lagos e Albufeira

“Ruy, a história devida”, um espetáculo em que o ator prestes a celebrar 96 anos de idade conta “histórias inéditas da sua longa e inspiradora” carreira de quase 81 anos

16:00 19 Fevereiro, 2023 17:54 16 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Perto de 30 datas até setembro constam da digressão nacional de duas peças protagonizadas pelo ator português Ruy de Carvalho, disseram à agência Lusa fontes da produtora e a filha e agente do ator. 

“Ruy, a história devida”, espetáculo em que o ator prestes a celebrar 96 anos de idade conta “histórias inéditas da sua longa e inspiradora” carreira de quase 81 anos, e “A ratoeira”, de Agatha Christie, são os espetáculos com que o decano dos atores portugueses vai percorrer Portugal num total de quase 30 até setembro. 

Barcelos, onde representará “Ruy, a história devida” é a próxima data da digressão do ator, que se estreou como amador em 1942 e como profissional em 1947. 

Estreada em 18 de janeiro, no auditório do Taguspark, em Porto Salvo, Oeiras, a peça incita o público a fazer perguntas ao ator tornando-o “mais do que um espetáculo, mas uma conversa intimista entre amigos”, segundo a produtora. 

Com encenação de Paulo Sousa Costa, “Ruy, a história devida”, em que Ruy de Carvalho se apresenta em palco com Luís Pacheco, tem texto de Paulo Coelho, cenografia e figurino de Anne Carestiato e Fernanda Dias, desenho de luz de Félix Feliciano e José Teles na assistência de cenografia. 

Depois, Ruy de Carvalho voltará ao auditório do Tagus Park, nos dias 25 e 26, para duas récitas do espetáculo, segundo a produtora, havendo sessões nos dias 08, 09, 10, 11, 12, 28 e 29 de março, 05, 18 e 19 de abril, e 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de maio, de acordo com a bilheteira ‘online’. 

Em 01 de março, dia em que completa 96 anos, Ruy de Carvalho estará no Coliseu do Porto com “A ratoeira”, num espetáculo já esgotado. 

Com “A ratoeira”, peça que começou como teatro radiofónico e se estreou, em 1952, em Londres, e que Ruy de Carvalho protagonizou nos anos 1960, o ator estará em S. João da Madeira (26 de março), no Teatro Politeama, em Lisboa (dias 03, 09, 10, 16, 17, 24, 25 de abril e 01 de maio), e dia 15 de abril, em Beja. 

A peça que Ruy de Carvalho volta a interpretar perto de 50 anos depois, desta vez numa encenação de Paulo Sousa Costa, estreou-se no Politemama, em fevereiro de 2022. 

Com cenografia e figurinos de Fred Klaus, “A ratoeira” tem interpretações de Ruy de Carvalho (Major Metcalf), Daniel Cerca Santos (Sargento Trotter), Elsa Galvão (Sra. Boyle), Filipe Crawford (Sr. Paravicini), Henrique de Carvalho (Christopher Wren), Luís Pacheco (Giles Ralston, personagem interpretada por Ruy de Carvalho na encenação dos anos 1960), Sara Cecília (Miss Casewell) e Sofia de Portugal (Mollie Ralston). 

A peça “Ruy, a história devida” em Lagos em março 

Já a peça “Ruy, a história devida” terá apresentações em Ponte de Lima (04 de março), Mealhada (18 de março), Lagos (25 de março), Leiria (13 de abril), Figueira da Foz (10 de junho), Alcanena (16 de agosto), Albufeira (19 de agosto) e, em Anadia, em setembro, acrescentaram à Lusa a produtora e a filha e agente do ator, Paula Carvalho. 

Póvoa de Varzim e Póvoa de Lanhoso, nos dias 26 e 27 de maio, são outras localidades onde a peça “deverá ser representada”, indicou Paula Carvalho. 

Nascido em 01 de março de 1927, em Lisboa, Ruy de Carvalho estreou-se, em 1942, como amador, no Grupo da Mocidade Portuguesa, na peça “O jogo para o Natal de Cristo”, numa encenação de Francisco Ribeiro (Ribeirinho). 

A estreia profissional viria a acontecer cinco anos depois, na comédia “Rapazes de hoje”, de Roger Ferdinand, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, concessionária daquele teatro no Rossio entre 1929 e 1964. 

O ator esteve no relançamento do teatro quando este reabriu portas, em 1978, tendo integrado a companhia residente até à extinção desta, em 2000. 

Com um vasto currículo de prémios, condecorações e homenagens, a próxima a realizar em 23 de abril, em Setúbal, pela autarquia de Setúbal e delegação local do Lions Club, Ruy de Carvalho tem uma carreira variada no teatro, cinema e televisão e é o ator no ativo com mais longa carreira artística. 

“Ruy, a história devida” e “A ratoeira” são produzidas pela Yellow Star Company. 

Ruy de Carvalho integra elenco de filme espanhol 

O ator Ruy de Carvalho encontra-se em Espanha, até ao dia 23 de fevereiro, para participar no filme “Lo que queda de ti”, longa-metragem de estreia da espanhola Gala Gracia, revelou o ator à agência Lusa. 

“Vou ser dispensado aqui da companhia durante uns dias e vou fazer um filme nos Pirenéus”, disse o ator à Lusa, sublinhando que interpretará “um avô doente que está numa casa de saúde”. 

A participação de Ruy de Carvalho em “Lo que queda de ti” vai obrigar a uma curta pausa na digressão das peças “Ruy, a História Devida” e “A Ratoeira”, produzidas pela Yellow Star Company. 

“Lo que queda de ti”, com realização e argumento de Gala Gracia, é o nome da coprodução de Espanha, Portugal e Itália, que está a ser rodada na província aragonesa de Huesca, nos Pirenéus, com música do pianista português Filipe Raposo, revelou à Lusa João Fonseca da Fado Filmes. 

Sara, uma pianista de 25 anos, que devia estar a tocar jazz em Nova Iorque, onde vive há quatro anos, para preparar o primeiro concerto a solo, é a protagonista do filme. A jovem é, porém, forçada a voltar à cidade natal, Huesca, onde o pai, Julio, de 55 anos, morreu subitamente, sem que tenham chegado a despedir-se. 

No regresso a Huesca, Sara confrontar-se-á ainda com as sequelas deixadas ao nível da fala no avô paterno após um acidente vascular cerebral (AVC) de que fora vítima. 

A coproduzir “Lo que queda de ti” estão a Fado Filmes (Portugal) e a Potenza Producciones (Espanha), com uma pequena participação da Sajam Filmes (Itália), concluiu João Fonseca. 

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Europa Nacional

“Escândalo policial”: estrangeiros ‘condenam’ acusações de tortura que levaram à detenção de agentes da PSP nesta esquadra portuguesa

13:00 7 Maio, 2026 02:17 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A notícia internacional sobre o caso da esquadra do Rato, em Lisboa, está a colocar sob atenção pública uma investigação que envolve suspeitas graves contra agentes da PSP. O processo diz respeito a alegados abusos cometidos contra pessoas em situação vulnerável e tem sido...

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Voo cancelado. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização

12:07 7 Maio, 2026 12:07 7 Maio, 2026 | João Luís

O seu voo foi cancelado e disseram-lhe que não havia nada a fazer? Há uma regra europeia que pode mudar tudo a seu favor

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve Cultura

Lagoa recebe estreia absoluta do espetáculo “As Três Irmãs”

07:30 7 Maio, 2026 07:17 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo "As Três Irmãs", inspirado em Tchekhov, estreia em Lagoa e dá início a digressão nacional até março de 2027

Algarve Ensino

Greve nas cantinas escolares de Portimão adiada com promessa de contratações

12:45 6 Maio, 2026 06:36 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores exigem melhores salários e mais pessoal nas escolas de Portimão após ameaça de greve nas cantinas escolares

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Opinião

O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

11:50 7 Maio, 2026 11:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Num tempo de excesso de ruído, com certezas rápidas e opiniões extremadas, o bom senso deixou de ser apenas uma virtude discreta para se tornar uma necessidade urgente"

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Médico fato biohazard. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta mundial? DGS esclarece nivel de risco do hantavírus em Portugal e quais os cuidados a ter

16:30 6 Maio, 2026 16:08 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o risco de hantavírus para Portugal é muito baixo, mas deixa recomendações

Algarve Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

“Escândalo policial”: estrangeiros ‘condenam’ acusações de tortura que levaram à detenção de agentes da PSP nesta esquadra portuguesa

13:00 7 Maio, 2026 02:17 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A notícia internacional sobre o caso da esquadra do Rato, em Lisboa, está a colocar sob atenção pública uma investigação que envolve suspeitas graves contra agentes da PSP. O processo diz respeito a alegados abusos cometidos contra pessoas em situação vulnerável e tem sido...

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Voo cancelado. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização

12:07 7 Maio, 2026 12:07 7 Maio, 2026 | João Luís

O seu voo foi cancelado e disseram-lhe que não havia nada a fazer? Há uma regra europeia que pode mudar tudo a seu favor

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve, Cultura

Lagoa recebe estreia absoluta do espetáculo “As Três Irmãs”

07:30 7 Maio, 2026 07:17 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo "As Três Irmãs", inspirado em Tchekhov, estreia em Lagoa e dá início a digressão nacional até março de 2027

Algarve, Ensino

Greve nas cantinas escolares de Portimão adiada com promessa de contratações

12:45 6 Maio, 2026 06:36 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores exigem melhores salários e mais pessoal nas escolas de Portimão após ameaça de greve nas cantinas escolares

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Opinião

O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

11:50 7 Maio, 2026 11:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Num tempo de excesso de ruído, com certezas rápidas e opiniões extremadas, o bom senso deixou de ser apenas uma virtude discreta para se tornar uma necessidade urgente"

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Médico fato biohazard. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta mundial? DGS esclarece nivel de risco do hantavírus em Portugal e quais os cuidados a ter

16:30 6 Maio, 2026 16:08 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o risco de hantavírus para Portugal é muito baixo, mas deixa recomendações

Algarve, Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Últimas Notícias

  • “Escândalo policial”: estrangeiros ‘condenam’ acusações de tortura que levaram à detenção de agentes da PSP nesta esquadra portuguesa
    “Escândalo policial”: estrangeiros ‘condenam’ acusações de tortura que levaram à detenção de agentes da PSP nesta esquadra portuguesa
  • Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força
    Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força
  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões
    Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões
  • Já entregou o IRS? Este detalhe pode indicar se vai receber mais cedo ou não
    Já entregou o IRS? Este detalhe pode indicar se vai receber mais cedo ou não
  • INEM esclarece: é para este número que deve ligar se precisar de chamar uma ambulância
    INEM esclarece: é para este número que deve ligar se precisar de chamar uma ambulância

Opinião

  • O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
  • A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
    A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
  • Mais anos de vida, mais anos de trabalho: a tendência de Portugal e da maioria da Europa Ocidental
    Mais anos de vida, mais anos de trabalho: a tendência de Portugal e da maioria da Europa Ocidental
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
    Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
  • Língua portuguesa aproxima Espanha e Portugal na Fundação Três Culturas
    Língua portuguesa aproxima Espanha e Portugal na Fundação Três Culturas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal